Capela de Santo Ovídeo

IPA.00033764
Portugal, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vreia de Jales
 
Arquitetura religiosa, maneirista. Capela de planta retangular simples, interiormente com iluminação axial e bilateral. Fachadas com cunhais apilastrados, coroados de pináculos, e terminadas em friso e cornija. A principal termina em empena e é rasgada por portal de verga reta encimado por frontão triangular entre janelas jacentes e as laterais por janelas de capialço na zona do retábulo; a posterior é cega e termina em empena. Interior desnudo e de espaço único.
Número IPA Antigo: PT011713160098
 
Registo visualizado 339 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular de massa simples e cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas em alvenaria de pedra aparente, com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos piramidais com remate oval sobre acrotérios, e terminadas em friso e cornija. Fachada principal virada a O., com embasamento, terminada em empena, coroada por cruz latina sobre acrotério volutado e rasgada por portal de verga reta, largo, encimado por frontão triangular interrompido por silhar com cruz, entre dois pináculos piramidais com bola, relevados; lateralmente abrem-se duas janelas jacentes de capialço. Fachadas laterais rasgadas por janela de capialço na zona do retábulo e a posterior cega e terminada em empena, coroada por cruz latina. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento cerâmico e cobertura curva de estuque. Na parede do lado da Epístola existe pia de água benta exteriormente gomeada e terminada em botão. Na parede testeira, sobre supedâneo de vários degraus, existe altar de pedra aparente, ladeado por bancadas corridas de pedra, mais baixas, capeadas a cantaria, sustentando imaginária; a do lado do Evangelho integra silhar com orifício circular. No lado da Epístola, junto à janela, existe nicho de alfaias em arco.

Acessos

Rua Principal

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, adaptado ao declive do terreno sobre soco, inserido no adro da Igreja Paroquial (v. PT011713160058), dispondo-se a N. da mesma. No adro, em terra, vedado por muro e com portão frontal, existe Via Sacra e Calvário e dispõem-se várias sepulturas antropomórficas; ergue-se ainda um coreto. No exterior do adro, ergue-se, no outro lado do caminho, fonte de mergulho e tanque lavadouro (v. PT011713160077).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Vila Real)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - época provável da construção da capela; 1758, 5 março - referência à existência dentro do adro da igreja da capela de Santo Ovídeo, santo que dá saúde às faltas de sentido do ouvir, pelo vigário Francisco Gonçalves de Carvalho nas Memórias Paroquiais da freguesia.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito aparente ou rebocada e pintada; cimento nas juntas; porta e caixilharia de madeira; pavimetno cerâmico; cobertura interior de estuque e exterior de telha.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, MATOS, Henrique, As Freguesias do Distrito de Vila Real nas Memórias Paroquiais de 1758. Memórias, História e Património, Braga, 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 21 - obras de conservação e restauro.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login