Santuário de Nossa Senhora do Carmo

IPA.00000939
Portugal, Beja, Serpa, União das freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria)
 
Arquitectura religiosa, neoclássica. A linguagem depurada da planimetria, da composição dos alçados, com destaque para a capela-mor e o sistema de fenestrações, e das pinturas decorativas individualizam este edifício como um interessante testemunho da arquitectura neoclássica no Baixo Alentejo, apresentando pontos de contacto estilístico com a Igreja de Vila Verde de Ficalho.
Número IPA Antigo: PT040213050012
 
Registo visualizado 1998 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de peregrinação  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta pela nave e capela-mor com ábside semicircular, com acesso à sacristia e sala capitular da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Massa simples de acentuada verticalidade. Cobertura com telhado de duas águas. Fachada principal orientada a N., de pano único, definido por dupla pilastra e delimitado superiormente por empena semicircular, com urnas nos acrotérios e cruz em pedra no acrotério central; antecedido por escadaria de cinco degraus, portal em cantaria com remate semicircular enquadrando as armas de Nossa Senhora do Carmo, sobrepujado por janelão com moldura e verga saliente em argamassa. Alçado E. de um só pano, delimitado por dupla pilastra e rematado superiormente por cornija e beirado, tendo no ângulo SE. um pequeno campanário e janela da casa capitular. Alçado O. de um só pano, cego, delimitado por dupla pilastra e rematado superiormente por cornija e beirado. Interior de uma só nave com cobertura em abóbada de berço. Na parede do topo, rasga-se o portal de acesso ao exterior, sobrepujado pelo janelão, encaixado entre a cimalha e abóbada, que apresenta composição pictórica dividida em três painéis e encimada por friso, vendo-se no painel central um medalhão oval com figura alegórica da Fé. Arco triunfal em duplo arco de volta perfeita assente em pilastras; capela-mor, mais estreita do que a nave, com cobertura em meia-cúpula; altar-mor com grande nicho rematado por arco polilobado, enquadrado por pilastras que se prolongam pela abóbada, ladeado por duas portas de acesso à sacristia e à casa capitular; de ambos os lados, divididos em três panos por pilastras que se prolongam na abóbada formando arcos diafragma, rasgam-se sucessivamente três nichos porticados, contendo no frontão semicircular representações pictóricas de anjos, a fresco, com filacteras com citações das Sagradas Escrituras.

Acessos

Rua da Cadeia Velha, Rua do Escorregadio , Rua da Barbacã

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Núcleo intramuros de Serpa (v. PT040213050023)

Enquadramento

Urbano, destacado, adossado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de peregrinação

Utilização Actual

Religiosa: igreja de peregrinação

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, finais - construção; séc. 19, inícios - campanha decorativa; 2006, 14 setembro - Despacho de encerramento do processo de classificação pela Vice-Presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, portal e elementos secundários de cantaria.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA, DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A igreja presta apoio a um pequeno cenóbio da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login