Edifício na Avenida da República, n.º 99 a 99D

IPA.00030359
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial do séc. 20, de 6 pisos acima da cota de soleira, construído em meados do séc. 20 podendo ser remetido para o modernismo tardio
Número IPA Antigo: PT031106231661
 
Registo visualizado 1341 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta em T invertido, composto por dois corpos rectangulares ligeiramente escalonados, tendo o volume principal 7 pisos acima da cota de soleira (sendo o último recuado e com vãos abertos apenas para a fachada posterior) o volume posterior tem 6 pisos acima da cota de soleira. EXTERIOR: A fachada principal é simétrica, rebocada e pintada de verde, com molduras das janelas, beiral e revestimento do piso térreo em cantaria de calcário. Porta principal de duas folhas e bandeira em ferro e vidro (a qual é ornamentada por palmas douradas), recuada em relação à moldura de arco de volta perfeita dobrado, com uma arquivolta convexa e outra côncava com estrias. As lojas apresentam uma montra tripartida, dividida por duas colunas de cantaria ovaladas, com o vão central rectangular na horizontal encimado por uma escultura de cantaria em relevo representando uma figura feminina e os laterais na vertical, encimados por um óculo com moldura em capialço. Nos extremos da fachada surgem duas portas de uma folha de menor dimensão, que dão acesso ao logradouro. Entre o primeiro piso e os superiores existe uma cornija em cantaria saliente dentilhada. Os pisos superiores apresentam 7 janelas quadradas por piso, à excepção do 2º andar que onde se desenvolvem vão rectangulares verticais com verga formando canopo, encimada por 2 volutas a ladear uma mísula que sustenta o parapeito da janela do piso superior. O ultimo piso é separado dos restantes por uma cornija rebocada e pintada de verde sustentada por uma cachorrada, sendo ligeiramente recuado. A fachada e o volume posterior são rebocados e pintados de verde. O volume principal apresenta uma cobertura inclinada de uma água revestida a telha cerâmica e uma cobertura plana com clarabóia para iluminação natural da caixa de escadas, o volume posterior apresenta uma cobertura plana acessível. INTERIOR: Vestíbulo de planta rectangular, dividido em dois patins separados por 4 degraus; paredes revestidas a mármore negro e rosa, com floreiras dispostas lateralmente sobrepujadas por um elemento decorativo estriado adossado (provável candeeiro); tecto articulado com as paredes através de uma sanca, apresentando ao centro uma grelha quadriculada.

Acessos

Avenida da República, nº 99 a 99D

Protecção

Incluído na Zona de Proteção dos Edifícios na Avenida da República n.º 95 - 95A e 97 - 97C (v. IPA.00006482 e IPA.00003020)

Enquadramento

Urbano, implantado numa malha ortogonal (iniciada nos finais do século XIX), junto à via pública, na face Oeste da Avenida, nas imediações de outros edifícios inventariados: nº 95 (v.PT031106230202), nº 97 (v.PT031106230101)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial, comercial e serviços

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Cotinelli Telmo (1946); CONSTRUTOR: António Pereira de Campos (conjectural)

Cronologia

1946, 14 Outubro - Ante-projecto da autoria do arquitecto Cotinelli Telmo entregue à Câmara Municipal de Lisboa para licenciamento pelo possível proprietário Joaquim Augusto Marques; 1947, 28 Julho: Pedido de construção de prédio requerida por António Pereira de Campos, provavelmente o construtor; 1949 - Licença para colocação de tapume requerida por Joaquim Augusto Marques; 1951, 11 Agosto - Entrega de Telas finais por Joaquim Augusto Marques; Autorização para instalação de posto requerida pela Administração Geral dos Correios Telégrafos e Telefones; 1952 - Pedido de licença de utilização por Joaquim Augusto Marques; 1960 - Pedido de licença para instalação de oficina de reparação de bicicletas por João Francisco do Casal; 1966-1967 - Obras de beneficiação geral;

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Associação dos Arquitectos Portugueses, Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, S.N. 1987 (p. 149); CONSIGLIERI Carlos; VARGAS, José Manuel e ABEL, Marília; Pelas freguesias de Lisboa (Campolide... Avenidas Novas) 5 (São Domingos de Benfica, São Sebastião da Pedreira, Nossa Senhora de Fátima, Campolide); Lisboa, edição Câmara Municipal de Lisboa 2000 (p. 154).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

CML: Arquivo Intermédio, Obra nº 1157; http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/ (28 Outubro 2010)

Intervenção Realizada

1966-1967 - Obras de beneficiação geral

Observações

Autor e Data

Curso inventariação KIT01 (2ª ed.) 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login