Império do Espírito Santo de Santa Cruz das Ribeiras

IPA.00033919
Portugal, Ilha do Pico (Açores), Lajes do Pico, Ribeiras
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, desenvolvido sobre soco e com despensa adossada. Apresenta a fachada principal de cunhais apilastrados e rematada em frontão de lanços e sem retorno, sobreposto por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia cinzenta, de sabor popular.
Número IPA Antigo: PT072004040019
 
Registo visualizado 426 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, desenvolvidas sobre soco, com cunhais, cornijas, frisos, molduras dos vãos e elementos decorativos pintados de cinzento. Fachada principal com cunhais a imitar cantaria, com as juntas pintadas de branco, e terminada em frontão de lanços interrompido e sem retorno, sobreposto por coroa do Espírito Santo e, no alinhamento dos cunhais, por vasos sobre plintos paralelepipédicos, ornados por ponta de diamante. Sob a cornija inferior do frontão existe friso denticulado e, ao centro do mesmo, forma ampla cartela inscrita, delimitada por cornijas e envolvida por elementos vegetalistas sobre a qual assentam lateralmente duas pombas de vulto. É rasgada por três vãos em arco apontado sobre pilastras, o central mais largo, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras e a porta com cancela de madeira. Sobre o portal existe filactera inscrita. Fachada lateral esquerda terminada em cornija e platibanda plena.

Acessos

Ilha do Pico; Lugar de Santa Cruz das Ribeiras; Largo do Império

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por construções, a adossada à fachada lateral esquerda de cércea mais baixa e correspondendo ao edifício para arrumos, terminando em cornija e platibanda plena. O império tem acesso por escada frontal de planta semicircular formada de cinco degraus.

Descrição Complementar

Sobre o portal a filatera tem inscrita a data de "1934" e no frontão a cartela tem a inscrição: "DIVINO / ESPÍRITO SANTO".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Confraria / Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1934 - data inscrita no tímpano assinalando a construção do império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de blocos de cimento rebocada e pintada; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

(http://inventario.iacultura.pt/pico/lajes_fichas/62_276_64.html), [consultado em 24-09-2012].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login