Castro de Melgaço / Castro da Cividade de Paderne

IPA.00009378
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, Paderne
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro com ocupação romana. Povoado fortificado / castro com uma linha de muralha de planta elíptica. Povoado posicionado a cota baixa, com vista à exploração agrícola dos terrenos de aluvião que o enquadram. A defesa do povoado está reforçada por um fosso escavado no afloramento.
Número IPA Antigo: PT011603110001
 
Registo visualizado 1709 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado fortificado, de pequenas dimensões, rodeado na sua parte superior por uma muralha de planta elíptica, chegando a atingir c. de 3 m de altura e tendo uma espessura máxima de c. de 2 m. A muralha é construída com blocos assentes em seco, constituída por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda A estrutura defensiva parece ser igualmente reforçada a SE., zona de mais fácil acesso, por um fosso escavado no afloramento. À superfície detectam-se escassos fragmentos de cerâmica comum da Idade do Ferro e romana.

Acessos

Lugar da Cividade, estradão desde a Ponte da Cividade, a partir do Km 102 da EN Melgaço - Monção. VWGS84 (graus decimais) lat.: 42,092290; long.: -8,280449 (à freguesia)

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Enquadramento

Rural, isolado, outeiro coberto de pinhal e giestas junto ao Ribeiro da Folia, sobranceiro ao vale do Rio Minho, estando a base do povoado, a SE., rodeada por habitações.

Descrição Complementar

O espólio desta estação é constituído por fragmentos de cerâmica comum, da Idade do Ferro e romana, e um fragmento de uma estátua antropomórfica.

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 01 a.C - construção do povoado; séc. 01 - reformulação do povoado.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Granito

Bibliografia

VASCONCELLOS, José L. de, Estela sepulcral arcaica do Alto Minho, O Archeologo Português, 12, Lisboa, 1907, p. 275 - 281; CARDOZO, Mário, Monumentos Nacionais, Revista de Guimarães, 51 ( 1 - 12 ), Guimarães, 1941, p. 130; SILVA, Armando Coelho F. da, A cultura castreja no Noroeste de Portugal, Paços de Ferreira, 1986, p. 71; MARQUES, José A. T. Maia, Materiais para a arqueologia do concelho de Melgaço, Revista de Ciências Históricas, 1, Porto, 1986, p. 342; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70300 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O povoado está situado num ponto topograficamente proeminente, dominando uma vasta área do vale do Rio Minho que o envolve.

Autor e Data

Paulo Amaral 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login