Ponte de Pedrinha sobre o Rio Beça

IPA.00005710
Portugal, Vila Real, Boticas, Beça
 
Ponte de provável construção medieval, de arco com tabuleiro horizontal precedido por duas rampas. Ponte com tabuleiro assente sobre quatro arcos deseiguais, apresentando elementos de tipologia muito diversa, o que mostra ter sido objecto de múltiplas intervenções ao longo do tempo.
Número IPA Antigo: PT011702030010
 
Registo visualizado 2206 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro horizontal com duas rampas, sendo a rampa da margem esquerda muito mais comprida do que a da direita. Assenta sobre quatro arcos desiguais, três de volta perfeita e um, o da extremidade direita, ligeiramente apontado. As aduelas são estreitas, compridas e de extradorso irregular, nos dois arcos do lado direito, e mais largas nos dois arcos do lado esquerdo. Tem dois pilares reforçados com talhamares, um deles de contorno pentagonal e o outro triangular, não possuindo talhantes. O encontro do lado direito está também reforçado por um engrossamento. O tabuleiro tem pavimento alcatroado e guardas plenas, em cantaria de granito, dispostas horizontalmente.

Acessos

Beça, EN. 311 (Boticas - Venda Nova), Km 94

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1.ª série, n.º 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural, isolado, num vale largo e aberto, com as margensn da ponte ocupadas por prados. A montante existe um açude e, junto, um pontão em pedra e um pequeno moinho. Imediatamente a jusante, a JAE construiu um nova ponte por onde a EN atravessa actualmente o rio Beça.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - provável construção da ponte; 1758, 12 março - referida nas Memórias Paroquiais da freguesia pelo Pe. Caetano Rodrigues Vergueiro, Abade de São Bartolomeu de Beça; a ponte ficava a 1/4 de légua a 18 do lugar de Beça, sendo em cantaria lavrada, com quatro arcos de bastante altura e por onde passava a estrada de Chaves para Braga.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos A. F., Os Caminhos e a Assitência no Norte de Portugal, A Pobreza e a Assitência aos Pobres na Península Ibérica durante a Idade Média, Lisboa, 1973, vol. I, 39 - 57; ALMEIDA, Carlos A. F., Vias Medievais. Entre-Douro-e-Minho, Porto, 1968, p. 194 - 195; CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, Boticas nas Memórias Paroquiais de 1758, Boticas, 2001; MARTINS, João Baptista, Concelho de Boticas. A sua História, Boticas, 1992; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. III, Distrito de Vila Real, p. 9; Pontes Romanas de Portugal, [dir. Paulo Mendes Pinto], Lisboa, 1998; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73698 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMN

Intervenção Realizada

O trânsito da EN que atravessava o rio nesta ponte foi desviado através da construção pela JAE de uma nova ponte a jusante.

Observações

*1 - Segundo a lenda, quando os mouros andavam a construir a ponte, trabalhavam apenas durante a noite, porque tinham medo que, de dia, fossem mortos. Tendo-a construído apenas com pedras miúdas, quando estava quase concluída, tiveram de fugir, faltando apenas uma pedrinha, que ali nunca a conseguiram colocar, justificando-se assim o nome da ponte. * 2 - Servia a estrada velha que ligava Braga a Bragança e que dava acesso a Montalegre e Chaves.

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Dordio 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login