Cidades em arquivo | Bragança (1940-1970)

 

Esta exposição pretende ser a primeira de um conjunto de exposições virtuais que divulgarão os registos fotográficos de núcleos urbanos, efectuados no âmbito do restauro de monumentos pela Direcção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais, durante o período de 1940 a 1970.

O vasto acervo fotográfico existente no arquivo SIPA sobre a cidade de Bragança foi o ponto de partida para realização da exposição agora apresentada. Foi a primeira cidade escolhida, pela qualidade e continuidade do levantamento fotográfico legado pelos técnicos da Direcção de Serviços dos Monumentos do Norte, que directamente participaram nas obras de restauro do castelo e das muralhas, bem como nos melhoramentos e desafogo do espaço intramuros. A necessidade de intervir em edifícios classificados resultou numa metodologia, inovadora na época, de levantamento do objecto e da sua envolvente, dando origem a um acervo fotográfico do antes, durante e depois dos restauros. Esta apresentação tem ainda o contributo do registo fotográfico executado pelos técnicos do SIPA, entre 2009 e 2011, que complementa o levantamento do séc. XX, dando uma perspectiva actual do núcleos urbano.

(No caso de ocorrer uma mensagem de erro aquando da visualização desta Exposição, tal significa que a velocidade de conexão à internet do seu serviço de telecomunicações não é a adequada para este conteúdo SIPA. Para ultrapassar pontualmente este problema deverá clicar na tecla F5)

 
 

Exposição

 

Bragança (re)visitada

Bragança (re)construída

Exposição

 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login