Torre do Relógio em Santiago do Cacém

IPA.00009775
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Arquitectura civil, maneirista. Torre sineira de carácter civil, marcada por uma grande austeridade construtiva, que reflecte na utilização dos rusticados no guarnecimento de cunhais e vãos o conhecimento da linguagem arquitectónica do Maneirismo de raiz italiana. Singulariza-se pela utilização dos rusticados no guarnecimento de cunhais e vãos, denotando uma erudição pouco comum na arquitectura regional, e um gosto arqueológico que remete para uma cultura humanista que procurava fazer vincar as raízes históricas de Santiago do Cacém.
Número IPA Antigo: PT041509060015
 
Registo visualizado 451 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Torre do relógio    

Descrição

Planta quadrangular, coberta por coruchéu. Volumes simples. Alçado S. de um pano definido por cunhais rusticados de cantaria, dividido em dois registos por moldura de argamassa. Registo inferior com soco de cantaria rusticada e portal em arco de volta perfeita com moldura de cantaria rusticada e chave saliente, acima do qual se rasga uma fresta com moldura de cantaria. Ao nível do segundo registo rasga-se olhal em arco de volta perfeita, onde estão colocados dois sinos de bronze sobrepostos; remate superior em cornija. Alçado O. com o volume do Hospital do Espírito Santo adossado ao pano inferior e pano superior idêntico ao do alçado S. Alçado N. de esquema idêntico ao alçado S., com excepção da porta. Alçado E. de esquema idêntico ao alçado N. INTERIOR: caixa dos pesos do relógio ao centro, resguardada por paredes de alvenaria que são contornadas por lanços sucessivos de escadarias de cantaria. Patamar superior revestido de tijoleiro, rasgado lateralmente por um olhal em cada parede, coberto por estrutura de madeira que forma o piso de um compartimento em que se situa o mecanismo do relógio.

Acessos

Beco da Misericórdia / Pr. Conde do Bracial

Protecção

Incluído na Especial de Protecção do Pelourinho (v. PT041509060004)

Enquadramento

Urbano, adossado ao Hospital do Espírito Santo ( v. 1509060008 ) e afrontando a cabeceira da Igreja da Misericórdia ( v. 1509060019 ), próximo da praça principal da povoação, onde se encontram o Pelourinho ( v. 1509060004 ), os Antigos Paços do Concelho ( v. 1509060016 ), o Antigo Edifício da Admnistração do Concelho ( v. 1509060055 ), o Palácio Avilez ( v. 1509060036 ); a N. a Sociedade Harmonia ( v. 1509060048 ).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: torre do relógio

Utilização Actual

Comunicações: torre do relógio

Propriedade

Privada: sociedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, finais - construção; séc. 20, inícios - mecanismo do relógio.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cunhais e elementos secundários de cantaria, sinos de bronze.

Bibliografia

SOBRAL, Carlos e MATIAS, José, Património Edificado de Santiago do Cacém - Breve Inventário, Santiago do Cacém, Câmara Municipal, 2001.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login