Capela da Penha / Capela de Nossa Senhora da Penha de França

IPA.00008401
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Santana, Faial
 
Arquitectura religiosa, popular e maneirista. Capela de planta longitudinal escavada na rocha, com fachada principal terminada em empena de carena, rasgada por portal de arco de volta perfeita e com sineira ao nível da fachada. Interior com a rocha formando cobertura em abóbada de berço irregular e pequeno altar de cantaria maneirista.
Número IPA Antigo: PT062210020001
 
Registo visualizado 4087 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal orientada sensivelmente E./O., de nave única escavada num grande penedo, com volume simples dominado pela empena da fachada e pelo campanário. Cobertura de duas águas em alvenaria pintada de branco. Fachada principal virada a E., ligeiramente enviesada ao eixo da nave, terminada em empena, em alvenaria rebocada e pintada de branco rematada em carena, encimada por cruz latina sobre acrotério, em cantaria vermelha do Cabo Girão. Possui embasamento aparente na cantaria vermelha da rocha onde se insere e portal em arco de volta perfeita, em cantaria vermelha do Cabo Girão, assente em degrau escavado na própria rocha, com a data de 1685 inscrita na chave; portadas de madeira almofadadas pintadas a vermelho escuro. A N. na sequência da empena, ergue-se sineira, na mesma alvenaria, com arco de volta perfeita com sino de bronze dourado e rematado por empena ligeiramente arqueada. Fachadas N., O., e S. cegas e constituídas em grande parte pela rocha em que se insere a nave. INTERIOR escavado na rocha, a qual cria uma cobertura em abóbada irregular de berço. No lado da Epístola, pequena pia de água-benta e nas paredes laterais, dois pequenos nichos escavados na rocha, formando pequenos armários. Ao fundo, retábulo-mor, assente em banco e sotobanco, constituído por nicho em arco de volta perfeita, aberto num bloco rectangular de cantaria do Cabo Girão, com incisão decorativa triangular a marcar os seguintes, onde se guarda a imagem do orago, enquadrado por pilastras decoradas por rebaixo central, com bases e capitéis ligeiramente apontados e decorados e lintel de verga recta com decoração idêntica às pilastras.

Acessos

Faial, Sítio da Fazenda

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 194/96, JORAM, 1.ª série, n.º 18 de 21 fevereiro 1996

Enquadramento

Rural, isolado e parcialmente escavada em grande rocha, envolvida por adro cimentado e murado, articulando-se por degraus com a residência a O.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - Referência à fundação lendária por Irvão Teixeira de uma capela nesta área, num antigo refúgio de escravos canários, os chamados "homens bravos"; 1685 - instituição da capela de Nossa Senhora da Penha de França por António Teixeira Dória, 5º neto do 1º donatário de Machico; data no portal; 1904 - João Teodoro Figueira, então proprietário da capela, vendeu-a aos pais dos actuais donos e procedeu a algumas reparações: aumentou a abertura que existe no cimo da pedra, permitindo a entrada das águas; 1984, 3º domingo de Outubro - reinstalação da antiga romaria da Penha de França.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria mole regional aparente e alvenaria de cantaria regional rebocada; porta em madeira pintada; sino de bronze.

Bibliografia

AZEVEDO, Álvaro Rodrigues de, Saudades da Terra,..., Funchal, 1873, p. 560; CARITA, Rui, A Freguesia do Faial, Faial, 2000; MACEDO, M. Luís, Faial. Património único exige conservação, Diário de Notícias, Funchal, 17 Janeiro 1996; IDEM, Fail. Última festa antes das obras, Diário de Notícias, 19 Outubro 1996; IBIDEM, Faial, Capela da Fazenda foir recuperada, Diário de Notícias, 2 Março 1997; IBIDEM, Faial, Visitas de estudo na Capela da Penha, Diário de Notícias, 30 Março 1997; NORONHA, Henrique Henriques de, Memórias Seculares e Eclesiásticas...1722, Funchal, 1997, p. 205; P. V., Reminiscências do Norte, Correio da Madeira, 22 Setembro 1922; SAINZ-TRUEVA, José de, A Capela de Nossa Senhora da Penha de França no Faial, Diário de Notícias, Funchal, 5 Novembro, 1985; SILVA, Padre Fernando Augusto da, Elucidário Madeirense, vol. 2, Funchal, 1945, p. 463.

Documentação Gráfica

DRAC, Funchal: levantamento do escultor Tomás Figueira da Silva (1957); levantamento e projecto do arquitecto Higino Rodrigues (Nov. 1997); IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

DRAC, Funchal; IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

ARM: CMF e Juízo dos Resíduos e Capelas; Arquivo Eclesiástico do Paço Episcopal

Intervenção Realizada

DRAC: 1996 - obras de conservação geral com reposição da cobertura, porta, cruz da empena e sino; drenagem em redor da capela; limpeza da cantaria.

Observações

Existe projecto na DRAC, de Novembro de 1997, para a construção de uma ampliação do adro para S., com a construção, enterrada, de uma pequena sacristia e instalações sanitárias para ambos os sexos.

Autor e Data

Rui Carita 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login