Capela do Espírito Santo de Idanha-a-Velha

IPA.00009318
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, União das freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal, composta por nave e capela-mor mais estreita, com coberturas interiores diferenciadas de madeira em masseira e escassamente iluminada por uma fresta rasgada no corpo da capela-mor, na fachada lateral direita. Fachadas com cunhasi perpianhos e rematadas em beirada simples, a lateral direita rasgada por porta travessa. Fachada principal truncada por cruz latina, rasgada por portal dintelado. Interior com púlpito no lado do Evangelho, seiscentista, com decoração de apainelados e com vários símbolos, onde se descobre a flor-de-lis e símbolos ígneos. Arco triunfal de perfil apontado, assente em impostas salientes e de arestas biseladas. Na capela-mor, retábulo de talha pintada de marmoreados fingidos, tardo-barroco, de planta convexa e apenas um eixo.
Número IPA Antigo: PT020505040079
 
Registo visualizado 376 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, de massas simples e volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, com cunhais perpianhos e rematadas em beirada simples. Fachada principal virada a O. em empena truncada por cruz latina, assente em plinto galbado e ornado por volutas, rasgada por portal de verga recta, com impostas salientes e, no lintel, uma concha, flanqueada por elementos volutados, surgindo, superiormente, uma primitiva pedra de fecho, ostentando, sobre uma coroa, a pomba do Espírito Santo. Fachada lateral esquerda, virada a N., cega, surgindo, na oposta, porta travessa de verga recta dintelada, no corpo da nave, e uma fresta emoldurada a cantaria, no corpo da capela-mor. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por faixa pintada de azul, com pavimento em lajes de granito irregulares e coberturas de madeira em masseira, pintadas de azul celeste. No lado do Evangelho, púlpito circular, assente em ampla coluna e nas escadas de acesso, pintadas de branco e azul, com guarda plena, rematada em cornija, compondo dois níveis de apainelados com vestígios de policromia vermelha, contendo vária simbologia, entre a qual motivos ígneos, em haspa, flores-de-lis. Junto à porta travessa, pia de água benta, assente em coluna e com bacia hemisférica. Arco triunfal de perfil apontado assente em impostas salientes e com arestas biseladas, apresentando orifícios, revelando ter possuído uma grade ou porta. Capela-mor com retábulo de talha pintada de marmoreados fingidos, azuis e rosa, de planta convexa e um eixo definido por quatro pilastras toscanas, assentes em plintos paralelepipédicos, com as faces almofadadas; ao centro, nicho de perfil curvo, contendo peanha com imaginária, rematado por pequeno friso e cornija contracurva; altar paralelepipédico, em frente ao qual se situa o actual altar-mor, em cantaria de granito aparente, composto por tampo e dois pilares.

Acessos

Largo do Espírito Santo

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Conjunto Arquitectónico e Arqueológico de Idanha-a-Velha (v. PT020505040022)

Enquadramento

Peri-urbano, isolado e destacado, implantado numa zona plana, junto à principal entrada da povoação de Idanha-a-Velha, não muito afastado das muralhas exteriores. Encontra-se rodeado de campos de cultivo, onde se destaca a existência de oliveiras. No lado direito da capela, um alpendre de estacionamento, executado recentemente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 / 17 (conjectural) / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Alexandre Alves Costa (2000).

Cronologia

Séc. 15 - provável construção do imóvel; séc. 16 - ampliação do imóvel e feitura do púlpitol; séc. 18, final - intervenção na fachada principal e execução do retábulo-mor.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada; cunhais, fachada principal, modinaturas, arco triunfal, pavimento, púlpito e pia de água benta em cantaria de granito; portas, tectos e retábulo de madeira; telhado com telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

IPPAR: 2000 - obras de recuperação, segundo o projecto do arquitecto Alexandre Alves Costa.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login