Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Torrão

IPA.00007404
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, Torrão
 
Arquitectura civil assistencial de estilo chão. Edifício de planta longitudinal, irregular composta pelo hospital e anexo. Volumes baixos, caiados de branco com frisos ornamentais e paredes bastante largas. Interiores com arcos e coberturas abobadadas. Construção de grande sobriedade e simplicidade do traçado arquitectónico, com despojamento ornamental e vãos rectangulares.
Número IPA Antigo: PT041501040045
 
Registo visualizado 326 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Hospital de confraria / irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, regular composta por 3 corpos, dois do antigo hospital e o terceiro, à direita antigo anexo daquele, colocando-se o do meio em leve. Volumes articulados por justaposição em continuidade e disposição com horizontalidade. Coberturas diferenciadas em dois telhados de uma água no antigo hospital e de 2 águas no antigo anexo daquele. Fachadas principais voltadas a NE., com embasamento levemente proeminente, destacado por caiação em azul forte. ANTIGO HOSPITAL com fachada de dois panos, e dois pisos divididos por friso e marcados pela abertura de 2 vãos rectangulares em cada um deles, em sobreposição dois a dois. No pano da esquerda, no piso térreo, rasgam-se uma porta e uma janela simples e, no piso superior, duas janelas molduradas com cantaria, sendo uma de sacada com resguardo em ferraria de barras simples; no pano da direita, as 2 janelas do piso térreo são simples e as do superior são molduradas com cantaria; remate em cornijas de coroamento bem marcadas e em beirais de telhas de canudo. INTERIOR de espaço diferenciado com vestíbulo, salas de serviços administrativos, e de apoio ao serviço assistencial; destaca-se a abertura de um arco abatido que dá passagem para cozinha, e de dois arco em asa de cesto, um cego e outro que dá acesso a pátio interior e aos anexos aí construídos; as cobertura são em abóbadas de luneta e de canhão, com arcos de asa de cesto, rebocadas e caiadas; acesso ao piso superior por dois lances opostos de escadas onde se abrem diversas divisões com arcos de asa de cesto. Coberturas em abóbada de berço, de arco de asa de cesto e tectos planos, rebocados e caiados; os pavimentos são em soalho e tijoleira. ANTIGO ANEXO DO HOSPITAL: de piso único rasgado por vãos rectangulares correspondentes a duas portas e uma janela. Remate em cornija de coroamento e beiral. INTERIOR de espaço diferenciado com tectos planos. a iluminação é obtida através das aberturas descritas.

Acessos

Rua de Nossa Senhora da Albergaria

Protecção

Enquadramento

Urbano, em planície, flanqueado por construções que o inserem num conjunto harmonioso de casas tipicamente alentejanas, cuja fachada tem uma relação directa com a rua, sem que haja separação dela, frente à igreja de Nossa Senhora da Albergaria ou da Misericórdia (v. 1501040017).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: hospital de confraria / irmandade

Utilização Actual

Política e administrativa: sede de organização religiosa / Assistencial / Cultural e recreativa: associação cultural e recreativa

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - Edificação conjectural do núcleo primitivo do antigo hospital da Misericórdia do Torrão; séc. 18 - provável reconstrução dos prejuízos causados pelo terramoto de 1755; séc. 20 - edificação de alguns anexos, remodelações com modificação dos espaços internos.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

alvenaria de pedra e tijolo, cantaria, ferro, madeira, tijoleira, azulejos, telhas.

Bibliografia

COSTA, Padre António Carvalho, Corografia Portuguesa, Vol. 2, Braga, 1868 (2ª edição); MARQUES, Gustavo, Património Artístico e Cultural do Concelho de Alcácer do Sal, 2ª fase (policopiado), Alcácer do Sal, 1983.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID; Santa Casa da Misericórdia do Torrão: arquivo administrativo.

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID; Santa Casa da Misericórdia do Torrão: arquivo fotográfico

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia do Torrão: secção dos serviços administrativos

Intervenção Realizada

Santa Casa da Misericórdia do Torrão: séc. 20 - obras de remodelação interna, conservação e limpeza; remodelação de canalizações, esgotos e electricidade; conservação de cobertura e tectos.

Observações

Autor e Data

Albertina Belo 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login