Capela de Nossa Senhora do Socorro

IPA.00009647
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Mazarefes e Vila Fria
 
Arquitectura religiosa, maneirista e neoclássica. Capela de planta longitudinal simples, com sacristia adossada ao alçado lateral esquerdo. Fachadas com remate em cornija, sendo as laterais rasgadas por fenestrações a iluminar a zona do altar-mor. Fachada principal em empena truncada por sineira, com vãos em eixo, composto por portal de volta perfeita, encimado por óculo. Cobertura de madeira em masseira e retábulo de madeira pintada e dourado neoclássico.
Número IPA Antigo: PT011609360113
 
Registo visualizado 373 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples, com cobertura em telhado de 2 águas. Fachadas em cantaria de granito, terminadas em cornija e com pináculos sobre os cunhais. Frontispício voltado a O., terminado em empena suavemente truncada, rematada por cruz. Portal axial em arco pleno, fechado por portão gradeado com motivos em volutas, sobrepujado, sucessivamente, pelas inscrições: "GPIZ A MANDOV / FAZ(E)R A NOS(S)A S(E)NÕRA" e "MIG(UEL) FERR(EIRA) / A REFORMOV 1876", por uma cruz sobre pedestal, inscrita no centro de uma pedra moldurada e tendo sobre o pedestal a data de "1607" e por um pequeno óculo circular. O pano da fachada principal prolonga-se para N., definindo um antigo corpo de que apenas resta a fachada, com uma porta de verga recta, sem moldura e tendo sobre a cornija uma sineira terminada em empena e ventana de arco pleno. Fachadas laterais rasgadas por pequena janela de verga recta e a N. também por porta de verga recta. Fachada posterior terminada em empena coroada por cruz. No INTERIOR espaço único com paredes rebocadas e pintadas de branco. Coro-alto assente sobre mísulas, com balaustrada em madeira e acesso por escada de lanços perpendiculares. Retábulo em madeira pintada de branco e dourado, com nicho central enquadrado por 2 pares de colunas com capitéis compósitos, encimadas por urnas e sobrepujadas por frontão. Pavimento em lajeado de granito e cobertura interior, em madeira, de 3 panos, pintado de azul.

Acessos

EN 13 até ao Monte da Ola e por EM em direcção a Alvarães, até ao lugar da Cavagem. Gauss: M=147.3; P=521.8; Fl. 40

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, planície, isolada. Situa-se junto à estrada, sobre uma plataforma sobrelevada delimitada por um muro de suporte em cantaria de granito que serve de adro e a que se acede por uma pequena escadaria de 4 degraus. No adro existe um fuste de coluna tombado, com a inscrição "1606".

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1607 - data da construção da capela que originalmente se erguia no actual sítio do Socorro, cerca de 500 m a O. da actual localização; 1876 - data em que Miguel Ferreira procedeu à trasladação da capela para a sua actual localização.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes e pavimentos em cantaria de granito; retábulo e tecto em madeira; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 2000

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login