Ponte da Praia Formosa

IPA.00009738
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Funchal, São Martinho
 
Arquitectura civil de equipamento, oitocentista. Ponte de arco de finais do séc. 19, construída em alvenaria rebocada, com tabuleiro plano sobre arcos desiguais, sublinhados por frisos pintados de branco.
Número IPA Antigo: PT062203070128
 
Registo visualizado 326 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro plano, de massa simples e volume horizontal, em alvenaria rebocada, mas com o reboco já muito degradado, sobre 3 arcos, sendo o central ligeiramente mais alto, mais largo e abatido, e os laterais em volta perfeita, assentes em pé direito com impostas boleadas e chave ressalvada em cantaria aparente; contorno dos arcos realçados por friso pintado a branco, que se repete horizontalmente na marcação da base do tabuleiro. Tabuleiro com o pavimento alcatroado protegido por muretes rematados por frisos ressalvados em alvenaria com reboco e vestígios de pintura. As rampas de acesso são sensivelmente mais largas e na parte superior são reforçadas por betão.

Acessos

Est. Monumental junto ao acesso à Praia Formosa

Protecção

Enquadramento

Peri-urbano, integrada na Estrada Monumental sobre a ribeira da Engenhoca ou de S. Martinho e no acesso à Praia Formosa, com rampas de acesso cobertas de vegetação e envolvente de aspecto algo degradado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Capitão de engenheiros Tibério Augusto Blanc.

Cronologia

1848, 6 Mar. - início da construção da Estrada Monumental, na vigência do Governador José Silvestre Ribeiro, ligando o Funchal a Câmara de Lobos; séc. 19, finais - final dos trabalhos da Estrada Monumental e provável construção da ponte.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Cantaria regional aparente e alvenaria de cantaria regional rebocada.

Bibliografia

AZEVEDO, António Pedro, Descipção da Ilha da Madeira, 1860; MENESES, Sérvulo Drumond de, Uma época administrativa..., Funchal, 1860; SILVA, padre Fernando Augusto da, Elucidário Madeirense, Vol. I, Funchal, 1945; PEREIRA, padre Eduardo Nunes, Ilhas de Zarco, Funchal, 1967; SANTOS, Rui, "Um capitão de engenheiros ( Tibério Augusto Blanc, Santarém, 1810 ?; m. 1875 )", Jornal da Madeira, 25 de Dezembro de 1991 e 5 de Janeiro de 1992.

Documentação Gráfica

Planta da Praia Formosa, de António Pedro de Azevedo, 1860, GAAEM, Direcção do Serviço de Engenharia, Lisboa

Documentação Fotográfica

DRAC, Funchal

Documentação Administrativa

CMF

Intervenção Realizada

Observações

A ponte foi erguida numa área onde foram levantadas, nos finais do séc. 16, importantes obras de fortificação, pelo mestre das obras reais Mateus Fernandes. As fortificações em meados do séc. 19 eram compostas por 5 pequenos fortes.

Autor e Data

Rui Carita 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login