Castro de Aldeia Nova

IPA.00000545
Portugal, Bragança, Miranda do Douro, Miranda do Douro
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Ferro. Castro com duas linhas de muralha, com defesa reforçada por torreão pétreo e fosso exterior, com vestígios de ocupação em época romana. Neste local foi erigida um monumento honorífico, dedicado ao cavaleiro, indígena, da Ala Sabininia Aemilio Balaeso, sendo, provavelmente, uma lápide datável de finais do séc. 1 d.C.. Este povoado forneceu um importante conjunto de estelas funerárias romanas, com cabeceira semicircular, decoradas com suásticas ou com "portadas", cuja inscrição evidencia a adopção, por parte dos indígenas, de nomes e cognomes latinos.
Número IPA Antigo: PT010406080001
 
Registo visualizado 816 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Ferro  Povoado fortificado  

Descrição

Povoado fortificado defendido por duas linhas de muralhas construídas com silhares graníticos, partidos, assentes em seco, em aparelho irregular; possuem uma espessura máxima de c. de 2,5 m, e defendem o povoado de N. a SO., flanco em que o povoado está ligado à encosta, não apresentando estruturas defensivas no sector SE., sendo estas constituídas pelas arribas, de forte pendor, sobre o Rio Douro. A muralha interna está reforçada, a NE. por um torreão de planta circular, apresentando, nesta zona, uma rampa de entrada. O sistema defensivo é complementado por uma linha defensiva, a SO., assim como poderá ter existido um fosso exterior, actualmente entulhado pelo caminho de acesso à capela. Esta, dedicada a São João, tem planta longitudinal, de corpo único rectangular e massa simples com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e caiadas. Fachada principal, virada a S., terminada em empena truncada por cruz latina sobre pedestal prismático, com portal de arco de volta perfeita. Fachada E. rasgada por pequeno janelo rectangular. Fachadas N. e O. cegas.

Acessos

São João das Arribas, estradão em terra batida desde Aldeia Nova

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Enquadramento

Rural, isolado, remate de esporão virado a SE., a meia encosta, coberto de vegetação rasteira e árvores de pequeno porte, sobranceiro ao Rio Douro. No interior do povoado implanta-se, em pequena plataforma artificial, a Capela de São João das Arribas, tendo, defronte da frontaria, bancos corridos, pétreos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Idade do Ferro

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável.

Cronologia

Idade do Ferro - primeira ocupação do povoado; séc. 01 - povoado fortificado com ocupação melhor documentada; Época Moderna - época provável de construção da capela.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Muralhas e construções em granito; vestígios da cobertura das construções em "tegula" e "imbrex"; epígrafes em granito, calcário e mármore; estrutura da capela em alvenaria de granito, com paramentos rebocados e caiados, cobertura em madeira telhada, porta de madeira.

Bibliografia

ALVES, Francisco Manuel, Memórias Arqueológicas-Históricas do Distrito de Bragança, vol. IX, Porto, 1934, p. 31 - 33, 61 e 571; LE ROUX, Patrick, L'armée romaine et l'organisation des provinces ibériques d'Auguste a l'invasion de 409, Paris, 1982, p. 224; MOURINHO, António Maria, Epigrafia Latina Aparecida Entre Sabor e Douro desdo o Falecimento do Abade de Baçal, Brigantia, 7, Bragança, 1988, p. 104 - 105 e 120; LEMOS, Francisco Sande, Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, dissert. de doutoramento, polic., vol. IIa, Universidade do Minho, Braga, 1993, p. 202 - 206; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70172 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O espólio deste povoado está depositado no Museu da Terra de Miranda e no Museu Nacional de Arqueologia. É constituído por fragmentos de cerâmica comum, da Idade do Ferro e romana, "tegula", "imbrex"; artefactos metálicos em ferro e bronze, de onde se destaca duas pontes de seta, sendo uma de tipo Palmela, assim como duas fíbulas, uma de tipo Meseta e outra anular. Deste povoado são provenientes doze estelas funerárias romanas, a maioria fragmentadas ou anepígrafas, em granito, cálcario e mármore, com cabeceira semicircular, decoradas com suásticas ou com "portadas", cuja inscrição evidencia a adopção, por parte dos indígenas, de nomes e cognomes latinos, bem como uma lápide honorífica com a inscrição: "AEMILIO BAL/AESO SIGNIFERO A(L)AE SA/BININA(E) COGN/ATIO DE CEN(TURIA)".

Autor e Data

Ernesto Jana 1993 / Miguel Rodrigues e Paulo Amaral 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login