Ermida de São Pedro das Cabeças

IPA.00000946
Portugal, Beja, Castro Verde, União das freguesias de Castro Verde e Casével
 
Arquitectura religiosa, maneirista, popular. Santuário rural, de peregrinação, com marcado carácter vernacular, documentando a persistência da tipologia quinhentista de pequenas igrejas de uma só nave.
Número IPA Antigo: PT040206020012
 
Registo visualizado 237 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta pela nave e capela-mor de planta quadrangular; volumes articulados, cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave e cúpula revestida a telha na capela-mor. Fachada principal orientada a O., de pano único, com portal ladeado por duas pequenas janelas, empena triangular com pequeno campanário central e duas urnas nas extremidades. Alçado S. cego, com dois panos separados por contrafortes. Alçado E. cego, com dois panos separados por um contraforte que tem sobreposto um marco geodésico. Alçado N. com dois panos separados por contrafortes e fresta de iluminação no corpo da capela-mor. Interior de uma só nave, com cobertura em abóbada de berço. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras; capela-mor, mais estreita que a nave, coberta por cúpula; altar-mor de madeira com nicho em alvenaria, do lado do Evangelho rasga-se fresta de iluminação.

Acessos

EM Castro Verde - Giraldo, a 5km após ultrapassada a localidade de Geraldos

Protecção

Inexistente

Grau

3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.

Enquadramento

Rural, destacado, isolado,no alto de um monte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de peregrinação

Utilização Actual

Marco histórico-cultural: cisitas (para visitas contactar o Posto de Turismo)

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, segunda metade - construção do imóvel; 2008, 15 de Dezembro - Proposta de encerramento do processo de classificação pela DRCAlentejo; 2008, 22 de Dezembro - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo Director do IGESPAR.

Características Particulares

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas.

Bibliografia

COSTA, João José Alves da, O Termo de Castro Verde. Um Contributo para a sua História, Castro Verde, 1996.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Segundo a tradição histórica, não corroborada por documentos, foi junto em São Pedro das Cabeças que se desferiu, em 1139, a batalha de Ourique, pelo que atribuído um carácter comemorativo ao monumento. Nas suas imediações ergueu-se, no reinado de D. Maria I, um Padrão comemorativo da Batalha de Ourique (PT040206020021), deslocado para Castro Verde em 1960.

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login