Agenda

Pesquisa Avançada

Lista de Eventos

Congresso internacional: "Preserving transcultural heritage: your way or my way?"

quarta-feira, 5 de Julho de 2017 - sábado, 8 de Julho de 2017
 

Lisboa

O congresso internacional, organizado pelo ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pelo ICOMOS Portugal, terá lugar em Lisboa, e trará uma abordagem multidisciplinar e internacional acerca da salvaguarda do património transcultural (arquitectura, urbanismo, paisagem, artes decorativas integradas no património edificado). Deste modo, a organização dará prioridade a sessões co-organizadas por investigadores de diferentes universidades e países, especialmente aquelas pertencentes a culturas que criaram patrimónios transculturais específicos.

Clique aqui, ou consulte o site para mais informações.

Congresso internacional: "Preserving transcultural heritage: your way or my way?"

Exposição: "Continuidade"

sexta-feira, 3 de Março de 2017 - terça-feira, 28 de Março de 2017
 

Tomar, Convento de Cristo, Corredor do Cruzeiro, 18.00h.

Trata-se de uma abordagem à extensa obra do arquiteto Eduardo Souto Moura, com curadoria dos arquitetos António Sérgio Koch e André de França Campos.

A redução da obra de Eduardo Souto de Moura a uma única temática acaba por não dar resposta a um conjunto de problemáticas no campo da arquitetura, que afloram as preocupações de uma complexa realidade processual, que faz parte da sua produção arquitetónica.

O contexto, tanto regional, como local ou cultural, acaba por desempenhar um papel importante no processo mental que conduz às suas obras, muitas vezes num cruzamento de influências que permitem repensar, operativamente, o processo criativo ao longo da sua obra.

O suporte expositivo pretende estabelecer uma ordem clara de leitura da obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura, onde cada núcleo é um território disciplinar, ao mesmo tempo que dá lugar ao informe, permitindo uma promenade onde o somatório sequencial das partes resulta numa obra total.

Exposição: "Continuidade"

Apresentação do livro: "Uma Anatomia do Livro de Arquitectura"

sábado, 11 de Fevereiro de 2017 - sábado, 11 de Fevereiro de 2017
 

Batalha, Auditório do Mosteiro da Batalha, 16.00h.

Examinar os cruzamentos entre as culturas do livro e da arquitetura expõe eixos ao longo dos quais o conhecimento circula entre páginas e edifícios e, de novo, regressa aos livros. Seja na celebração de construções específicas ou na produção de livros singulares, as páginas e a impressão são manipuladas para transmitir ideias arquitetónicas.

Ao dissecar uma quantidade substancial de livros através de cinco ferramentas conceptuais – textura, superfície, ritmo, estrutura e escala – André Tavares, autor do livro, analisa as qualidades materiais dos livros para avaliar a forma como se entrelaçam com o conhecimento da arquitectura. A história detalhada de Befreites Wohnen,de Sigfried Giedion, e as duas encarnações do Crystal Palace em Hyde Park e Sydenham, oferecem um pano de fundo que nos confronta não apenas com o desenvolvimento do livro industrializado, mas também com a sua configuração enquanto poderoso instrumento de comunicação e conhecimento.

Uma co-edição com o Canadian Centre for Architecture e o apoio da Graham Foundation e do Lab2PT.

Versão inglesa disponível pela editora Lars Müller Publishers.

Pode ver aqui um excerto do livro

Apresentação do livro: "Uma Anatomia do Livro de Arquitectura"

Exposição: "Conventos de Lisboa. Permanências e Metamorfoses [II]"

terça-feira, 24 de Janeiro de 2017 - quarta-feira, 26 de Abril de 2017
 

Lisboa, junto à capela do Hospital de São José, 16.00h.

Organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central e pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, esta exposição de fotografia insere-se no projeto de investigação LxConventos - Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.

Após a inauguração da exposição realizar-se-á um colóquio sobre o Colégio de Santo Antão-o-Novo/Hospital de São José, como poderá consultar neste programa.

Exposição: "Conventos de Lisboa. Permanências e Metamorfoses [II]"

Ação de sensibilização: Como podemos preservar e salvaguardar o património cultural da Igreja?

sábado, 14 de Janeiro de 2017 - sábado, 14 de Janeiro de 2017
 

Guarda, Museu de Arte Sacra, 10.00h - 12.00h e 14.30h-17.00h

Esta ação de sensibilizaçã será orientada pela técnica de Conservação e Restauro, Vera Duarte (voluntária do Departamento do Património Cultural da Diocese da Guarda), e tem como destinatários párocos, comissões fabriqueiras, zeladores, casas religiosas e demais entidades ligadas à Igreja Católica. Os principais objetivos desta ação são:

Sensibilizar para os problemas de conservação do património cultural da Igreja;

Promover o conhecimento de conceitos relacionados com a preservação do património;

Contribuir para o reconhecimento da necessidade de envolvimento da comunidade para a manutenção e para a salvaguarda do património da Igreja;

Dar a conhecer os fatores de degradação e de risco a que o património está sujeito;

Contribuir para o conhecimento de métodos e medidas de prevenção para aumentar o "tempo de vida" dos objectos cultuais.

Ação de sensibilização: Como podemos preservar e salvaguardar o património cultural da Igreja?

Exposição: "O Arquivo Leisner e os arquivos históricos da arqueologia portuguesa"

terça-feira, 3 de Janeiro de 2017 - sábado, 7 de Janeiro de 2017
 

Setúbal, Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal

Partindo do caso do Arquivo Leisner, a exposição pretende estimular as leituras interdisciplinares e as relações entre as diferentes organizações com património arquivístico relacionado com a Arqueologia.

Este arquivo integra o espólio documental reunido pelos arqueólogos alemães Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), apresentando um notável valor para a história da arqueologia europeia das décadas de 1940 a 1960 do século XX. Os estudos do Megalitismo Peninsular, tema central da investigação do casal Leisner, constituem ainda hoje referência incontornável.

Às 16h30 decorrerá a palestra" Histórias do Arquivo Leisner (1908-1972) na Arqueologia Europeia. A vida, a obra e alguns apontamentos da região de Setúbal", com Ana Catarina Sousa (UNIARQ, Faculdade de Letras de Lisboa), Filipa Bragança, Fernanda Torquato (Direcção Geral do Património Cultural).

Entrada livre.

Exposição: "O Arquivo Leisner e os arquivos históricos da arqueologia portuguesa"

Exposição: "Da fotografia ao azulejo"

quarta-feira, 14 de Dezembro de 2016 - domingo, 1 de Outubro de 2017
 

Lisboa, Museu de Arte Popular

Esta exposição convida à descoberta de Portugal e dos modos de representação da sua história e especificidades culturais, de caráter local ou regional, tomando como ponto de partida o azulejo e a imagem fotográfica que nele se reproduz ou, em muitos casos, se reinventa.

Este novo olhar sobre uma expressão artística emblemática da paisagem cultural nacional, o azulejo, e as imagens que lhes estiveram na origem constitui o culminar da pesquisa de José Luis Mingote Calderón (Museo Nacional de Antropología – Madrid), que, ao longo de diversos anos, desenvolveu trabalho de campo em Portugal.

Exposição: "Da fotografia ao azulejo"

Exposição: "Arquitetura Timorense. Miniaturas do Mundo"

sexta-feira, 2 de Dezembro de 2016 - sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017
 

Lisboa, Museu Nacional de Etnologia

Esta exposição parte da obra, recentemente reeditada pelo Museu Nacional de Etnologia e por Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, "Arquitectura Timorense", da autoria de Ruy Cinatti, Leopoldo Almeida e António de Sousa Mendes. Trata-se de uma "referência incontornável sobre a arquitetura vernacular de Timor-Leste, assim como uma obra fundamental para a compreensão da diversidade cultural deste país”, pode ler-se no site do museu.

Esta é uma mostra evocativa do livro, dos seus autores e das repercussões deste trabalho para o conhecimento e a valorização da arquitetura tradicional timorense.

Exposição: "Arquitetura Timorense. Miniaturas do Mundo"

Ciclo de Conferências: "Cidades Invisíveis"

terça-feira, 29 de Novembro de 2016 - quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016
 

Évora, Fórum Eugénio de Almeida, 18.30h.

No ano em que Évora comemora o seu 30.º aniversário de elevação a Cidade Património da Humanidade pela UNESCO, a Fundação Eugénio de Almeida associa-se à Direção Regional de Cultura do Alentejo para a comemoração do evento na realização deste ciclo de conferências.

A próxima sessão terá como convidados Luís Raposo, arqueólogo, museólogo e presidente do ICOM – Europa, e José Aguiar, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa na área de Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Design. A moderação ficará a cargo de José Alberto Ferreira, professor na Universidade de Évora e investigador nos domínios do teatro, das artes performativas, curadoria e programação cultural.

Ciclo de Conferências: "Cidades Invisíveis"

Apresentação: Edição em papel da revista "Monumentos" 33

sexta-feira, 25 de Novembro de 2016 - sexta-feira, 25 de Novembro de 2016
 

Guimarães, Palácio Vila Flor, pequeno auditório, pelas 18.30h.

A revista Monumentos número 33, dedicada a Guimarães, foi publicada em 2013, com o apoio institucional da Fundação Cidade de Guimarães, exclusivamente em e-book.

Por se ter feito sentir, ao longo dos últimos anos, um interesse e uma procura cada vez maiores de investigadores e público em geral pela edição impressa deste número, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) entendeu promover agora, em 2016, a sua publicação também em papel.

A sessão pública da edição será apresentada pelo arquiteto Alexandre Alves Costa.

A Monumentos 33 conta com vários estudos e reflexões sobre a riqueza patrimonial vimaranense, do seu centro histórico aos projetos urbanísticos, à indústria da curtimenta, passando pelos edifícios notáveis ou pelas intervenções arquitetónicas mais recentes. Participam neste número vários investigadores e colaboradores especialistas das áreas em questão.

Com a publicação em papel do número 33, a revista Monumentos assinala também o seu regresso como publicação periódica, agora na esfera da DGPC.

Apresentação: Edição em papel da revista "Monumentos" 33

Apresentação dos livros: "Algarve Building: Modernism, Regionalism and Architecture in the South of Portugal, 1925-1965" e "Concrete and Culture: a Material History"

sexta-feira, 18 de Novembro de 2016 - sexta-feira, 18 de Novembro de 2016
 

Lisboa, Auditório da Ordem dos Arquitetos, 18.00h.

Os livros Algarve Building: Modernism, Regionalism and Architecture in the South of Portugal, 1925-1965, de Ricardo Agarez e Concrete and Culture: a Material History, de Adrian Forty serão apresentados nesta sessão, organizada pela Livraria A + A, após o que se seguirá uma mesa-redonda com João Carrilho da Graça, José Neves, Johan Lagae e os autores de ambos os livros, Ricardo Agarez e Adrian Forty. A moderação ficará a cargo de Marta Sequeira.

Apresentação dos livros: "Algarve Building: Modernism, Regionalism and Architecture in the South of Portugal, 1925-1965" e "Concrete and Culture: a Material History"

Congresso: "I Encontro Internacional de Abadias Cistercienses em Alcobaça"

sábado, 12 de Novembro de 2016 - sábado, 12 de Novembro de 2016
 

Mosteiro de Alcobaça

Promovido pela Direção-Geral do Património Cultural/ Mosteiro de Alcobaça, com a parceria da Câmara Municipal de Alcobaça, este encontro tem como objetivos dar a conhecer a riqueza e a diversidade da herança cisterciense presente na Europa e criar, em Alcobaça, um espaço de reflexão e de troca de experiências ao nível da gestão destes sítios, procurando a construção de projetos internacionais e contribuindo para a divulgação de boas práticas.

Congresso: "I Encontro Internacional de Abadias Cistercienses em Alcobaça"

Conferência internacional: "Património Cultural: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres"

quinta-feira, 3 de Novembro de 2016 - sexta-feira, 4 de Novembro de 2016
 

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 2

Esta conferência, organizada pelo Museu Nacional dos Coches, pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Fundação Oriente e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pretende suscitar a reflexão e a partilha de experiências, fomentar uma cooperação mais estreita entre as instituições que gerem bens culturais, institutos de investigação científica e serviços de proteção civil, de forma a conseguir uma gestão mais eficaz em situações de crise e a controlar e minimizar perdas e danos.

Serão abordados temas como a análise e gestão de riscos, o efeito da catástrofe a médio e longo prazo nas instituições, olhando para casos paradigmáticos que fazem parte da história da conservação, e analisando métodos e técnicas ao nosso alcance para prevenir e recuperar Património. Pretende-se, também, alargar e reforçar bases de cooperação internacional.

Ver aqui programa completo.

O evento contou ainda com o apoio institucional do ICCROM, Comissão Nacional da UNESCO e ICOM Portugal.

Conferência internacional: "Património Cultural: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres"

Congresso: "XII Congresso Internacional de Patologia e Reabilitação de Estruturas – CINPAR"

quarta-feira, 26 de Outubro de 2016 - sábado, 29 de Outubro de 2016
 

Porto, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Este congresso constitui uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos, técnicas e tecnologias, e para a troca de experiências em trabalhos de reabilitação e reforço de estruturas. Contará com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais.

Para mais informações e inscriçoes, clique aqui.

Congresso: "XII Congresso Internacional de Patologia e Reabilitação de Estruturas – CINPAR"

Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016: 4.ª Edição

quarta-feira, 5 de Outubro de 2016 - domingo, 11 de Dezembro de 2016
 

Lisboa, vários locais.

Sob o título A Forma da Forma, e dirigindo-se a uma audiência nacional e internacional, o objetivo da 4ª Edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa é estimular e aprofundar o debate em torno de um largo espetro de posições contemporâneas sobre a prática da arquitetura, ou seja, sobre a forma como o mundo se transforma. Articulando um programa diversificado, pretende vincar linhas de pensamento acutilantes para a produção da arquitectura num contexto social em rápida transformação.

Estruturada a partir de quatro exposições nucleares, a programação vai realçar os desafios que os arquitetos enfrentam nos dias de hoje. As quatro exposições dialogam entre si: da autoria, da conceção e do universo visual em que as formas da arquitetura se movem (A Forma da Forma), passando pelo processo a que as formas concebidas são sujeitas no momento decisivo do estaleiro de construção (Obra), às circunstâncias críticas da transformação da paisagem (Sines: Logística Costeira) até à representação da cidade e aos usos a que as formas construídas se oferecem (O Mundo nos Nossos Olhos). E esse diálogo desdobra-se nas exposições satélites e nos projetos associados que vão complementar a diversidade de olhares e conteúdos propostos nesta edição da Trienal.

Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016: 4.ª Edição

Jornadas Europeias do Património 2016: Programa Geral

sexta-feira, 23 de Setembro de 2016 - domingo, 25 de Setembro de 2016
 

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro irão decorrer as Jornadas Europeias do Património 2016, organizadas pela DGPC, este ano subordinadas ao tema "Comunidades e Culturas".

Este tema, adotado em 2016 por um número alargado de países do Conselho da Europa, incluindo Portugal, tem como objetivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de caráter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, proteção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas.

Compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

Esta iniciativa, cujo programa pode ser consultado aqui, decorre em todo o país.

Jornadas Europeias do Património 2016: Programa Geral

Jornadas Europeias do Património 2016: Abertura Oficial

sexta-feira, 23 de Setembro de 2016 - sexta-feira, 23 de Setembro de 2016
 

Lisboa, Museu Nacional de Etnologia, 18.00h.

Este ano a iniciativa Jornadas Europeias do Património terá como tema "Comunidades e Culturas".

Do programa da abertura oficial constarão exposições, danças, gastronomia e projeções multimédia nas fachadas do museu:

15.00h. - 18.00h.

  • Encontro Desenhar o Mundo, promovido pela DGPC no âmbito do projeto de sensibilização (A)riscar o Património.

18.00h.

  • Apresentação oficial do programa das Jornadas Europeias do Património 2016;
  • Entrega de prémios aos vencedores do concurso Num Instante… o Património! promovido pela DGPC no âmbito da EFIM - Experiência Fotográfica Internacional de Monumentos - Conselho da Europa

19.00h.

  • Lançamento da reedição da obra Arquitetura Timorense, co-edição com o Instituto Camões, I.P.
  • Inauguração da exposição Arquitetura Timorense

20.00h.

  • Culturas Gastronómicas – Degustação de gastronomia africana.

22.00h.

  • Tradballs – Danças Tradicionais Europeias

Entre as 21.00h. e as 23.00h.

Projeções de imagens sobre as fachadas do museu, sobre a temática "Comunidades e Culturas: Um Museu Muitos Mundos".

Jornadas Europeias do Património 2016: Abertura Oficial

Exposição: "Sena da Silva: Seis Décadas de Ofícios"

quinta-feira, 22 de Setembro de 2016 - segunda-feira, 31 de Outubro de 2016
 

Lisboa, Instituto Superior Técnico (IST), Museu de Engenharia Civil

A exposição, organizada pelo Departamento de Mestrado Integrado em Arquitectura do IST e Leonor Senna, apresentará uma retrospetiva da obra do designer, em todas as áreas por onde passou: arquitetura, design, fotografia e pintura.

António Martins Sena da Silva, designer, arquiteto, artista plástico, fotógrafo, cronista, pedagogo e empresário, foi um dos principais iniciadores do design em Portugal.

Formado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, deixou a sua marca em embalagens, logótipos, marcas, modelos, ilustrações para livros e revistas, fotografia, cenários e figurinos para teatro e cinema, poesia, carroçarias, pinturas murais, pavilhões para exposições e feiras, mobiliário, trabalhos de arquitecura, administração empresarial, artigos e ensaios para revistas e jornais. Em todas as áreas foi reconhecido e premiado.

Sena da Silva fundou, também, o Centro Português de Design, do qual foi o primeiro diretor, concertando esforços para a construção do edifício-sede e iniciando a publicação do periódico Cadernos de Design, a par da tradução e edição de diversos títulos de referência.

Exposição: "Sena da Silva: Seis Décadas de Ofícios"

Congresso: "2.º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira"

quarta-feira, 14 de Setembro de 2016 - sexta-feira, 16 de Setembro de 2016
 

Porto, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Em setembro de 2013 teve lugar no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória, Espírito Santo, no Brasil – a primeira edição deste evento científico, visando o desenvolvimento da disciplina da História da Construção Luso-Brasileira.

Nesta segunda edição, organizada pelo Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC), pretende-se aprofundar e consolidar os avanços já alcançados em ações anteriores realizadas neste domínio, de que são exemplo: a “I Conferência sobre a História da Construção em Portugal: Alinhamentos e Fundações” que teve lugar em Lisboa, em 2010; o “Seminário da História da Construção Luso-Brasileira”, ocorrido em Vitória, Espírito Santo, no Brasil, em 2011; em 2012, o workshop intitulado “História da Construção, Contributos para a Conservação”, em Coimbra, em 2012, realizado no âmbito do 2.º Encontro Internacional sobre o Património de Origem Portuguesa; os colóquios internacionais “História da Construção” realizados na Universidade do Minho, entre 2010 e 2103; e, mais recentemente, a “II Conferência sobre a História da Construção em Portugal: consolidação de uma disciplina” realizada em Lisboa, em 2015.

Congresso: "2.º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira"

Seminário: "Salvaguarda do património: aprendendo com a internacionalização"

sexta-feira, 8 de Julho de 2016 - sexta-feira, 8 de Julho de 2016
 

Porto, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, das 14.45h. às 18.30h.

O seminário, uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) e do Instituto para a Sustentabilidade e a Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE), visa constituir um espaço de reflexão interdisciplinar, incidindo sobre a temática da salvaguarda do património e a arquitetura de terra em especial, numa perspetiva internacional resultante da própria ctividade do CEAU e do ISISE e reforçada pela participação de proeminentes investigadoras do Getty Conservation Institute.

O programa detalhado encontra-se em anexo.

Para mais informações e inscrições consulte o site www.fa.up.pt.

Informações complementares podem ser obtidas através do telefone 220 425 407 ou do e-mail secretariado.ceau@arq.up.pt.

Seminário: "Salvaguarda do património: aprendendo com a internacionalização"

Ciclo de Conferências:"Estudos monásticos alcobacenses"

sábado, 21 de Maio de 2016 - sábado, 21 de Maio de 2016
 

Mosteiro de Alcobaça, Sala do Capítulo

Esta sessão integrada neste ciclo sobre "Estudos Monásticos Alcobacenses" - no âmbito das comemorações dos 25 anos da inscrição do Mosteiro de Alcobaça na Lista do Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO - apresenta mais duas conferências acerca da "Evocação de Dom Maur Cocheril: do Roteiro sobre as abadias cistercienses em Portugal ao estudo da Abadia de Alcobaça, por Manuel da Bernarda,do Museu Raúl da Bernarda e por Maria Augusta Trindade, antiga diretora do Mosteiro de Alcobaça.

:

Ciclo de Conferências:"Estudos monásticos alcobacenses"

Encontro: "Jornada sobre o Património do Desporto em Portugal"

segunda-feira, 18 de Abril de 2016 - segunda-feira, 18 de Abril de 2016
 

Cruz Quebrada, Faculdade de Motricidade Humana, Salão Nobre, das 14.00h às 18.30h.

Nesta jornada, organizada no âmbito das comemoraçõs do Dia Internacional dos Museus e Sítios pela Direção-Geral do Património Cultural, pelo ICOMOS-Portugal e a pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, pretende-se refletir sobre o tema escolhido para este ano, Desporto um Património Comum, a partir dos contributos de especialistas de diferentes áreas.

Consulte aqui o programa.

Encontro: "Jornada sobre o Património do Desporto em Portugal"

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: "Open Day no Forte de Sacavém"

segunda-feira, 18 de Abril de 2016 - segunda-feira, 18 de Abril de 2016
 

Loures, Forte de Sacavém

Assinala-se a 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema do desporto.

Ao adotar o mote proposto para este ano pelo ICOMOS Internacional – o Património do Desporto, a DGPC, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove o tema Desporto, um Património Comum.

O SIPA associa-se às comemorações do Dia internacional dos Monumentos e Sítios, com a realização de um "Open Day" no Forte de Sacavém, no âmbito do qual terão lugar duas visitas guiadas às suas instalações.

As visitas, com cerca de 1.30h. cada, decorrem em dois períodos: manhã, das 10.00h. às 11.30h; tarde, das 15.00h. às 16.30h.

Os grupos têm uma lotação máxima de 25 pessoas, pelo que estão sujeitas a inscrição prévia.

Inscrições: Maria João Martins. E-mail: mjmartins@dgpc.pt; Tel. 219427780 ext. 3018.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: "Open Day no Forte de Sacavém"

Exposição: "Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento"

quinta-feira, 14 de Abril de 2016 - domingo, 16 de Outubro de 2016
 

Lisboa, Museu Nacional de Etnologia

Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento transmite um diálogo entre múltiplos olhares e perspetivas sobre Portugal desde finais do século XIX até à atualidade. Por um lado, os olhares que, em particular nos domínios da Etnologia, da Arquitetura e da Geografia, promoveram a descoberta e o conhecimento sistemático do território e da sua diversidade cultural. Por outro, os olhares de um conjunto de artistas que, com recurso à fotografia, e em alguns casos ao filme, tomam o território e a paisagem como objetos da sua produção ou intervenção desde as últimas décadas.

Exposição: "Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento"

Exposição: “Les universalistes. Architecture portugaise 1965-2015”

quarta-feira, 13 de Abril de 2016 - segunda-feira, 29 de Agosto de 2016
 

Paris, Cité de l’Architecture e du Patrimoine

Organizada pela Cité de l’Architecture e du Patrimoine e pela Fondation Calouste Gulbenkian em Paris, que celebra os seus cinquenta anos (1965-2015) de existência, esta exposição foi concebida a propósito desta ocasião comemorativa, propondo um olhar sobre meio século da produção arquitetónica portuguesa.

Comissariada pelo arquiteto Nuno Grande, a exposição permite a (re)descoberta da arquitetura portuguesa nos seus contextos histórico, sociocultural e mundial, apresentando cinquenta projetos arquitetónicos dos últimos últimos cinquenta anos.

A mostra é constituída por maquetas e documentos gráficos e audiovisuais, criados por diversos autores portugueses de vocação universalista, tais como Nuno Teotónio Pereira, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, Pancho Guedes, Rui Athoguia ou os irmãos Aires Mateus.

Exposição: “Les universalistes. Architecture portugaise 1965-2015”

Apresentação do número 3 da "RP"

terça-feira, 15 de Março de 2016 - terça-feira, 15 de Março de 2016
 

Lisboa, Museu Nacional dos Coches, sala de exposições temporárias, 18.30h.

Será apresentada o número 3 da RP – revista Património, uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, que dedica o caderno principal ao tema "Património e comunicação". "Pensamento", "Projetos", "Opinião" e "Sociedade" são as rubricas que completam os cerca de vinte e dois artigos de trinta e um autores, nas 184 páginas da revista Património.

Às 18.00h, antecedendo a apresentação da RP3, realiza-se uma visita ao espaço do Museu Nacional dos Coches, guiada por Ricardo Bak Gordon.

A apresentação será feita através de uma conversa participada por Maria Teresa Cruz, António Guerreiro, António Filipe Pimentel e Duarte Azinheira, moderada por Manuel Lacerda.

Apresentação do número 3 da "RP"

Apresentação do livro: "Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1831-1937)"

quarta-feira, 9 de Março de 2016 - quarta-feira, 9 de Março de 2016
 

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 18.30h.

Da autoria de Joana Baião, este livro, que resulta de uma parceria entre a Direção Geral do Património Cultural e a editora Caleidoscópio, inaugura a coleção "Estudos de Museus".

A apresentação de Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1831-1937) estará a cargo de António Filipe Pimentel, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga.

Apresentação do livro: "Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1831-1937)"

Apresentação do livro: "Igrejas do Século XX. Arquitecturas na Região de Lisboa"

sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016 - sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016
 

Lisboa, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Sala de Conferências, pelas 17.30h.

O livro da autoria do arquiteto José Manuel Fernandes e apoio do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, editado pela Caleidoscópio, será apresentado pelo arquiteto João Alves da Cunha.

Apresentação do livro: "Igrejas do Século XX. Arquitecturas na Região de Lisboa"

Workshop: "O Arquivo Leisner e os arquivos históricos da arqueologia portuguesa"

quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2016 - quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2016
 

Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro 4

O Arquivo Leisner é o tema principal do encontro dedicado aos Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa. Este arquivo integra o espólio documental reunido pelos arqueólogos alemães Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), apresentando um notável valor patrimonial e científico para a História da Arqueologia Europeia das décadas de 1940 a 1960.

Workshop: "O Arquivo Leisner e os arquivos históricos da arqueologia portuguesa"

Ciclo de conferências: "Estudos monásticos alcobacenses"

sábado, 23 de Janeiro de 2016 - sábado, 23 de Janeiro de 2016
 

Mosteiro de Alcobaça, às 15.00h

Integradas no ciclo de conferências sobre "Estudos Monásticos Alcobacenses" - no âmbito das comemorações dos 25 anos da inscrição do Mosteiro de Alcobaça na Lista do Património Mundial da Humanidade pela UNESCO - serão apresentadas mais duas conferências:

"Espaços rurais do Mosteiro de Alcobaça - Antigas granjas - Arquitetura e usos atuais", por Maria do Céu Tereno, Marízia Pereira e Maria Filomena Monteiro, da Universidade de Évora;

"Os vinhos do Mosteiro de Alcobaça", por António Maduro, do ISMAI - Instituto Universitário da Maia.

Ciclo de conferências: "Estudos monásticos alcobacenses"

Apresentação do livro: "A arquitectura paisagista em Ilídio Alves de Araújo. Uma fotobiografia"

sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016 - sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016
 

Lisboa, Centro Nacional de Cultura, Sala Fernando Pessoa, às 18.00h.

Decorrido um ano sobre a morte de Ilidio Alves de Araújo (1925-2015), no dia 15 de janeiro, o arquiteto paisagista será alvo de uma homenagem.

Apresentação do livro: "A arquitectura paisagista em Ilídio Alves de Araújo. Uma fotobiografia"

Exposição: "(a)Riscar o Património"

sábado, 12 de Dezembro de 2015 - terça-feira, 15 de Março de 2016
 

Coimbra, Museu Nacional Machado de Castro, Sala António Augusto Gonçalves, às 15.00h.

Esta exposição itinerante, agora apresentada no Museu Nacional de Machado de Castro, é constituída por uma uma parte significativa e representativa da diversidade de estilos, temas e locais dos desenhos executados no âmbito da iniciativa (a)Riscar o Património 2014, organizada pela DGPC e apoiada pelos Urban Scketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, de periodicidade anual.

O evento contou com a participação de sketchers, ilustradores, artistas ou simples amantes do desenho, em várias cidades — Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Tomar, Torres Vedras, Lisboa, Castelo Branco, Évora, Ponta Delgada e Funchal.

A mostra apresenta, ainda, a totalidade dos desenhos decorrentes daquela edição, através da sua apresentação sequencial em vários monitores.

Para mais informalções sobre esta iniciativa, clique aqui.

Exposição: "(a)Riscar o Património"

Aula Aberta Prof. Costa Lobo: "A cidade e o território/urbanismo e ordenamento: uma visão do futuro assente no presente e alicerçada no passado"

segunda-feira, 30 de Novembro de 2015 - segunda-feira, 30 de Novembro de 2015
 

Lisboa, Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, às 18.00h.

No âmbito da Aula Aberta Prof. Costa Lobo, instituída pelo Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST, será proferida a primeira palestra intitulada "A cidade e o território/urbanismo e ordenamento: uma visão do futuro assente no presente e alicerçada no passado" pelo arquiteto e urbanista Vassalo Rosa, fundador, juntamente com Manuel da Costa Lobo, da Associação dos Urbanistas Portugueses.

Aula Aberta Prof. Costa Lobo: "A cidade e o território/urbanismo e ordenamento: uma visão do futuro assente no presente e alicerçada no passado"

Seminário e Workshop: "Métodos de levantamento - fotogrametria e varrimento laser 3D"

segunda-feira, 30 de Novembro de 2015 - terça-feira, 1 de Dezembro de 2015
 

Lisboa, Auditório B104 do ISCTE, dia 30 de novembro, das 13.15h às 18.00h (seminário)

Lisboa, Auditório Mário Murteira do ISCTE, dia 1 de dezembro, das 9.30h às 12.30h (workshop)

Organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Tecnologias e Arquitetura do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em colaboração com o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, irá decorrer o seminário com o objetivo de apresentar novas tecnologias de levantamento e sua aplicação na arquitetura, em particular na conservação do património arquitetónico e arqueológico, seguido do workshop, em que serão desenvolvidos três exemplos práticos (levantamento de terrenos/utilização de drones, levantamentos de fachadas históricas e aplicações de grandes conjuntos mecânicos para controle dimensional).

O programa pode ser consultado aqui.

Seminário e Workshop: "Métodos de levantamento - fotogrametria e varrimento laser 3D"

Encontro: "I Encontro de Arqueologia de Lisboa: uma cidade em escavação"

quinta-feira, 26 de Novembro de 2015 - sábado, 28 de Novembro de 2015
 

Lisboa, Teatro Aberto

Neste encontro, organizado pelo Centro de Arqueologia de Lisboa, pretende-se desenvolver questões como a ocupação do território no município de Lisboa; a cidade manufatureira e industrial; a arqueologia dos espaços e a identidade e a fisionomia da cidade.

Clique aqui para consultar o programa.

Encontro: "I Encontro de Arqueologia de Lisboa: uma cidade em escavação"

Colóquio: "Conservar e valorizar o património religioso no século XXI"

quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 - quarta-feira, 18 de Novembro de 2015
 

Lisboa, Igreja de São Cristóvão, das 9.30h às 17.40h

A Igreja de São Cristóvão, classificado como Imóvel de Interesse Público, na Mouraria, em Lisboa, é o ponto de partida para este colóquio que pretende refletir sobre conservação, restauro e valorização do património religioso.

Este monumento encontra-se degradado e a necessitar de uma rápida intervenção para a realização urgente de obras. No entanto, coloca-se a questão da obtenção de financiamento para resolver este tipo de situações.

O colóquio procura, assim, obter respostas para ultrapassar estas dificuldades, a partir das intervenções de especialistas em áreas tão diversas quanto a história, a economia, a comunicação ou o marketing.

Colóquio: "Conservar e valorizar o património religioso no século XXI"

Congresso: Palácios e dinâmicas urbanas. Centros de poder e de conhecimento na Europa

quinta-feira, 5 de Novembro de 2015 - sábado, 7 de Novembro de 2015
 

Évora, Palácio de D. Manuel

Os 500 anos da edificação do denominado Palácio de D. Manuel em Évora fornecem o pretexto ideal para a realização deste encontro internacional em que se procurará abordar o palácio enquanto polo dinamizador da renovação urbana e da configuração das cidades. Os palácios europeus constituíram mais que meras residências de monarcas, príncipes, cardeais, aristocratas e burgueses, foram centros de poder, símbolos da ordem social e política, núcleos de produção cultural, artística e científica. Desempenharam, igualmente, um papel crucial na leitura do espaço urbano, daquele que configuram e daquele que os envolve.

O congresso organizar-se-á em torno de seis grandes áreas temáticas: 1. Palácios e a polarização, a renovação e a expansão do espaço urbano; 2. O palácio numa leitura arquitetónica e artística; 3. O palácio, as instituições e os poderes; 4. As cortes, a etiqueta e os atores sociais; 5. Palácio, cultura e conhecimento; 6. Palácios, turismo e novos usos do património.

Clique aqui para mais informação

Congresso: Palácios e dinâmicas urbanas. Centros de poder e de conhecimento na Europa

Colóquio internacional: "Alfredo D’Andrade (1839-1915) entre Itália e Portugal: cidade, arquitectura e património"

quinta-feira, 29 de Outubro de 2015 - sexta-feira, 30 de Outubro de 2015
 

Porto, Consulado de Itália, dia 29, 17.00h.

Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, dia 30, 14.00h.

No âmbito das comemorações do 1.º centenário da morte de Alfredo d’Andrade, ilustre português que deixou o seu nome e a sua obra associados, de modo exemplar, ao norte de Itália e a Portugal na segunda metade do século XIX, na área da salvaguarda do património arquitetónico, organizou-se o colóquio internacional sobre a vida e obra do "arquiteto e pintor".

O colóquio contará com alguns nomes nacionais e internacionais, como Carolina di Biase, Raquel Henriques da Silva, entre outros, cujo programa pode ser aqui consultado.

Clique aqui para mais informações.

Colóquio internacional: "Alfredo D’Andrade (1839-1915) entre Itália e Portugal: cidade, arquitectura e património"

Conferência Marques da Silva: Casas Ermas. A arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno

quarta-feira, 21 de Outubro de 2015 - quarta-feira, 21 de Outubro de 2015
 

Porto, Auditório Fernando Távora da Universidade de Arquitetura do Porto, às 18.30h

A Fundação Marques da Silva, em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), promove a realização de um encontro anual, a Conferência Marques da Silva, cuja temática se situa na área da cultura arquitetónica e artística.

Este ano, na sua nona edição, a conferência sobre o tema: Casas Ermas. A arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno será proferida pelo arquiteto Luís Soares Carneiro, professor da FAUP e autor da monografia A Estranheza da Estípite. Marques da Silva e o(s) Teatro(s) de S. João.

Clique aqui para mais informações.

Conferência Marques da Silva: Casas Ermas. A arquitetura dos irmãos Rebelo de Andrade e os discursos do moderno

Apresentação do livro: "Bairro(s) do Restelo. Panorama Urbanístico e Arquitetónico"

quinta-feira, 8 de Outubro de 2015 - quinta-feira, 8 de Outubro de 2015
 

Lisboa, Museu Nacional de Etnologia, às 18.00h

Esta obra, da autoria de Patrícia Bento de Almeida, publicada pela editora Caledoscópio, que contou com os apoios do IHRU, SIPA e DGPC (entre outros), será apresentada ao público por Margarida Acciaiuoli e Michel Toussaint.

Clique aqui para mais informações.

Apresentação do livro: "Bairro(s) do Restelo. Panorama Urbanístico e Arquitetónico"

Encontro: Arquivos da Administração Pública

quinta-feira, 2 de Julho de 2015 - sexta-feira, 3 de Julho de 2015
 

Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Debater questões relacionadas com as políticas, as estratégias, as metodologias e as experiências de intervenção nos arquivos da Administração Pública, bem como de promover uma reflexão conjunta sobre os principais desafios que se colocam a estes arquivos na atualidade são os principais objetivos deste encontro que procura reunir profissionais e gestores de informação, arquivistas, técnicos e dirigentes da AP, bem como investigadores e outros interessados envolvidos com as questões da produção, da organização e da salvaguarda dos arquivos da Administração.

Clique aqui para mais informações

Encontro: Arquivos da Administração Pública

Apresentação dos livros: "Guia da Sé de Braga / Guide to Braga Cathedral” e “Sé de Braga – Nove Séculos de História / Braga Cathedral – Nine Centuries Of History”

sábado, 6 de Junho de 2015
 

Braga, Sé Catedral, às 18h30

Edição do Cabido da Sé de Braga e da editora Centro Atlântico, os dois livros que agora se apresentam, da autoria de Eduardo Pires de Oliveira e Libório Manuel Silva, proporcionam aos leitores uma viagem, com quase mil anos, pela riquíssima história da Catedral de Santa Maria de Braga.

Clique aqui para mais informações.

Apresentação dos livros: "Guia da Sé de Braga / Guide to Braga Cathedral” e “Sé de Braga – Nove Séculos de História / Braga Cathedral – Nine Centuries Of History”

Call for papers: VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica

sexta-feira, 29 de Maio de 2015 - quarta-feira, 24 de Junho de 2015
 

Braga, Universidade do Minho, 4 a 7 de novembro

No ano em que se celebram dez anos sobre a realização do I Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica (Rio de Janeiro 2005), Braga acolhe a sexta edição destes encontros bianuais que reúnem investigadores, professores e estudantes interessados na Cartografia Histórica e na História da Cartografia comum a lusos e a brasileiros, num evento que se apresenta como sendo, não só de necessária continuidade e consolidação, mas também uma oportunidade para incentivar o incremento de contributos de e sobre outros países de língua oficial portuguesa.

O VI. SLBCH é uma organização conjunta da Universidade do Minho e da Universidade do Porto dirigida a investigadores e estudantes interessados na Cartografia e na Cartografia Histórica, oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, nomeadamente Geografia, Geologia, Arquitetura, História, Arqueologia, Museologia, História da Ciência, Ciência da Informação.

Clique aqui para mais informações.

Call for papers: VI Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica

Apresentação do livro: “INE- 80 anos, um outro olhar”

sexta-feira, 29 de Maio de 2015
 

Lisboa, INE Edifício-Sede, Salão Nobre, às 17h30

No âmbito das comemorações dos oitenta anos do Instituto Nacional de Estatística, é apresentada ao público a presente obra, editada sob coordenação dos arquitetos João Pardal Monteiro, Manuel Pardal Monteiro, José Manuel Fernandes e João Paulo Martins, sobre o edifício-sede do INE.

Construído, entre 1932-1935, segundo o traço do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, o edifício, que mantem as funções para as quais foi projetado, é um marco incontornável do modernismo português da primeira metade do século XX.

Clique aqui para mais informações

Apresentação do livro: “INE- 80 anos, um outro olhar”

Seminário: Biblioteca DigiTile — Azulejaria e Cerâmica on line

quarta-feira, 27 de Maio de 2015
 

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3

Seminário organizado a pretexto da apresentação pública do projeto “Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica online”, desenvolvido conjuntamente pelo Artis — Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, sob financiamento da FCT, com o objetivo de criar uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica.

Clique aqui para aceder ao programa do seminário

Seminário: Biblioteca DigiTile — Azulejaria e Cerâmica on line

Seminário: Reconhecimento de Bens Culturais — Método, Inventários e Repercussões Normativas

terça-feira, 26 de Maio de 2015 - quinta-feira, 28 de Maio de 2015
 

Brasil, São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia

Organizado pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo, o seminário reúne investigadores e representantes de instituições de vários países com o objetivo de promover o debate e a troca de experiências sobre a importância do reconhecimento dos bens culturais, os vários métodos e sistemas usados na sua inventariação e as eventuais repercussões normativas e legais com eles inter-relacionadas.

No dia 27 de maio será apresentado o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico, no âmbito do painel 2: "Práticas de inventários arquitetónicos: métodos, desafios, perspectivas", com a comunicação "A inventariação do património arquitetónico em Portugal: o SIPA".

Clique aqui para mais informações

Seminário: Reconhecimento de Bens Culturais — Método, Inventários e Repercussões Normativas

Seminário internacional: INSPIRE Geospacial World Fórum

segunda-feira, 25 de Maio de 2015 - sexta-feira, 29 de Maio de 2015
 

Lisboa, Centro de Congressos

Fórum internacional organizado com o objetivo de promover o desenvolvimento e implementação da diretiva comunitária INSPIRE .

O SIPA enquanto produtor de informação geográfica categoriza todos os dados geográficos de acordo com a directiva INSPIRE, sendo o responsável em Portugal pela informação geográfica do anexo I, sítios protegidos, e pela informação geográfica do anexo III, edifícios.

Clique aqui para mais informação.

Seminário internacional: INSPIRE Geospacial World Fórum

Cerimónia de Entrega do Prémio Vasco Vilalva 2014

segunda-feira, 25 de Maio de 2015
 

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Novo Foyer, às 18h00

O projeto de reabilitação do Museu de Arte Sacra de Santarém, inserido no programa Rota das Catedrais, coordenado pelo arquiteto Pedro Resende Leitão, e que permitiu a recuperação de um conjunto de peças de arte sacra que integram o acervo deste museu, é o vencedor, por unanimidade, do Prémio Vasco Vilalva 2014. À atribuição do prémio, junta-se ainda a distinção do projeto de recuperação do Cinema Ideal, em Lisboa, da autoria do arquiteto José Neves com uma menção honrosa.

O Prémio Vasco Vilalva, criado com o objetivo de distinguir um projeto de excelência nas áreas da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, construído ou móvel, é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian desenvolvida no quadro de um acordo estabelecido com Maria Tereza Burnay de Almeida Belo Eugénio de Almeida, viúva do conde de Vilalva (1913-1975), como forma de cumprir a vontade manifestada por esta última em homenagear a memória do seu marido, mecenas, a quem o país, e em particular o Alentejo, muito deve na área da recuperação e da valorização do património.

Cerimónia de Entrega do Prémio Vasco Vilalva 2014

Sessão pública: À Conversa Com... João Paulo Martins e Sofia Diniz - "A encomenda pública e os móveis Olaio"

sábado, 23 de Maio de 2015
 

Sacavém, Museu da Cerâmica, às 15h00

No âmbito da exposição “Móveis Olaio. Produção, Inovação e Qualidade”, mostra com que o Museu de Cerâmica de Sacavém comemora o Ano Europeu do Património Industrial e Técnico e, simultaneamente, celebra os seus quinze anos de existência, realiza-se mais uma sessão da iniciativa “À Conversa com...”, desta vez dedicada ao tema “A encomenda pública e os móveis Olaio”.

Os oradores convidados, João Paulo Martins e Sofia Diniz, desenvolveram, pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, entre 2011 e 2014, o projeto de investigação “Móveis Modernos. A atividade da Comissão para Aquisição de Mobiliário no âmbito da Direção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais. 1940-1980”, com o apoio da FCT e a cooperação do SIPA/IHRU. Este projeto permitiu reconhecer uma parte significativa da encomenda estatal de mobiliário para equipar edifícios públicos, permitindo, igualmente, identificar e caracterizar as empresas produtoras e comercializadoras, de entre as quais ocupam um inegável lugar de destaque os Móveis Olaio.

Clique aqui para mais informações

Sessão pública: À Conversa Com... João Paulo Martins e Sofia Diniz - "A encomenda pública e os móveis Olaio"

Conferência Internacional: Optimistic Suburbia. Grandes Conjuntos Habitacionais para a Classe Média Lisboa, Luanda, Macau — Perspetivas comparadas

quarta-feira, 20 de Maio de 2015 - sexta-feira, 22 de Maio de 2015
 

Lisboa, ISCTE-IU

Durante as últimas décadas de domínio português em África e em Macau, o desenvolvimento de conjuntos habitacionais para a classe média nos arredores das grandes cidades foi instrumental para a sua expansão. Assim, partindo de uma investigação sobre os subúrbios de Lisboa, Luanda e Macau, reveladora de paralelismos e de diferenças várias, esta conferência pretende alargar a reflexão sobre a formação de bairros autónomos, de promoção pública e privada, nos subúrbios das grandes cidades, na segunda metade do século XX, equacionando as características multifacetadas de um modo de urbanizar em diversos contextos, tanto geográficos quanto cronológicos e sociais.

Clique aqui para mais informações

Conferência Internacional: Optimistic Suburbia. Grandes Conjuntos Habitacionais para a Classe Média Lisboa, Luanda, Macau — Perspetivas comparadas

Estuques de Gesso. Oficina Teórico-prática

sexta-feira, 8 de Maio de 2015 - sábado, 9 de Maio de 2015
 

Vila de Rei, Antiga Escola C+S

Apesar da aplicação do estuque na arquitetura ser uma prática antiga e largamente difundida entre nós, o conhecimento sobre os tipos de estuques existentes, a sua forma de fabrico e os principais processos de atuação para a sua preservação e reabilitação é diminuto. Esta formação teórico-prática tem por objetivo dotar o participante de conhecimentos e competências que lhe permitam identificar os diferentes tipos de gesso utilizados na construção tradicional, bem como os acabamentos que estes nos potenciam, e saber aplicá-los adequadamente.

Além da oportunidade de puderem realizar uma placa de estuque de gesso durante a oficina, sobre bancada, haverá também disponível suportes verticais construídos com diferentes técnicas: taipa, adobe, tabique e tijolo corrente para quem quiser ensaiar a aplicação em diferentes tipologias de parede.

Clique aqui para mais informações

Estuques de Gesso. Oficina Teórico-prática

Apresentação: Os arquitetos são poetas também. Cottinelli Telmo / 1897-1948

quinta-feira, 23 de Abril de 2015
 

Lisboa, Padrão dos Descobrimentos, às 18h30.

Edição coordenada por João Paulo Martins, conta com a colaboração de José-Augusto França, João Paulo Martins, João Paulo Paiva Boléo, António-Pedro Vasconcelos, Margarida Acciaiuoli e Vasco Rosa.

Preparada no âmbito da exposição homónima, a obra procura contribuir para um melhor conhecimento de Cottinelli Telmo, o arquiteto-chefe da Exposição do Mundo Português, homem de múltiplas facetas, foi arquiteto, cineasta, poeta, autor de banda desenhada, fotógrafo, ilustrador, músico, ilustrador e autor de banda desenhada, foi igualmente ele quem inaugurou o género da comédia portuguesa com o primeiro filme sonoro português A Canção de Lisboa.

Clique aqui para mais informações.

Apresentação: Os arquitetos são poetas também. Cottinelli Telmo / 1897-1948

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) — Conhecer, Explorar, Partilhar. "Dia Aberto no Forte de Sacavém"

sexta-feira, 17 de Abril de 2015
 

Conhecer, para melhor explorar as potencialidades dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades num mundo cada vez mais globalizado, é o mote escolhido para a celebração do DIMS em 2015, ano em que o seu organismo promotor, ICOMOS Internacional, comemora o 50.º aniversário.

O SIPA associa-se às comemorações com a realização de um “dia aberto” no Forte de Sacavém, no âmbito do qual terão lugar 2 visitas guiadas às suas instalações.

As visitas, com cerca de 1.30h. cada, decorrem em dois períodos distintos (manhã — 10.00h/ 11.30h.; tarde — 15.00h./ 16.30h.). Os grupos têm uma lotação máxima de 25 pessoas, pelo que as visitas estão sujeitas a inscrição prévia.

Inscrições: Paula Tereno, telefone 219427780 ext. 3018, e-mail — pasilva@ihru.pt.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) — Conhecer, Explorar, Partilhar. "Dia Aberto no Forte de Sacavém"

Exposição: Um giro pelo campo grande

sexta-feira, 10 de Abril de 2015 - quinta-feira, 30 de Abril de 2015
 

Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal

Evocar os testemunhos da história secular desta zona de Lisboa é o objetivo desta mostra comissariada por Manuela Rego e integrada na Lisbon Week 2015.

Lisboa era outrora rodeada por campos de cultivo, assim o eram os chamados campos de Alvalade que ocupavam a área que hoje abrange o Campo Grande e o Campo Pequeno. Freguesia do termo de Lisboa pelo menos desde 1602, foi, até ao século XIX, uma zona de hortas e quintas nobres. Em 1801, por ordem de D. João VI, então ainda Príncipe Regente, foi criado um passeio público no Campo Grande, o “Passeio de Campo”, tornando-se então um misto de zona rural e de lazer, onde os lisboetas iam passear, andar de cavalo ou de bicicleta. Assim se manteve até meados do século XX, altura em que o centro da cidade se estende da Baixa às Avenidas Novas e chega às portas do Campo Grande onde se começa também a edificar. A partir de 1945, o Jardim do Campo Grande recebe, em momentos diferentes, um restaurante, bares, lagos, campos de ténis, ringue de patinagem, parque infantil e piscina, e mais tarde um cinema e um centro comercial, no chamado edifício Caleidoscópio. Hoje, é o maior espaço verde do centro de Lisboa, com mais de 11 hectares, e possui, além de um lago “navegável”, onde é possível alugar barcos a remos, restaurante, parque de merendas e parque infantil.

Clique aqui para mais informações.

Exposição: Um giro pelo campo grande

Exposição: SCML Património com Futuro

sexta-feira, 10 de Abril de 2015 - sábado, 9 de Maio de 2015
 

Lisboa, Museu de São Roque, Galeria de Exposições Temporárias

Os projetos da Quinta Alegre, no Palácio do Marquês do Alegrete, do Polo de Inovação Social que está a nascer na Mitra ou do complexo residencial para jovens e seniores a ser desenvolvido em Monsanto podem ser vistos, em conjunto outros tantos, na mostra patente ao público no Museu de São Roque.

Com esta exposição a SCML procura sensibilizar o público a aposta que tem vindo a fazer na reabilitação e na rentabilização do seu património com o objetivo de garantir a sustentabilidade da missão social da instituição, designadamente na concretização da sua atividade em áreas como a ação social, saúde, educação, cultura e reabilitação urbana.

Clique aqui para mais informação

Exposição: SCML Património com Futuro

Apresentação da RP — Revista Património, n.º 2

sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 - sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014
 

Lisboa, Lx Factory, Livraria Ler Devagar, 18:30 horas

A Direção-Geral do Património Cultural e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda apresentam ao público o número 2 da “Revista Património”, resultado de uma parceria entre as duas entidades.

Este segundo número da publicação dedica o seu caderno principal à gestão do património, entendida num sentido lato e abarcando diferentes âmbitos. Longe de reunir consensos, este tema suscita uma grande diversidade de questões, ampliadas pela vertiginosa velocidade das mudanças de paradigmas que hoje vivemos. Refletir sobre esta multiplicidade de questões é a proposta da presente publicação, que conta ainda com as rubricas Pensamento, Projetos, Opinião e Sociedade, num total de cerca de 22 artigos redigidos por 36 autores, ao longo de 188 páginas.

A apresentação publica da revista será feita através de uma conversa participada por Diogo Seixas Lopes, Duarte Azinheira, Jorge Custódio, José Aguiar, Luís Soares e Manuel Lacerda, coordenador da edição.

Clique aqui para mais informações

Apresentação da RP — Revista Património, n.º 2

Exposição: Os arquitetos são poetas também. Cottinelli Telmo / 1897-1948

sábado, 6 de Dezembro de 2014 - segunda-feira, 6 de Abril de 2015
 

Lisboa, Padrão dos Descobrimentos

Esta mostra, comissariada por João Paulo Martins, apresenta as múltiplas facetas de uma personalidade marcante da cultura portuguesa da primeira metade do século XX, José Ângelo Cottinelli Telmo, arquiteto, cineasta, poeta, autor de banda desenhada, fotógrafo, ilustrador, músico.

Figura associada à arquitetura do Estado Novo e da CP, começou por ser conhecido como ilustrador e autor de banda desenhada, tendo também sido o responsável pela inauguração do primeiro filme sonoro, A Canção de Lisboa. Em 1940, foi o arquiteto-chefe da Exposição do Mundo Português, sendo seus os planos da Praça do Império e da Fonte Monumental aí localizada, assim como o do Padrão dos Descobrimentos, monumento que agora acolhe a exposição biográfica do seu autor.

Clique aqui para mais informação

Exposição: Os arquitetos são poetas também. Cottinelli Telmo / 1897-1948

Candidaturas Prémio Vasco Vilalva. Edição 2014

segunda-feira, 1 de Dezembro de 2014 - segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014
 

Decorrem as candidaturas ao prémio, no valor de 50.000€, destinado a assinalar intervenções exemplares em bens móveis e imóveis de valor cultural nas áreas da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português.

O prémio é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian desenvolvida no quadro de um acordo estabelecido com Maria Tereza Burnay de Almeida Belo Eugénio de Almeida, viúva do conde de Vilalva, como forma de cumprir a vontade manifestada por esta última em homenagear a memória do seu marido. Vasco Maria Eugénio de Almeida, conde de Vilalva (1913-1975), mecenas e filantropo, foi uma personali­dade de fortes convicções humanistas, sensível a preocupações educativas e sociais e à preservação do património, que cedo colocou a sua fortuna ao serviço da população, em particular na região alentejana.

Clique aqui para aceder ao regulamento

Candidaturas Prémio Vasco Vilalva.  Edição 2014

Encontro Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospetiva

quinta-feira, 27 de Novembro de 2014 - sábado, 29 de Novembro de 2014
 

Lisboa, FCSH/UNL, Edifício ID, 4.º piso, salas multiusos 2 e 3

Designa-se por “patrimonialização” o processo de identificar os valores culturais, de os reconhecer socialmente e de, assim, constituir património. Deste processo resultam uma espécie de sedimentação patrimonial e necessidades de gestão das realidades contemporâneas e do uso dos bens que se pretendem salvaguardar ou preservar. É objetivo deste encontro promover uma reflexão multidisciplinar que contribua para compreender e para atuar nos processos de patrimonialização e/ou de uso, transmissão e gestão sustentável de patrimónios.

Clique aqui para aceder ao programa do encontro.

Encontro Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospetiva

Colóquio: Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão

quarta-feira, 26 de Novembro de 2014 - sexta-feira, 28 de Novembro de 2014
 

Setúbal, Baluarte de Nossa Senhora da Conceição, Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo

Encontro promovido pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, em conjunto com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o objetivo atualizar a historiografia das casas religiosas de Setúbal e Azeitão (i.e complexos monástico-conventuais, igrejas paroquiais e ermidas, entre outras) e seus acervos documentais.

Clique aqui para aceder ao programa do colóquio

Colóquio: Casas Religiosas de Setúbal e Azeitão

Jornadas SIPA 2014

segunda-feira, 24 de Novembro de 2014
 

Lisboa, Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, das 9h00 às 18h30

As Jornadas SIPA 2014, coorganizadas pelo SIPA/IHRU e o Instituto Superior Técnico, têm por objetivo aprofundar o tema das relações entre investigação e inventariação, sublinhando as virtudes de uma estreita articulação entre, por um lado, a inventariação programada e sistemática de determinados objetos arquitetónicos e urbanísticos, quaisquer que eles sejam e onde quer que se encontrem, e, por outro, a produção historiográfica nas áreas da Arquitetura e do Urbanismo.

Clique aqui para aceder ao programa das jornadas

Jornadas SIPA 2014

I Seminário de História das Coleções. Investigação recente e novos olhares. Da Cotovia ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência

quarta-feira, 19 de Novembro de 2014 - sexta-feira, 21 de Novembro de 2014
 

Lisboa, MUHNAC-Universidade de Lisboa, Auditório Manuel Valadares

Primeira edição do Seminário de História de Coleções (SHC), que, este ano, tem por objeto o estudo e a apresentação das coleções científicas do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, herdeiras de perto de 400 anos de estudo das ciências em Portugal e reveladoras das práticas e discursos produzidos nas instituições ancoradas no espaço da antiga colina da Cotovia, desde o colégio jesuíta (1619) à Faculdade de Ciências (1911).

Com uma autonomia relativamente recente, mas tendo sido alvo de um forte impulso nos últimos tempos, a história das coleções não só ilumina a história das disciplinas nelas representadas como também a investigação contemporânea nas próprias disciplinas que representam, os processos científicos associados à constituição das coleções, o trânsito de conhecimento e de objetos entre pessoas, instituições e países, o comércio e as trocas comerciais e, mais geralmente, a história política e social, que lhes serve de enquadramento. A importância e a transversalidade do tema, assim como a necessidade de o aprofundar e estruturar, conduziram o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa a organizar, a partir deste ano, e com uma edição anual, o SHC.

Clique aqui para mais informações

I Seminário de História das Coleções. Investigação recente e novos olhares. Da Cotovia ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Colóquio Internacional 74 14 SAAL # Arquitectura

sexta-feira, 14 de Novembro de 2014 - domingo, 16 de Novembro de 2014
 

Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Colégio de S. Jerónimo, Largo de D. Dinis.

O colóquio, organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em parceria com a Fundação de Serralves, visa debater o SAAL – Serviço Ambulatório de Apoio Local, programa arquitetónico que marcou o Portugal do pós-25 de Abril (Agosto de 1974- Outubro de 1976) e que procurou, segundo um processo participativo, envolvendo arquitetos e populações carenciadas, oferecer melhores condições habitacionais.

O objetivo do colóquio é debater o SAAL, enquanto modelo histórico, à luz da circunstância contemporânea. O SAAL serve-nos, ainda hoje, para questionar e debater os temas e os desafios colocados pela questão da habitação, bem como a sua relação de proximidade com a arquitetura.

Entre 21 de abril e 15 de junho de 2014 decorre a call for papers, pelo que a comunidade científica e profissional é convidada a enviar propostas de comunicação sobre os seguintes temas: 74-14 SAAL — Arquitectura # Portuguesa; 74-14 SAAL — Arquitectura # Autónoma; 74-14 SAAL — Arquitectura # Inclusiva; 74-14 SAAL — Arquitectura # Transrelacional.

Clique aqui para obter informação adicional.

Colóquio Internacional 74 14 SAAL # Arquitectura

Seminário internacional: «Documentos y monumentos. La tradición mediterrânea»

terça-feira, 11 de Novembro de 2014 - quinta-feira, 13 de Novembro de 2014
 

Alhambra, Palácio Carlos V, Conjunto Monumental de Alhambra e Generalife

Este seminário internacional da Secção de Arquivos de Arquitetura do Conselho Internacional de Arquivos (ICA/SAR) tem como objetivo promover o debate interdisciplinar e internacional entre profissionais de várias áreas ligados ao património arquitetónico, particularmente entre aqueles que nele intervêm e aqueles que trabalham e conservam as fontes documentais que podem servir de apoio à intervenção.

Clique aqui para aceder ao programa do encontro.

Seminário internacional: «Documentos y monumentos. La tradición mediterrânea»

Conferência Marques da Silva 2014: Arquitectura, a Praça da Autonomia e o Boulevard da Epistemologia

quinta-feira, 23 de Outubro de 2014 - quinta-feira, 23 de Outubro de 2014
 

Porto, FAUP, Auditório Fernando Távora, às 18:30h.

Oitava edição das Conferências Marques da Silva, uma iniciativa anual da Fundação Marques da Silva, em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, este ano a cargo de José António Bandeirinha que propõe uma reflexão sobre as bases da autonomia da Arquitetura, convocando, para esse fim, argumentos de ordem histórica que possam ajudar a perspetivar o entendimento da sua contemporaneidade.

Clique aqui para mais informações.

Conferência Marques da Silva 2014: Arquitectura, a Praça da Autonomia e o Boulevard da Epistemologia

Colóquio: LX Conventos — Da cidade Sacra à Cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX

segunda-feira, 20 de Outubro de 2014 - terça-feira, 21 de Outubro de 2014
 

Lisboa, auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Segunda apresentação pública de resultados do projeto de investigação coordenado por Raquel Henriques da Silva, com o objetivo de estudar, de forma sistemática e integrada, o impacto da extinção das ordens religiosas no desenvolvimento, funções e imagem da nova cidade liberal.

Clique aqui para aceder ao programa do evento

Colóquio: LX Conventos — Da cidade Sacra à Cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja: Comunicar Património

sábado, 18 de Outubro de 2014 - sábado, 18 de Outubro de 2014
 

Torre de Moncorvo, Igreja da Misericórdia

A 4.ª edição da comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, conjuntamente com a Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda, tem como tema "Comunicar Património", debruçando-se sobre a divulgação do património religioso em Portugal.

Clique aqui para mais informações.

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja: Comunicar Património

Apresentação: "Guia de Inventário do Azulejo in situ"

quarta-feira, 8 de Outubro de 2014 - quarta-feira, 8 de Outubro de 2014
 

Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala 5.2, 18.00h.

Nesta sessão do AzLab pretende-se discutir a utilidade do inventário, tendo por base o Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, desenvolvido desde 2009 pela Rede e Museu Nacional do Azulejo e Sistemas do Futuro. O resultado desse trabalho de inventário, que também tem a colaboração do IHRU, pretende contribuir para uma uniformização da linguagem com o objectivo de integrar e articular entre si os diversos inventários de azulejo.

Participam na discussão Rosário Salema de Carvalho, da Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões, Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo e Paula Figueiredo, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana/Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA).

Clique aqui para mais informações.

Apresentação: "Guia de Inventário do Azulejo in situ"

Jornadas Europeias do Património 2014: Património, sempre uma descoberta

sexta-feira, 26 de Setembro de 2014 - domingo, 28 de Setembro de 2014
 

Iniciativa anual do Conselho da Europa, promovida em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural, as Jornadas Europeias do Património são, este ano, subordinadas ao tema Património, sempre uma descoberta, com o qual se procura chamar a atenção para a permanente novidade que o património cultural, construído ou imaterial, encerra, e que nos é transmitida através de uma constante atualização de conhecimentos, e da forma como estes podem contribuir para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade.

As jornadas contarão com cerca de 500 atividades que se desenvolvem por todo o território nacional (continente, Açores e Madeira), distribuídas por 130 concelhos, com a participação de 310 entidades públicas e privadas, oferecendo um programa vasto e diversificado que engloba: 7 animações de rua, 53 oficinas pedagógicas/workshops, 2 concursos, 11 projeções de documentários/filmes, 47 encontros/conferências, 59 espetáculos artísticos, 34 exposições, 6 feiras/festivais, 5 jogos tradicionais, 4 lançamentos de publicações, 17 peddy/rally papers, 6 recriações e encenações históricas, 23 rotas patrimoniais/itinerários culturais, 2 sessões de leitura, 198 visitas guiadas/percursos orientados, e 27 outras atividades variadas.

Clique aqui para aceder ao programa do evento.

Jornadas Europeias do Património 2014: Património, sempre uma descoberta

Conferência: ICAM 17

domingo, 21 de Setembro de 2014 - domingo, 28 de Setembro de 2014
 

Montreal, Canadian Centre of Architecture (CCA)
Nova Iorque, Museum of Modern Art (MoMA)

A conferência, co-organizada pelo CCA, pelo MoMA e pela Avery Library of Columbia University, começa em Montreal, Canadá, no dia 21 de setembro e termina em Nova Iorque, no dia 28 de setembro.
Durante os sete dias da conferência, terão lugar diversas sessões sobre temas como os novos materiais digitais e os arquivos, ou o papel das coleções de fotografia nos museus ou nos centros de arquitetura. Haverá, ainda, visitas especiais por vários pontos de ambas as cidades e uma sessão final que contará com a colaboração de várias instituições ligadas ao tema dos arquivos e da contemporaneidade.

Clique aqui para consultar o programa.

Conferência: ICAM 17

Exposição: Eduardo Nery. Sol e outras pinturas (2012-2013)

sexta-feira, 19 de Setembro de 2014 - domingo, 30 de Novembro de 2014
 

Lisboa, Museu da Eletricidade, espaço Cinzeiro 8

Mostra de homenagem ao artista plástico recentemente falecido, comissariada por João Pinharanda, apresenta um conjunto coerente de obras produzidas pelo autor na fase final da sua vida, nas quais recupera exercícios de Op Art que o distinguiram nos anos de 1960 e 1970.

Simultaneamente, decorrem ateliês e visitas temáticas.

Clique aqui para aceder ao programa.

Exposição: Eduardo Nery. Sol e outras pinturas (2012-2013)

Seminário: Regime Excecional para a Reabilitação Urbana

terça-feira, 29 de Julho de 2014 - terça-feira, 29 de Julho de 2014
 

Lisboa, Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Organização conjunta do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e do Instituto da Construção e do Imobiliário.

Seminário: Regime Excecional para a Reabilitação Urbana

Exposição O respeito e a disciplina que a todos se impõe

quinta-feira, 24 de Julho de 2014 - domingo, 2 de Novembro de 2014
 

Lisboa, MUDE - Museu do Design e da Moda

Com curadoria de João Paulo Martins, esta exposição foi concebida no âmbito do projeto de investigação Móveis Modernos. 1940/1980, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em parceria com o SIPA e apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com o objetivo de estudar a atividade da Comissão para Aquisição de Mobiliário (CAM), criada em 1940, no seio da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), para adquirir mobiliário e equipar os edifícios públicos e os monumentos do país.

A exposição é acompanhada por um catálogo que apresenta as peças expostas, juntamente com o contributo de investigadores que têm vindo a trabalhar sobre o universo da arquitetura de interiores de encomenda pública em Portugal no período em questão.

Clique aqui para mais informações

Exposição O respeito e a disciplina que a todos se impõe

Encontro Arquivos Científicos

quinta-feira, 3 de Julho de 2014 - sexta-feira, 4 de Julho de 2014
 

Lisboa, Auditório 2, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Torre B, 3.º andar)

Encontro promovido pelo Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e pelo Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o objetivo contribuir para um melhor conhecimento da produção arquivística e documental no domínio da investigação e da gestão da atividade científica.

O património arquivístico ligado à história e à preservação da memória da Ciência encontra-se à guarda de uma multiplicidade de instituições, são arquivos produzidos por entidades coletivas e singulares que se dedicaram e/ou dedicam a atividades de investigação científica, ou a atividades relacionadas com a prática científica, como o planeamento, o aconselhamento, o financiamento e a coordenação da investigação ou a cooperação internacional, pelo que urge, não só identificar, preservar e divulgar a sua existência, como criar metodologias próprias para o seu tratamento e organização, assim como conhecer o perfil dos seus utilizadores, as suas necessidades e expectativas.

Clique aqui para mais informações

Encontro Arquivos Científicos

Conferência: Architectural museums and centers

sexta-feira, 23 de Maio de 2014 - sexta-feira, 23 de Maio de 2014
 

Fundação Marques da Silva. Porto, Palacete Lopes Martins, Praça Marquês de Pombal, nº30-44

Segunda conferência do ciclo Container & content: Intersections between museology and architecture, organizado com o objetivo de discutir a problemática da comunicação em arquitetura, refletindo sobre a recente constituição de museus e centros de arquitetura, a sua configuração institucional e o papel que podem desempenhar na promoção do pensamento crítico e na construção da cidadania.

Nesta sessão, moderada pela arquiteta Helena Barranha, a Fundação Marques da Silva reúne os diretores das instituições que gerem e representam o legado de dois arquitetos referenciais do Movimento Moderno, Le Corbusier (1887-1965) e Alvar Aalto (1898-1976), respetivamente Michel Richard e Tommi Lindh, que apresentarão comunicações sobre o trabalho realizado pelas fundações que dirigem.

Clique aqui para aceder ao programa

Conferência:  Architectural museums and centers

Workshop: Politics and aesthetics on the move. The uses of architecture in Fascism and Dictatorial Regimes

sexta-feira, 16 de Maio de 2014 - sexta-feira, 16 de Maio de 2014
 

Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da UL

Este workshop contará com a presença dos especialistas Roger Griffin (Oxford Brookes University), Aristotle Kallis (University of Lancaster), Sultana Wahnón (Universidad de Granada), Rita Almeida de Carvalho e António Costa Pinto (ambos da Universidade de Lisboa).

A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.

Clique aqui para aceder ao programa.

Workshop: Politics and aesthetics on the move. The uses of architecture in Fascism and Dictatorial Regimes

Sessão pública de apresentação da iniciativa i-GEO

segunda-feira, 12 de Maio de 2014 - segunda-feira, 12 de Maio de 2014
 

Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, 11h00 - 12h30

Sessão pública de apresentação da iniciativa i-GEO

Apresentação do livro "Habitação para o Maior Número. Portugal, os anos de 1950-1980"

segunda-feira, 12 de Maio de 2014 - segunda-feira, 12 de Maio de 2014
 

Lisboa, Sede da Ordem dos Arquitectos, Sala Nuno Teotónio Pereira, às 17h30

Esta edição resultou de uma iniciativa do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana viabilizada por uma parceria editorial com a Câmara Municipal de Lisboa. Coordenada cientificamente pelo arquiteto Nuno Portas, esta publicação informa e reflete sobre as principais políticas públicas, os programas e projetos de habitação social em Portugal entre 1950-1980 (com destaque para a atividade, entre outras entidades, da Federação das Caixas de Previdência, do Fundo de Fomento da Habitação, do Instituto Nacional de Habitação e da Câmara Municipal de Lisboa), bem como sobre os seus resultados urbanísticos e arquitetónicos, com especial enfoque na cidade de Lisboa.

A obra, que é simultaneamente uma homenagem ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira pelo protagonismo por este assumido no domínio e período referidos, conta com os contributos de autores que, a distintos títulos, colaboraram ativamente para a melhoria das condições habitacionais do país, bem como de outros autores que entretanto estudaram, reflexivamente, alguns temas desses períodos em programas mais significativos: António Baptista Coelho, António Fonseca Ferreira, Carlos Duarte, Francisco da Silva Dias, José António Bandeirinha, Margarida Souza Lôbo, Maria Tavares, Nuno Portas, Raul da Silva Pereira, Virgílio Borges Pereira e Vítor Matias Ferreira.

Apresentação do livro "Habitação para o Maior Número. Portugal, os anos de 1950-1980"

Simpósio SAAL: Em Retroprospetiva

sábado, 10 de Maio de 2014 - sábado, 10 de Maio de 2014
 

Porto, Fundação de Serralves, Auditório, das 9h30 às 18h30

Pretende-se neste simpósio debater o SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) e refletir, de forma retroprospetiva, sobre as virtualidades dos processos participativos em arquitetura, não esquecendo as questões arquitetónicas internas, por vezes subsumidas no debate ideológico.

O simpósio conta com as presenças de Delfim Sardo, Nuno Portas, Raquel Varela, Joaquim Moreno, Liliana Coutinho, Pedro Bandeira, Pedro Clarke, Jorge Figueira, Álvaro Siza Vieira, Raúl Hestnes Ferreira, Eduardo Souto de Moura, José António Bandeirinha e Alexandre Alves Costa.

Clique aqui para aceder ao programa.

Simpósio SAAL: Em Retroprospetiva

Workshop: Fotografia Investigação Arquivo

quarta-feira, 7 de Maio de 2014 - quinta-feira, 8 de Maio de 2014
 

Lisboa, Auditório do Museu Nacional do Teatro

O Museu Nacional do Teatro organiza o presente seminário com o duplo objetivo de dar a conhecer o longo e intenso trabalho que tem vindo a realizar de inventário, investigação e digitalização das suas coleções de fotografia teatral, e de, simultaneamente, promover a troca de conhecimentos entre profissionais de diversas instituições a desenvolver trabalho na área da investigação em fotografia.

Assim, para além do MNT participarão no workshop outras entidades da Direção-Geral do Património Cultural e diversas instituições, como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa, o Arquivo Histórico Ultramarino, a Casa do Infante do Porto, o Arquivo Municipal da Figueira da Foz e o Arquivo Municipal de Évora. Igualmente de destacar é a presença de investigadores de vários centros universitários como o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa que apresentarão comunicações sobre investigações nesta área já realizadas ou em curso.

De entre o trabalho efetuado pelo MNT sublinhe-se a investigação desenvolvida sobre o espólio do fotógrafo Joaquim da Silva Nogueira, que se revelou fundamental para o estudo do teatro português no período de 1918-1950, assim como do retrato fotográfico em Portugal no mesmo período de tempo.

Clique aqui para aceder ao programa

Workshop: Fotografia Investigação Arquivo

Seminário: La cultura de ocio en la Costa del Sol como objeto patrimonial. Torremolinos (1959-1979)

terça-feira, 29 de Abril de 2014 - terça-feira, 29 de Abril de 2014
 

Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra — Sala 1, Colégio de S. Jerónimo, Largo de D. Dinis, às 18h00

Palestra da responsabilidade de Alberto Garcia Moreno (Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad de Málaga), seguida de debate com Susana Lobo (Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra), moderado por Gonçalo Canto Moniz (Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra).

Clique aqui para obter informação adicional.

Seminário: La cultura de ocio en la Costa del Sol como objeto patrimonial. Torremolinos (1959-1979)

Colóquio Rede PHI Portugal: Experiências no Campo de Projectos Patrimoniais

segunda-feira, 28 de Abril de 2014 - segunda-feira, 28 de Abril de 2014
 

Coimbra, Casa da Escrita, Rua João Jacinto n.º 8, das 14h30 às 19h15

Integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra e organizado pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade, o colóquio conta com a presença de Jorge Figueira, Ana Vaz Milheiro, Fátima Fernandes, José Miguel Rodrigues, Maria Manuel Oliveira, Ana Tostões, Maryan Alvarez-Bullan e Alexandre Alves Costa.

Colóquio Rede PHI Portugal: Experiências no Campo de Projectos Patrimoniais

Protesto

quinta-feira, 24 de Abril de 2014 - sexta-feira, 30 de Maio de 2014
 

Lisboa, Sociedade Nacional de Belas-Artes, Galeria Pintor Fernando de Azevedo

Na mostra PROTESTO, a terceira de um conjunto de quatro exposições que constituem o projeto "Devolver a Sociedade à Cidade", reúnem-se imagens-documento, palavras, sons, de ontem e de hoje, de Eduardo Nery, Ana Hatherly, António Sena da Silva, José de Guimarães, Capicúa e Ricardo Costa

Clique aqui para obter informação adicional.

Protesto

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) — Lugares de Memória. “Dia Aberto” no Forte de Sacavém

quarta-feira, 16 de Abril de 2014 - quarta-feira, 16 de Abril de 2014
 

Lugares de Memória é o tema proposto pelo ICOMOS Internacional (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para a celebração do DIMS em 2014, cuja programação e coordenação do evento cabe à Direção-Geral do Património Cultural.

O SIPA associa-se às comemorações com a realização de um “dia aberto” no Forte de Sacavém, no âmbito do qual terão lugar 2 visitas guiadas às suas instalações.

As visitas, com cerca de 1.30h. cada, decorrem em dois períodos distintos (manhã — 10.00h/ 11.30h.; tarde — 15.00h./ 16.30h.). Os grupos têm uma lotação máxima de 20 pessoas, pelo que as visitas estão sujeitas a inscrição prévia.

Inscrições: Paula Tereno, telefone 219427780 ext. 3018, e-mail — pasilva@ihru.pt.

Clique aqui para mais informações.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) — Lugares de Memória. “Dia Aberto” no Forte de Sacavém

Programa "Trinta anos do Gabinete de Urbanização Colonial em África"

sábado, 1 de Fevereiro de 2014 - sábado, 1 de Fevereiro de 2014
 

Programa TSF "Encontros com o Património"

Nesta emissão vamos conhecer as últimas três décadas da presença centenária dos portugueses no continente africano.

Programa "Trinta anos do Gabinete de Urbanização Colonial em África"

Seminário de Cultura Material "Hospitais com História: novas abordagens e metodologias de investigação"

quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014 - quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014
 

Lisboa, Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, Anfiteatro Manuel Valadares, a partir das 14:30h.

Organizado pelo Departamento de História e Cultura Material do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, com o apoio do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da FCT-UNL, este seminário tem por objetivo promover a reflexão e a discussão interdisciplinar sobre os edifícios hospitalares de interesse histórico e patrimonial, contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre estes mesmos espaços.

Clique aqui para aceder ao programa do evento.

Seminário de Cultura Material "Hospitais com História: novas abordagens e metodologias de investigação"

Conferência: Exploring the colonies: European colonial architecture and town planning (c.1850-1970)

terça-feira, 21 de Janeiro de 2014 - terça-feira, 21 de Janeiro de 2014
 

Delft, Holanda, University of Technology, Faculty of Architecture and The Built Environment

Conferência internacional realizada no âmbito do projeto "Creating a digital repository for sources on European colonial architecture and town planning (c.1850-1970)", uma iniciativa do departamento de História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Delft’s University of Technology, que tem por principal objetivo a criação de um repositório digital multilingue, de acesso aberto, sobre a arquitetura e o urbanismo desenvolvido pelas várias potências coloniais europeias nos seus antigos territórios ultramarinos, no período compreendido entre meados do século XIX e o último quartel do século XX.

A conferência reunirá especialistas de vários países que apresentarão comunicações sobre vários aspetos do património arquitetónico de países como Angola, Eritreia, Nigéria, África do Sul, Moçambique, Índia e Indonésia.

Clique aqui para aceder ao programa.

Conferência: Exploring the colonies: European colonial architecture and town planning (c.1850-1970)

Conferência: “África — Visões do Gabinete de Urbanização Colonial 1944-1974”

quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014 - quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014
 

Lisboa, Centro Cultural de Belém, Pequeno Auditório, das 16.30 horas às 18.30 horas

Conferência realizada no âmbito da exposição patente na Garagem Sul do CCB, conta com a presença da socióloga Monique Eleb, que apresentará uma palestra sobre Experiências arquitetónicas da França Colonial e da arquiteta Ângela Mingas que abordará o tema da Recetividade popular em Angola do património arquitetónico do período colonial. No final da conferência será realizada uma mesa-redonda com alguns dos investigadores do projecto "Os Gabinetes de Urbanização Colonial: cultura e prática arquitetónica”.

Clique aqui para mais informação.

Conferência: “África — Visões do Gabinete de Urbanização Colonial 1944-1974”

Submission of abstracts: 21st International Seminar on Urban Form — Our common future in urban morphology

segunda-feira, 13 de Janeiro de 2014 - sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014
 

Porto, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 3 a 6 de Julho de 2014.

Subordinada ao tema “Our common future in urban morphology”, a vigésima primeira conferência do International Seminar on Urban Form (ISUF), organização internacional que acolhe a Rede Portuguesa de Morfologia Urbana (PNUM), tem este ano por anfitriã a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É seu objetivo refletir sobre o papel crucial que o ambiente tem no debate sobre a forma física das cidades, evocando a necessidade de identificar os temas fundamentais que deverão constar da agenda da morfologia urbana para os próximos anos e qual o contributo que os investigadores desta área poderão fornecer para um melhor planeamento das cidades.

Clique aqui para obter mais informação.

Submission of abstracts: 21st International Seminar on Urban Form — Our common future in urban morphology

Visitas guiadas à exposição: "África – Visões do Gabinete de Urbanização Colonial"

sábado, 11 de Janeiro de 2014 - sábado, 15 de Fevereiro de 2014
 

Lisboa, Centro Cultural de Belém, Garagem Sul – Exposições de Arquitetura, às 15.00 horas

Durante os meses de janeiro e fevereiro decorrem visitas guiadas à exposição "África — Visões do Gabinete de Urbanização Colonial". Trata-se de visitas temáticas, orientadas por diversos investigadores do projeto de investigação "Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitetónica", que esteve na origem da presente mostra, e que procurarão apresentar diferentes leituras sobre o trabalho realizado pelos sucessivos gabinetes coloniais de urbanização, entre 1944-1974.

11 de janeiro — O futuro tem passado: arquivos coloniais portugueses de arquitetura e urbanismo em África, por Ana Cannas e Manuela Portugal.

18 de janeiro — A arquitetura de origem portuguesa no mundo e o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA), por Cláudia Morgado e Tiago Lourenço.

25 de janeiro — Lições transcontinentais: os arquitetos do Gabinete e os professores da Architectural Association, por Jorge Figueira.

1 de fevereiro— Luís Possolo, um arquiteto do Gabinete de Urbanização do Ultramar, por José Luís Saldanha.

15 de fevereiro — Planos urbanos e de desenvolvimento: o caso de Lourenço Marques/Maputo, por Paulo Tormenta Pinto.

Clique aqui para mais informações.

Visitas guiadas à exposição: "África – Visões do Gabinete de Urbanização Colonial"

Exposição: O Exótico nunca está em casa? A China na faiança e no azulejo portugueses (séculos XVII-XVIII)

terça-feira, 17 de Dezembro de 2013 - domingo, 29 de Junho de 2014
 

Lisboa, Museu Nacional do Azulejo

Ao longo do ano de 2013, o Museu Nacional do Azulejo assinalou os 500 anos de contactos luso-chineses, iniciados com o desembarque de Jorge Álvares no sul da China, em 1513, promovendo diversas iniciativas. A exposição que agora inaugura insere-se, assim, nestas comemorações, nela são apresentadas 75 peças de faiança e azulejo portugueses, dos séculos XVII e XVIII, com representações de paisagens e cenas quotidianas da longínqua China, provenientes do acervo do MNAz, de outras instituições de coleções particulares.

Clique aqui para mais informações.

Exposição: O Exótico nunca está em casa? A China na faiança e no azulejo portugueses (séculos XVII-XVIII)

África – Visões do Gabinete de Urbanização Colonial

sábado, 7 de Dezembro de 2013 - sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2014
 

Lisboa, Centro Cultural de Belém, Garagem Sul – Exposições de Arquitetura

Com curadoria de Ana Vaz Milheiro (pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), com Ana Canas (pelo Instituto de Investigação Científica e Tropical) e João Vieira (pelo SIPA) esta exposição representa o culminar do projeto de investigação Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitetónica, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e desenvolvido ao longo do triénio 2010-2013 pelas três entidades atrás mencionadas.

Assentando na análise, inventariação e catalogação do trabalho realizado pelos sucessivos gabinetes coloniais de urbanização, entre 1944-1974, o projeto de investigação constituiu-se como o primeiro estudo sistemático e global sobre a cultura e a prática arquitetónica destes serviços, a sua composição hierárquica, a sua forma de relacionamento com outras entidades e a amplitude de aplicação dos projetos dos gabinetes no território ultramarino (sua efetiva materialização).

Resultado deste trabalho, a mostra que agora se apresenta e que surge do convite lançado pelo CCB, em Janeiro de 2012, aos agentes culturais portugueses para a apresentação de sugestões a integrar na sua programação, propõe um percurso por uma paisagem africana desenhada (e inventada) a partir do coração da metrópole, em Lisboa, no período final da colonização portuguesa (1944-1974).

A completar a leitura experiente dos investigadores, surge a interpretação do trabalho dos gabinetes feita por alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, que contactaram com o projeto durante as sessões de História de Arquitectura Portuguesa no ano letivo de 2012/2013, e que agora é sintetizada nos redesenhos que formam o tapete de chão e nas maquetas expostas.

Clique aqui para mais informações.

África – Visões do Gabinete de Urbanização Colonial

Munique 1800. A cidade e a arquitetura

sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013 - sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013
 

Lisboa, Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, às 17h30

Conferência proferida por Harald Giess, conservador-mor do Gabinete do Património da Baviera e responsável pelos serviços de preservação da cidade de Munique, realiza-se no âmbito da exposição Manuel José Herigoyen (1746-1817) vida e obra, resultado de uma parceria entre a Direção Geral do Património Cultural e o Gabinete do Património da Baviera.

Clique aqui para mais informações

Munique 1800. A cidade e a arquitetura

II Encontro de Património Azulejar: o Azulejo Hoje

quinta-feira, 5 de Dezembro de 2013 - sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013
 

Lisboa, Teatro Aberto

Organizado no âmbito do PISAL — Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa, o encontro abordará o azulejo no espaço público de Lisboa, discutido a partir de quatro grandes temas: Projeto, Produção, Conservação e Investigação, para o que conta com a participação de especialistas, criativos, investigadores, museus, empresas e outras instituições. No dia 5 será exibido um video-tributo a Eduardo Nery.

Clique aqui para aceder ao programa.

II Encontro de Património Azulejar: o Azulejo Hoje

Fernando Távora "Minha Casa" — Conferências

quinta-feira, 5 de Dezembro de 2013 - quinta-feira, 12 de Dezembro de 2013
 

Auditório Fernando Távora, FAUP, pelas 18h30

Ciclo de conferências realizado no âmbito do programa da Figura Eminente U. Porto 2013: Fernando Távora, visa promover a compreensão e o reconhecimento da originalidade do contributo de Fernando Távora no quadro da arquitetura europeia do século XX.

A conferência inaugural, a decorrer no próximo dia 5 de dezembro, tem por tema "Le Corbusier: se puede evitar la revolución" e estará a cargo de Juan Lahuerta, arquiteto, professor titular de Historia del Arte y de la Arquitectura na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad Politécnica de Barcelona, autor de um estudo recente sobre o arquiteto suíço.

A segunda conferência, subordinada ao tema "Injertos y enraizamientos", será proferida por Juan Lluis Trillo Leyva e terá lugar no próximo dia 12 de dezembro.

Clique aqui para mais informações

Fernando Távora "Minha Casa" — Conferências

Exposição: Memória e intervenção: 150 anos da Associação dos Arqueólogos Portugueses

quarta-feira, 20 de Novembro de 2013 - sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014
 

Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, Galeria Piso 1

Com o objetivo de documentar a história da mais antiga instituição dedicada ao património cultural português e do seu museu, no ano em que completa 150 anos de existência, realiza-se a presente mostra que procura documentar a forma como a AAP foi evoluindo ao longo deste século e meio, e o modo como se soube adaptar às grandes transformações económicas, sociais e políticas ocorridas ao longo deste período, em que o país passou da Monarquia Constitucional à República, sofreu a Ditadura Nacional e o Estado Novo, conquistou a democracia e aderiu à Comunidade Europeia.

Clique aqui para mais informações

Exposição: Memória e intervenção: 150 anos da Associação dos Arqueólogos Portugueses

III Colóquio Internacional “A Nova Lisboa Medieval”: Gentes, Espaços e Poderes

quarta-feira, 20 de Novembro de 2013 - sexta-feira, 22 de Novembro de 2013
 

Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Auditório 1

Subordinada ao tema “Gentes, Espaços e Poderes” a terceira edição do colóquio, organizado pelo Instituto de Estudos Medievais, tem por objetivo promover a discussão e a reflexão interdisciplinar sobre a Lisboa medieval, a partir dos recentes e inovadores contributos para a história da cidade decorrentes das investigações realizadas no campo da história, da arqueologia, da literatura e da história da arte. Pretende-se, assim, fomentar novas abordagens interdisciplinares, a partir das quais se possa dar conta das diferentes dimensões de um núcleo urbano muito complexo, que era uma das cidades mais dinâmicas do sudoeste peninsular e que cedo se converteria na própria cabeça do reino português.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

III Colóquio Internacional “A Nova Lisboa Medieval”: Gentes, Espaços e Poderes

Colóquio O Vinho, a Vinha e o Património

sexta-feira, 15 de Novembro de 2013 - sexta-feira, 15 de Novembro de 2013
 

Borba, Pavilhão de Eventos

A vila de Borba floresceu, entre os séculos XVIII e XIX, em estreita ligação com a atividade agrícola, nomeadamente do vinho e das vinhas. A evolução da economia regional motivou a expansão de novas ruas e avenidas com as suas casas nobres, de tipologia funcional com dois pisos destinados à habitação e à produção vinícola. Surgem, assim, neste vale marmóreo, paisagens revestidas de vinhas e de casas apalaçadas com os seus lagares de produção.

O presente colóquio, organizado pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CEHAP), com o apoio do Município de Borba, tem por objetivo estudar e divulgar esta paisagem e o seu património.

Clique aqui para aceder ao programa.

Colóquio O Vinho, a Vinha e o Património

Encontro: M&M Museus e Monumentos: Comunicar Inovar e Sustentar

sexta-feira, 15 de Novembro de 2013 - sexta-feira, 15 de Novembro de 2013
 

Tomar, Convento de Cristo

Contribuir, através de uma reflexão conjunta, para uma alteração da relação do património cultural com o público, criando modelos de sustentabilidade para um património que é indispensável ao desenvolvimento da qualidade de vida da sociedade contemporânea constitui o principal objetivo deste encontro.

Clique aqui para aceder ao programa.

Encontro: M&M Museus e Monumentos: Comunicar Inovar e Sustentar

Apresentação da RP — Revista Património, n.º 1

segunda-feira, 11 de Novembro de 2013 - segunda-feira, 11 de Novembro de 2013
 

Lisboa, Lx Factory, Livraria Ler Devagar, 19:00 horas

A Direção-Geral do Património Cultural e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda apresentam ao público a nova edição “Revista Património”, resultado de uma parceria entre as duas entidades.

Coordenada por Manuel Lacerda, a nova revista, bianual, terá como enfoque o património cultural, procurando abranger diversos temas, como a reabilitação do património urbano, a arquitetura, a conservação e o restauro, bem como a recuperação de monumentos. O primeiro número tem como objeto central de análise o património urbano e a sua reabilitação.

Clique aqui para mais informações.

Apresentação da RP — Revista Património, n.º 1

Conjuntos monásticos, recuperação e reutilização

sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 - sexta-feira, 25 de Outubro de 2013
 

Alcobaça, Mosteiro de Alcobaça, refeitório

Durante séculos, os espaços conventuais foram local de refúgio, de recolhimento e oração, de aprendizagem, de criação e de defesa em tempos de guerra; foram, igualmente, e em simultâneo, importantes elementos definidores do espaço e geradores de cidade. Hoje, alterados por séculos de vivências diversas, perderam em grande parte a sua função religiosa e albergam novos usos e novas práticas. O sentido actual destes monumentos é o mote para a reflexão que se pretende com este encontro, onde serão apresentados casos e reflexões por investigadores e especialistas, e promovido o debate entre os participantes.

Clique aqui para aceder ao programa do encontro

Conjuntos monásticos, recuperação e reutilização

Conferência Marques da Silva 2013. Arquitectura e Património. Dos tempos da História ao tempo do Projecto

quinta-feira, 24 de Outubro de 2013 - quinta-feira, 24 de Outubro de 2013
 

Porto, Auditório Fernando Távora, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Subordinada ao tema "Arquitectura e Património. Dos tempos da História ao tempo do Projecto" tem lugar a sétima edição das Conferências Marques da Silva, ciclo de palestras anualmente organizado pela Fundação Marques da Silva, com o apoio da FAUP e inserido na programação da ARQ OUT, que este ano terá como conferencista convidado o arquiteto Gonçalo Byrne.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Conferência Marques da Silva 2013. Arquitectura e Património. Dos tempos da História ao tempo do Projecto

feira do patrimonio.pt

sexta-feira, 18 de Outubro de 2013 - domingo, 20 de Outubro de 2013
 

Lisboa, Museu de Arte Popular

Sob o tema “Economia do Património”, este evento, com que a Spira — revitalização patrimonial assinala o primeiro aniversário da disponibilização on-line de património.pt, pretende promover o encontro entre os profissionais do meio e, simultaneamente, através do alargamento a outros agentes económicos dos sectores da Cultura, Economia e do Turismo, criar uma sinergia potenciadora de novos negócios e do fortalecimento de um mercado com grande potencial de desenvolvimento.

Apesar de pensada primeiramente para os profissionais do património, a feira é também dirigida ao público em geral, contando com uma forte programação paralela que incluirá concertos, animação pedagógica, workshops, técnicas tradicionais ao vivo e pequenas apresentações. Conta, ainda, no primeiro dia, com o seminário internacional "Património, Economia, Turismo: um Caminho de Futuro".

O SIPA participará nesta iniciativa, através da comercialização da revista Monumentos, uma edição de referência no domínio do património arquitetónico e urbanístico, com descontos de 50 a 75% sobre o PVP de origem.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

feira do patrimonio.pt

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

sexta-feira, 18 de Outubro de 2013 - sexta-feira, 18 de Outubro de 2013
 

Coimbra, Igreja de São Salvador e Museu Nacional Machado de Castro

Subordinadas ao tema "Thesaurus: Inventário dos Bens Culturais da Igreja", as comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja deste ano pretendem constituir um espaço de reflexão e de partilha, onde serão apresentadas novas propostas de atuação, avaliadas as dificuldades encontradas na elaboração do inventário dos bens culturais da Igreja e debatidos os principais desafios encontrados.

Clique aqui para aceder ao programa do evento.

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja

Manuel José Herigoyen (1746-1817) vida e obra. Um arquiteto português no reino da Baviera

sexta-feira, 18 de Outubro de 2013 - domingo, 15 de Dezembro de 2013
 

Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos, Antigo Refeitório.

Nascido em Portugal em 1746, Manuel José Herigoyen foi engenheiro, arquiteto e decorador numa conjugação de saberes, atividade e obra de solidez inegável. Nomeado alto-comissário das Obras Régias da Baviera, em 1810, detém, na história da arquitetura alemã, uma posição de reconhecida e consolidada importância. Em Portugal, no entanto, o seu nome é desconhecido. É, assim, objetivo primordial desta exposição, organizada pela Direção-Geral do Património Cultural em colaboração com a Secretaria de Estado dos Monumentos da Baviera e o Círculo de Amigos Herigoyen, a divulgação do seu legado de autor bem como do seu contributo para a história da arquitetura europeia.

Clique aqui para mais informações.

Manuel José Herigoyen (1746-1817) vida e obra. Um arquiteto português no reino da Baviera

Archiving the Digital: current efforts to preserve design records

quinta-feira, 17 de Outubro de 2013 - sexta-feira, 18 de Outubro de 2013
 

London, RIBA — Royal Institute of British Architects

Organização conjunta do Victoria & Albert Museum e do Royal Institute of British Architects, este encontro tem por objectivo reunir um leque de especialistas de vários países para em conjunto debaterem questões ligadas à gestão e à preservação de documentos de arquitectura em formato digital.

Clique aqui para aceder ao programa do encontro.

Archiving the Digital: current efforts to preserve design records

Jornadas SIPA 2013: A experiência documental em Arquitetura e Urbanismo

quinta-feira, 10 de Outubro de 2013 - sexta-feira, 11 de Outubro de 2013
 

Lisboa, Anfiteatro 3, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

A Arquitetura e o Urbanismo são setores de atividade onde se produz, processa, transmite e consome informação e documentação em grande quantidade e com forte conteúdo técnico-científico, artístico e tecnológico. As Jornadas SIPA 2013 têm por objetivo dar a conhecer, pôr em perspetiva e promover o debate em torno das experiências documentais de diferentes tipos de agentes em diversos contextos funcionais, a saber: Gestão de arquivos, coleções e espólios; Registo e inventariação de património; Projeto e obra; Investigação histórica.

Clique aqui para mais informações.

Jornadas SIPA 2013: A experiência documental em Arquitetura e Urbanismo

Colóquio Internacional: Cidade e Arquitetura Conventual

quinta-feira, 10 de Outubro de 2013 - sexta-feira, 11 de Outubro de 2013
 

Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

As ordens religiosas atingiram uma dimensão bastante considerável em todo o mundo. Mosteiros, conventos, colégios e outras casas religiosas constituem, ainda hoje, uma importante dimensão territorial e urbana que não tem sido devidamente valorizada. Neste colóquio, organizado CES-Universidade de Coimbra, com a colaboração da FCHS-Universidade do Algarve e o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, pretende-se explorar precisamente esta perspetiva, abordando a arquitetura conventual enquanto organismo territorial e urbano.

Clique aqui para mais informações sobre o encontro.

Colóquio Internacional: Cidade e Arquitetura Conventual

Dia Mundial da Arquitetura: Cultura - Arquitetura

terça-feira, 8 de Outubro de 2013 - terça-feira, 8 de Outubro de 2013
 

Lisboa, Ordem dos Arquitectos, a partir das 18h.

Durante o mês de outubro é celebrado, um pouco por todo o mundo, o Dia Mundial da Arquitetura, este ano subordinado ao tema Cultura — Arquitetura. Associando-se a esta comemoração, a Ordem dos Arquitectos dá início, em sessão solene a realizar na próxima terça-feira, a um extenso programa de iniciativas que decorrerão durante todo o mês.

Nesta sessão serão distinguidos com o título de membro honorário da OA, pelas importantes contribuições prestadas no domínio da arquitetura, o Forte de Sacavém/SIPA, os arquitetos Alcino Soutinho, Gonçalo Byrne e Michel Toussaint, o historiador da arte Paulo Varela Gomes e o fotógrafo Luís Ferreira-Alves. Será, ainda, inaugurada a exposição Crónicas de Arquitetura de Pedro Burgos.

Clique aqui para aceder ao programa das comemorações.

Dia Mundial da Arquitetura: Cultura - Arquitetura

Jornadas Europeias do Património: Património/Lugares

sexta-feira, 20 de Setembro de 2013 - domingo, 22 de Setembro de 2013
 

Por todo o país

Iniciativa anual promovida pelo Conselho da Europa e pela União Europeia com o objetivo de, através de um conjunto de iniciativas a decorrer em cerca de cinquenta países, sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção patrimonial. Património/lugares é o tema proposto pela Direção-Geral do Património Cultural para a realização, em Portugal, do evento, procurando, assim, chamar a atenção para a dimensão humana de que o património se reveste. A importância dos lugares é a importância da nossa identificação e do nosso sentimento de pertença a algum sítio, pelo que se torna fundamental sensibilizar os cidadãos para a sua proteção através de ações que estimulem a aproximação física e emocional ao património.

Clique aqui para aceder ao programa do evento

Jornadas Europeias do Património: Património/Lugares

1.º Seminário de Preservação Comum de Património Digital

quinta-feira, 19 de Setembro de 2013 - sexta-feira, 20 de Setembro de 2013
 

Lisboa, Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Atualmente quase toda atividade humana implica a utilização e mediação tecnológicas, seja no domínio administrativo, científico ou artístico. A fotografia ou o filme são exemplos claros e muito popularizados desta realidade. Muitos dos objetos que poderão vir a ser considerados como património partilham da particularidade de serem virtuais na medida em que dependem da existência de um sistema intermediário que permita acedê-los e utilizá-los. Este sistema é constituído por software e hardware ambos sujeitos a rápida obsolescência. Sem ações especializadas de preservação tudo pode mantido mas nada será acessível e consequentemente utilizável devido à desatualização do sistema intermediário bem como a ausência de ferramentas para o substituir.

A preservação do património digital implica um conjunto de ações concertadas que envolva produtores, detentores e utilizadores da informação, assegurando tarefas diversas e complementares. Assim, congregar pessoas e instituições para iniciar um debate inadiável relativamente à preservação de património digital e lançar uma plataforma de cooperação que permita a continuidade do trabalho e realizações concretas são os objetivos deste encontro.

Clique aqui para mais informações

1.º Seminário de Preservação Comum de Património Digital

Exposição Cidades em Arquivo: Vila Nova de Foz Côa

sábado, 31 de Agosto de 2013 - domingo, 29 de Setembro de 2013
 

Vila Nova de Foz Côa. Centro Cultural.

No próximo dia 31 de agosto, às 17.30 h, inaugura, no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, a exposição Cidades em Arquivo: Vila Nova de Foz Côa, organizada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Câmara Municipal.

Exposição Cidades em Arquivo: Vila Nova de Foz Côa

Medalha de Mérito Cultural atribuída a Alcino Soutinho, Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira

quarta-feira, 3 de Julho de 2013 - quarta-feira, 3 de Julho de 2013
 

Lisboa, Sede Nacional da Ordem dos Arquitetos, Auditório Nuno Teotónio Pereira, às 12.00h.

Os arquitetos Alcino Soutinho, Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira recebem hoje a Medalha de Mérito Cultural das mãos do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. A atribuição do galardão, no dia em que a Ordem dos Arquitetos celebra o aniversário do seu estatuto, visa reconhecer o talento e o mérito dos três arquitetos, “personalidades ímpares da cultura portuguesa, marcados por uma vida de intensa atividade no universo da arquitetura e das artes”, nas palavras do próprio secretário de Estado.

A iniciativa surge no âmbito do Ano da Arquitetura Portuguesa, no qual um conjunto de entidades públicas e privadas congregam esforços na promoção internacional da arquitetura portuguesa.

Clique aqui para mais informação sobre o evento.

Medalha de Mérito Cultural atribuída a Alcino Soutinho, Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira

À Descoberta do Património... Visitas guiadas pelos locais emblemáticos do concelho. Santo Amaro de Oeiras - o espaço urbano e as tendências arquitetónicas

quarta-feira, 26 de Junho de 2013 - quarta-feira, 26 de Junho de 2013
 

Jardim da Capela de Santo Amaro de Oeiras, às 10:00h.

Santo Amaro de Oeiras começou a estruturar-se a partir dos finais do século XIX, com o desenvolvimento da arquitetura de veraneio. É por essa altura que se definem os seus principais eixos urbanos e se construem moradias e chalets ecléticos, virados à praia e à estação ferroviária.

No âmbito do programa “À Descoberta do Património... Visitas guiadas pelos locais emblemáticos do Concelho”, a autarquia de Oeiras propõe, desta feita, um circuito pedonal pelas ruas mais emblemáticas do núcleo urbano de Santo Amaro de Oeiras, para assim conhecer as moradias, os palacetes com pormenores decorativos arte nova e art déco, as quintas cosmopolitas e o equipamento público de apoio.

Clique aqui para mais informções.

À Descoberta do Património... Visitas guiadas pelos locais emblemáticos do concelho. Santo Amaro de Oeiras - o espaço urbano e as tendências arquitetónicas

European Architecture Beyond Europe: Meeting Working Group 4

quarta-feira, 26 de Junho de 2013 - quarta-feira, 26 de Junho de 2013
 

Delft, Delft University of Technology, Central Library, das 8:45h. às 18:00h.

Organizado no âmbito do projeto COSTAction European Architecture Beyond Europe ISO904, o encontro anual de 2013 do Working Group 4 conta com o apoio da TU Delft, em cujas instalações terá lugar. As infraestruturas digitais de dados utilizadas em sistemas de informação sobre arquitetura constituem a temática a abordar neste encontro onde serão apresentados vários casos de estudo selecionados pelo WG4. O SIPA foi um desses casos de estudo, sendo, nesse encontro, apresentado pelo seu coordenador.

Clique aqui para aceder ao programa do encontro

European Architecture Beyond Europe: Meeting Working Group 4

Impactos do Concílio de Trento na pintura portuguesa entre o Maneirismo o o Barroco (1563-1750)

sexta-feira, 21 de Junho de 2013 - sexta-feira, 21 de Junho de 2013
 

Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Letras, das 17:30h. às 19:30h.

Conferência organizada no âmbito das comemoração dos 450 anos sobre a clausura do Concílio de Trento. 1563-2013.

Clique aqui para obter mais informação

Impactos do Concílio de Trento na pintura portuguesa entre o Maneirismo o o Barroco (1563-1750)

Função, Estética & Ciência na coleção de arte africana de Eduardo Nery

quinta-feira, 20 de Junho de 2013 - segunda-feira, 2 de Setembro de 2013
 

Lisboa, IICT, Palácio dos Condes da Calheta

Máscaras, esculturas, têxteis, objetos de adorno e instrumentos musicais, num conjunto aproximado de 100 exemplares de peças de arte africana oriundas da coleção particular do Mestre Eduardo Nery, muitas delas nunca mostradas em público, constituem esta mostra organizada pelo Instituto de Investigação Científica Tropical, e que se procura que seja representativa da transversalidade entre a ciência, a cultura e a arte. Ao conjunto de peças patentes ao público associam-se os dados científicos resultantes da investigação realizada pelos investigadores do IICT, nas áreas da botânica, zoologia, engenharia florestal, entre outras, gerando um conhecimento que relaciona as peças com os ecossistemas, biodiversidade e sustentabilidade dos recursos naturais de que as populações humanas fazem parte.

O Sistema de Informação para o Património Arquitetónico integra o espólio do Mestre Eduardo Nery, sendo possível consultar alguns dos seus projetos aqui, inserindo o nome Eduardo Nery no campo Autor da grelha.

Clique aqui para mais informação sobre a mostra.

Função, Estética & Ciência na coleção de arte africana de Eduardo Nery

Encontro Internacional sobre Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII)

quinta-feira, 20 de Junho de 2013 - quarta-feira, 26 de Junho de 2013
 

Lisboa, Museu Nacional de arte Antiga.

O encontro, organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, visa reunir investigadores portugueses e estrangeiros com o objetivo de promover o debate em torno dos claustros edificados no espaço mediterrânico entre os séculos X e XVIII.

Pretende-se, assim, contribuir para uma reflexão interdisciplinar e potenciadora de novos contributos sobre estas estruturas arquitetónicas, nem sempre devidamente aprofundadas no plano da investigação. As análises assim congregadas poderão ser de múltipla origem disciplinar — estudos artísticos, arqueologia, arquitetura, teologia, literatura, historiografia, conservação e património — e deverão concorrer para uma visão alargada destes espaços, tanto do ponto de vista cronológico, incluindo o modo como outras épocas os olharam, entenderam e usaram, como na perspetiva funcional e artística, englobando usos, práticas e mensagens dos seus programas iconográficos.

Os primeiros dois dias serão dedicados à apresentação de conferências e comunicações, enquanto o terceiro será consagrado a uma visita de estudo ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, e ao Convento de Cristo em Tomar.

Clique aqui para aceder a mais informações sobre o evento

Encontro Internacional sobre Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII)

Workshop: Bases de Dados para as Ciências Documentais

terça-feira, 18 de Junho de 2013 - terça-feira, 18 de Junho de 2013
 

Lisboa, FCSH/UNL, Edifício I&D, Sala Multiusos, das 10:00h. às 17:30h.

Workshop realizado no âmbito do projeto de investigação “De todas as partes do mundo, o património do 5.º Duque de Bragança, D. Teodósio I, (c. 1510-1563)”.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento

Workshop: Bases de Dados para as Ciências Documentais

Azulejos em Brasília, Azulejos em Lisboa. Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca

sexta-feira, 7 de Junho de 2013 - domingo, 28 de Julho de 2013
 

Lisboa, Museu Nacional do Azulejo

Exposição temporária, patente ao público desde o passado dia 28 de maio, realizada no âmbito das comemorações do Ano do Brasil em Portugal, traz a Lisboa a obra de um dos mais conceituados artistas cariocas que participou ativamente na renovação da arquitetura brasileira — Athos Bulcão — aqui apresentada a partir de um conjunto de 44 peças de sua autoria, que surgem em articulação com 12 painéis de azulejos portugueses.

Clique aqui para mais informação sobre o evento

Azulejos em Brasília, Azulejos em Lisboa. Athos Bulcão e a tradição da azulejaria barroca

Visita "Estaleiro-Aberto" ao Convento de São Francisco, Coimbra

sexta-feira, 7 de Junho de 2013 - sexta-feira, 7 de Junho de 2013
 

Coimbra, Convento de São Francisco, das 9:00h. às 12:00h.

A visita, organizada pelo GECoRPA, em parceria com duas empresas associadas (a Pengest e a Umbelino Monteiro) e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da MRG, Engenharia e Construção, tem por objetivo proporcionar o acompanhamento, em contexto de obra, da intervenção de recuperação e adaptação do Convento de São Francisco num espaço cultural e centro de convenções. Aberta ao público em geral, destina-se, sobretudo, a profissionais e estudantes das áreas de engenharia civil, arquitetura, conservação e restauro, e história da arte e será orientada pelos responsáveis das operações em curso, apostando-se numa forte componente técnica e possibilitando a observação, in loco, de diferentes trabalhos.

Projetada pelo arquiteto Carrilho da Graça, a obra implica a divisão do imóvel em cinco áreas de intervenção distintas: a manutenção do edifício existente, a criação de um restaurante e de um parque de estacionamento, a conceção paisagística dos espaços exteriores e, finalmente, a construção de um novo edifício que vai albergar um auditório destinado a todo o tipo de espetáculos (da ópera ao cinema). No edifício original do convento salienta-se a preservação e restauro de painéis de azulejos dos séculos XVI e XVII, bem como a recuperação de abóbadas em tetos.

Clique aqui para consultar o programa do evento.

Visita "Estaleiro-Aberto" ao Convento de São Francisco, Coimbra

Ciclo de Conferências RE URB. Da Cidade do Crescimento ao Desenvolvimento da Cidade

quinta-feira, 6 de Junho de 2013 - sexta-feira, 7 de Junho de 2013
 

Odivelas, Paços do Concelho, Quinta da Memória, das 9:00h. às 17:30h.

Realizado no âmbito da terceira edição do Prémio Municipal de Arquitetura e Espaço Público, este ciclo de conferências é promovido pela autarquia de Odivelas numa parceria com a Faculdade de arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e com a Universidade Lusíada. Destaque para a participação do arquiteto Nuno Portas, a quem caberá a apresentação da primeira comunicação, intitulada “A Polis: Cidade, Política, Urbanismo Arquitetura”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá a partir das 17:00h., no dia 6 de junho, com a entrega do Prémio Carreira e Obra ao arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles.

Clique aqui para aceder ao programa das conferências.

Ciclo de Conferências RE URB. Da Cidade do Crescimento ao Desenvolvimento da Cidade

Mostra Documental: A Torre dos Clérigos 250 anos

segunda-feira, 3 de Junho de 2013 - quarta-feira, 25 de Setembro de 2013
 

Lisboa, Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Clique aqui para mais informação sobre o evento.

Mostra Documental: A Torre dos Clérigos 250 anos

Victor Mestre "ao (per)correr (d)a vida"

sábado, 25 de Maio de 2013 - domingo, 15 de Setembro de 2013
 

Almada, Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea, inauguração dia 25 de maio às 17:30h.

Quinta exposição organizada pela Casa da Cerca no âmbito do Prémio Municipal de Arquitetura Cidade de Almada, com o objetivo de promover a divulgação e a distinção de autores e promotores de obras de qualidade arquitetónica exemplar no concelho de Almada.

A presente mostra procura revelar um percurso de comprometimento do arquiteto Victor Mestre com a sociedade, conjugando a visitação de lugares em diversos contextos como metodologia de aproximação às pessoas, aos seus modos de vida, às suas formas de organização e de interação com o território, deixando sobressair a interdependência deste posicionamento com a curiosidade de conhecer e identificar materiais, técnicas e tecnologias, sempre no terreno ao lado dos artesãos, ou dos intérpretes e utilizadores de memórias ancestrais enquanto método pessoal de investigação.

Clique aqui para mais informação sobre o evento.

Victor Mestre "ao (per)correr (d)a vida"

10 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial

sexta-feira, 24 de Maio de 2013 - sexta-feira, 24 de Maio de 2013
 

Lisboa, Auditório do Museu do Fado, das 9.30 h. às 18.00 h.

Assinalando os dez anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que se completarão em outubro deste ano, a Fundação INATEL organiza este encontro que tem por principal objetivo dar a conhecer os trabalhos realizados em Portugal e promover um espaço de encontro entre associações, agentes culturais, a academia e outras instituições, num diálogo que se quer aberto sobre o Património Cultural Imaterial e sobre a própria convenção.

Clique aqui para obter mais informações sobre o evento.

10 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial

I Encontro de Urbanismo: o Eixo da Avenida da Liberdade

quinta-feira, 23 de Maio de 2013 - quinta-feira, 23 de Maio de 2013
 

Lisboa, auditório do CIUL, Picoas Plaza, às 18 horas.

Sétima sessão a realizar no âmbito do I Encontro de Urbanismo, que tem por objetivo apresentar e debater abordagens inovadoras sobre a requalificação de Lisboa e a sua importância na promoção da qualidade de vida na cidade. O eixo da Avenida da Liberdade dá o mote para o debate da próxima quinta-feira, que contará com as presenças de Jorge Catarino Tavares, diretor municipal de Planeamento, Reabilitação e Gestão Urbanística; Flávio Lopes, pela Direção-Geral do Património Cultural; Paulo Dias, pela UAU — Produtora de Eventos e Helena Pinto do Eastbanck Portugal. Após as intervenções dos convidados, seguir-se-á o habitual debate de ideias, onde todos os participantes poderão intervir.

Clique aqui para mais informações sobre o evento

I Encontro de Urbanismo: o Eixo da Avenida da Liberdade

Figura Eminente da Universidade do Porto. Fernando Távora "minha casa"

quinta-feira, 23 de Maio de 2013 - terça-feira, 31 de Dezembro de 2013
 

Porto, Reitoria da Universidade do Porto, Salão Nobre, 23 de maio de 2013, às 21.30h.

Tendo em conta a sua dimensão enquanto cidadão, arquiteto e professor, Fernando Távora foi a figura escolhida para, no ano em que celebraria os 90 anos de existência, ser homenageada no âmbito da iniciativa anual “Figura Eminente da Universidade do Porto”, promovida pela Reitoria da Universidade do Porto, pela sua Faculdade de Arquitetura e pela Fundação Instituto Arquiteto José Marques da Silva.

O ciclo “Fernando Távora, ‘minha casa’” abre o programa desta iniciativa, que evoluirá entre maio e dezembro deste ano, e que procura a a promoção científica, cultural e formativa da sua obra enquanto conhecimento, património arquitetónico, artístico, disciplinar e documental.

Clique aqui para mais informações sobre a iniciativa.

Figura Eminente da Universidade do Porto. Fernando Távora "minha casa"

Casa Ocupada: exposição coletiva

quarta-feira, 22 de Maio de 2013 - domingo, 19 de Janeiro de 2014
 

Almada, Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea.

Inserida no programa comemorativo do vigésimo aniversário da Casa da Cerca, a mostra desenvolve-se ao longo do ano, de modo faseado, em vários locais deste Centro de Arte Contemporânea. Desde abril e até janeiro do próximo ano, espaços como o salão nobre, a cisterna, a sala de leitura do Centro de Documentação e Investigação, a sala de reuniões e algumas áreas exteriores, com destaque para o Jardim Botânico ‘O Chão das Artes’, serão “ocupados” com memórias — da utilização prévia da casa enquanto espaço de habitação das famílias que por aqui passaram — e com propostas artísticas — dos artistas que a ocupam desde 1993, enquanto centro de arte contemporânea. Estarão presentes obras de João Pedro Vale, Isabel Ribeiro, Sofia leitão, José Bechara, Ângela Ferreira, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vieira, Luísa Cunha, Manuel Caeiro e Rodrigo Oliveira.

A “ocupação” culmina em outubro, altura em que a exposição se estende também aos mais convencionais espaços expositivos interiores, a Galeria do Pátio e a Galeria Principal, ficando a partir dessa data completa.

Clique aqui para mais informação sobre o evento.

Casa Ocupada: exposição coletiva

O Património Cultural face ao Risco Sísmico

quinta-feira, 16 de Maio de 2013 - quinta-feira, 16 de Maio de 2013
 

Lisboa, Museu Nacional de Etnologia, das 14:00h. às 18:30h.

Encontro organizado em parceria pela Direção-Geral do Património Cultural e pelo GECORPA — Grémio do Património com o objetivo de refletir sobre o comportamento sísmico dos edifícios e de outras construções com valor cultural, e sobre questões relacionadas com a sua salvaguarda.

A recente conclusão do projeto europeu Niker, que procurou desenvolver e validar estratégias, metodologias, tecnologias e materiais para melhorar o comportamento dos monumentos e edifícios históricos face à ação sísmica, tendo em vista mitigar, de modo fiável e economicamente eficiente, os danos potenciais causados por um sismo intenso ao património cultural construído europeu, serviu de pretexto à sua realização. No seminário estão, assim, representadas a Universidade de Pádua, entidade coordenadora do projeto, e as duas entidades portuguesas que nele participaram (a Universidade do Minho e a empresa Monumenta, Ld.ª), na sequência de uma candidatura apoiada em Portugal, desde o início, pelo GECoRPA – Grémio do Património.

Clique aqui para mais informações sobre o envento

O Património Cultural face ao Risco Sísmico

Workshop: Estudar os Azulejos Flamengos de D. Teodósio

sábado, 11 de Maio de 2013 - sábado, 11 de Maio de 2013
 

Paço Ducal de Vila Viçosa, Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, às 14:30h.

Encontro dedicado ao estudo dos azulejos flamengos, realizado no âmbito do Projeto de Investigação “De todas as partes do Mundo, O Património do V Duque de Bragança, D. Teodósio I”, é organizado pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, pelo Museu Nacional do Azulejo e pela Fundação da Casa de Bragança, inserido-se na programação temática do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Workshop: Estudar os Azulejos Flamengos de D. Teodósio

ARX arquivo/archive

quarta-feira, 1 de Maio de 2013 - domingo, 21 de Julho de 2013
 

Lisboa, CCB, Garagem Sul — Exposições de Arquitetura

Em junho de 1993, uma pequena exposição monográfica, denominada Realidade Real, inaugurava o Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, nela era dado a conhecer ao público o trabalho do então prometedor ateliê ARX Portugal. Passados 20 anos, a exposição ARX arquivo/archive vem justificar essa aposta, mostrando ao público a atividade de um dos mais marcantes ateliês de arquitetura das últimas décadas. A exposição, com curadoria de Luís Santiago Baptista, apresenta-se como um arquivo que se constitui, proporcionando a experiência de o habitar, com as suas formas surpreendentes de referenciação e classificação do processo arquitetónico.

Clique aqui para mais informação sobre o evento.

ARX arquivo/archive

Exposição: Fotógrafos do Mundo Português

quarta-feira, 24 de Abril de 2013 - domingo, 26 de Maio de 2013
 

Lisboa, Padrão dos Descobrimentos.

Podem ser vistos os trabalhos de vários fotógrafos - Mário e Horácio Novais, Eduardo Portugal, Paulo Guedes, Kurt Pinto, António Passaporte, entre outros, que colaboraram no evento de envergadura que foi a Exposição do Mundo Português de 1940, concebida por Cottinelli Telmo. O Padrão dos Descobrimento inaugura com esta mostra uma programação dedicada àquele evento.

Clicar aqui para mais informações.

Exposição: Fotógrafos do Mundo Português

À Descoberta do Património... Visitas guiadas pelo locais emblemáticos do Concelho. O Estádio Nacional - O Património do Desporto

quarta-feira, 24 de Abril de 2013 - quarta-feira, 24 de Abril de 2013
 

Cruz-Quebrada, Estádio Nacional, Praça da Maratona às 10h.

Projetado por Miguel Jacobetty Rosa em 1939, seguindo o modelo do Estádio Olímpico de Berlim, o Estádio Nacional, inaugurado a 10 de junho de 1944, faz parte de um conjunto de obras públicas levadas a cabo durante a década de 1940 com o objetivo de fortalecer a afirmação de Portugal no Mundo. A autarquia de Oeiras propõe um circuito pelo estádio e alguns espaços envolventes, procurando assim dar a conhecer a história deste emblemático equipamento do desporto.

O Sistema de Informação para o Património Arquitetónico integra o projeto original do Estádio Nacional, assim como outros projetos de Miguel Jacobetty Rosa pesquisáveis aqui, inserindo o nome Jacobetty no campo Autor da grelha.

Clique aqui para mais informação sobre o evento.

À Descoberta do Património... Visitas guiadas pelo locais emblemáticos do Concelho. O Estádio Nacional - O Património do Desporto

Conferência: A exceção e a regra: habitação nobre e corrente em Lisboa da Restauração às invasões francesas

quarta-feira, 24 de Abril de 2013 - quarta-feira, 24 de Abril de 2013
 

Coimbra, Anfiteatro VI da Faculdade de Letras, às 17 horas.

Clique aqui para aceder a mais informações sobre o evento.

Conferência: A exceção e a regra: habitação nobre e corrente em Lisboa da Restauração às invasões francesas

Feira do Livro dos Monumentos e Museus

quinta-feira, 18 de Abril de 2013 - sábado, 18 de Maio de 2013
 

Entre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) a Direção-Geral do Património Cultural promove a Feira do Livro dos Monumentos e Museus, iniciativa que decorrerá em diversos serviços dependentes desta direção-geral. Esta ação permitirá ao público adquirir publicações sobre o património (edições dos antigos IGESPAR e IMC) a preços promocionais, com descontos até aos 70% (no caso do Livro da Semana, seleção de quatro títulos diferentes que estarão disponíveis em diferentes lojas).

O SIPA participará nesta iniciativa, através da comercialização da revista Monumentos, uma edição de referência no domínio do património arquitetónico e urbanístico, com descontos de 50% sobre o PVP de origem.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Feira do Livro dos Monumentos e Museus

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Património+Educação=Identidade

quinta-feira, 18 de Abril de 2013 - quinta-feira, 18 de Abril de 2013
 

Foram 298 as entidades públicas e privadas que se associaram à Direção Geral do Património Cultural e ao ICOMOS Portugal nas comemorações deste ano, que, subordinadas ao tema PATRIMÓNIO+EDUCAÇÃO= IDENTIDADE, têm por objetivo demonstrar a importância destas duas realidades paralelas, enquanto fatores indispensáveis para a formação, consolidação e recuperação da Identidade Cultural. Desta parceria resultarão c. de 490 as atividades a realizar, distribuídas por 170 municípios de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Clique aqui para aceder ao programa final.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Património+Educação=Identidade

I Encontro Anual Indústria, História, Património

quinta-feira, 18 de Abril de 2013 - sábado, 20 de Abril de 2013
 

Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Primeiro encontro internacional promovido pela Rede Indústria, História e Património (RIHP), pretende constituir-se como um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria enquanto realidade social global, compreendendo o património material e imaterial (tecnologia, saber-fazer técnico, práticas sociais e culturais, infraestruturas, construções, equipamentos e objetos, sítios e paisagens). No último dia será realizada uma visita guiada às Minas da Panasqueira e Museu Mineiro (Barroca Grande, Aldeia de São francisco de Assis, Covilhã), e ao Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior (Covilhã).

Clique aqui para aceder ao programa do evento.

I Encontro Anual Indústria, História, Património

I Encontro de Urbanismo: A Reabilitação e os Riscos

quinta-feira, 18 de Abril de 2013 - quinta-feira, 18 de Abril de 2013
 

Lisboa, auditório do CIUL, Picoas Plaza, às 18 horas.

Sexta sessão, realizada no âmbito do I Encontro de Urbanismo, subordinada ao tema A Reabilitação e os Riscos, será moderada por Emília Castela, diretora do departamento de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Lisboa, contará com a presença de Paulo Lourenço, professor da Universidade do Minho e de João Appleton, em representação do ateliê a2p Estudos e Projetos. Após as intervenções dos convidados, seguir-se-á o habitual debate de ideias, onde todos os participantes poderão intervir.

Clique aqui para mais informações sobre o evento

I Encontro de Urbanismo: A Reabilitação e os Riscos

Construir em África: A Arquitectura do Gabinete de Urbanização Colonial em Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique (1944-1974)

quarta-feira, 17 de Abril de 2013 - quarta-feira, 17 de Abril de 2013
 

Lisboa, ISCTE-IUL, Auditório B203

Ciclo de conferências realizado no âmbito do projeto Gabinetes Coloniais de Urbanização Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica, e que precederá a inauguração da exposição homónima patente ao público na galeria Hestnes Ferreira no edifício 2 do campus do ISCTE-IUL, será efetuada uma apresentação pública de trabalhos desenvolvidos, em Projecto Final de Arquitectura (Workshop em Bafatá — Centro Interpretativo Amilacar Cabral) e História da Cidade Portuguesa (A Arquitectura do Gabinete de Urbanização Colonial). A programação conta ainda com o lançamento da revista Passagens, apresentada por Pedro Bandeira.

Clique aqui para aceder ao programa do evento

Construir em África: A Arquitectura do Gabinete de Urbanização Colonial em Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique (1944-1974)

Congresso Internacional. Na Génese das Racionalidades Modernas II - Em Torno de Alberti e do Humanismo

segunda-feira, 15 de Abril de 2013 - sexta-feira, 19 de Abril de 2013
 

Coimbra, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos Sociais, organiza este colóquio internacional, o segundo de um ciclo que se pretende bianual, e que congrega investigadores do Brasil, Argentina, Portugal, França, Inglaterra e Estados Unidos da América. A inventividade de Leon Battista Alberti (1404-1472) é infinita. Não há nada ou quase nada – literatura, artes, ciências, economia, moral e política – que Alberti não tenha tratado e que não tenha sido profundamente modificado pela sua leitura, sempre singular. Em 2010, a Fundação Calouste Gulbenkian publicou a primeira tradução para português do tratado albertiano Da Arte Edificatória, iniciando assim um momento de intenso debate em torno da obra de Alberti, que permitiu sinergias que deram lugar a uma rede de investigação internacional, com uma programação de trabalho para vários anos. Em paralelo com o encontro de Coimbra irá decorrer a apresentação e a discussão dos resultados do projeto de investigação, Alberti Digital com uma conferência e uma exposição.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Congresso Internacional. Na Génese das Racionalidades Modernas II - Em Torno de Alberti e do Humanismo

Património Artístico da Igreja - III Ação de Formação em Conservação Preventiva

segunda-feira, 15 de Abril de 2013 - segunda-feira, 15 de Abril de 2013
 

Lisboa, Seminário dos Olivais

Parte da degradação observada no património artístico das igrejas é motivada pela ausência de acompanhamento técnico adequado, assim como pelo desconhecimento de procedimentos básicos de manutenção. Consciente de que cabe aos seus mais diretos responsáveis o encargo de proteger este património, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove a realização da terceira edição de uma ação de formação neste domínio, tendo em vista a implementação de uma dinâmica de atuação concertada no seio das diversas instituições eclesiais.

Clique aqui para aceder ao programa do evento.

Património Artístico da Igreja - III Ação de Formação em Conservação Preventiva

Ciclo de Conferências: Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa - 75 anos. Os contextos da obra

quinta-feira, 11 de Abril de 2013 - quinta-feira, 18 de Abril de 2013
 

Lisboa, Igreja de Nossa Senhora de Fátima, às 18h.

Situada na Avenida de Berna, a igreja, inaugurada a 13 de outubro de 1938, foi projetada pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, para o que contou com a colaboração dos também arquitetos Rodrigues Lima, João Faria da Costa, António Martins e Fernando Batalha. O templo procura reviver uma verdadeira igreja paleocristã, ao nível da funcionalidade e da disposição dos espaços, apesar do seu caráter de modernidade exterior e do ritmo neogótico impresso no interior.

Integrado nas comemorações oficiais dos 75 anos da sua inauguração, o ciclo de conferências que aqui se apresenta tem por objetivo discutir o contexto da sua edificação, desde a integração do imóvel no tempo e no espaço em que surgiu, à análise do seu projeto arquitetónico no contexto da obra do seu autor principal e do Movimento Moderno, até ao estudo do seu património integrado. Durante as sessões será apresentado o livro, Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa - 75 Anos, editado pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e coordenado por José Manuel Fernandes e por Natália Correia Guedes.

O Sistema de Informação para o Património Arquitetónico integra o espólio do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, sendo possível consultar alguns dos seus projetos aqui, inserindo o nome Pardal Monteiro no campo Autor da grelha.

Clique aqui para consultar o programa do evento.

Ciclo de Conferências: Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa - 75 anos. Os contextos da obra

50º Congresso da International Federation of Landscape Architects

quarta-feira, 10 de Abril de 2013 - sexta-feira, 12 de Abril de 2013
 

Shared Wisdom in An Age of Change

Nova-Zelândia, Auckland, 10 a 12 de abril de 2013

A IFLA associa-se à celebração do quadragésimo aniversário do New Zealand Institute of Landscape Architects (NZILA), realizando o seu quinquagésimo congresso em Auckland, cidade nova zelandesa contemplada com numerosos prémios nacionais e internacionais, quer ao nível do projeto de arquitetura paisagista quer, numa escala mais alargada, na área do design de paisagem urbana. O congresso constitui um momento ideal para o intercâmbio de experiências e de conhecimentos entre os participantes dos 63 países membros.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

50º Congresso da International Federation of Landscape Architects

Dia dos Moinhos Abertos de Portugal

sábado, 6 de Abril de 2013 - domingo, 7 de Abril de 2013
 

Pelo sétimo ano consecutivo, a Rede Portuguesa de Moinhos reedita esta iniciativa, promovida no âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, 7 de abril, pela Etnoideia, com o apoio da TIMS - International Molinological Society. Tem por objetivo alertar o público para o valor patrimonial dos moinhos portugueses, tornando visitáveis, em acesso livre, e a funcionar, durante o fim de semana, em simultâneo, tantos moinhos quantos for possível em todo o país.

Clique aqui para mais informações.

Dia dos Moinhos Abertos de Portugal

Simpósio Internacional Espaço e Ilusão. Teatros, Arquitetura e Património na Península Ibérica

quinta-feira, 4 de Abril de 2013 - sexta-feira, 5 de Abril de 2013
 

Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos

Organização conjunta do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de Estudos Sociais (Núcleo de Cidades, Culturas e Arquitetura) da Universidade de Coimbra e do Departamento de Proyectos Arquitectónicos, Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad Politécnica de Madrid, o evento reúne investigadores e técnicos portugueses e espanhóis, responsáveis pelo estudo desta temática e pelo projeto e execução de muitas das intervenções recentes em espaços teatrais, que apresentarão as suas experiências, contrapondo aspetos comuns e distintos da tradição da arquitetura teatral ibérica. Serão igualmente analisadas as linhas programáticas mais recentes, os problemas de conceção e realização de novas infraestruturas teatrais e da reabilitação de teatros históricos.

Clique aqui para mais informações

Simpósio Internacional Espaço e Ilusão. Teatros, Arquitetura e Património na Península Ibérica

Colóquio Internacional de Arquitetura Popular

quarta-feira, 3 de Abril de 2013 - sábado, 6 de Abril de 2013
 

Arcos de Valdevez, Casa das Artes. Inscrições até 1 de março.

Organizado pelo Município de Arcos de Valdevez, este colóquio tem por objetivo promover a reflexão sobre o tema nas suas vertentes arquitetónicas, urbanísticas e culturais. Integram a Comissão Científica do evento investigadores de diversas universidades e instituições de Portugal, de Espanha e do Brasil, com trabalho desenvolvido sobre a arquitetura popular.

Clique aqui para aceder ao Programa do colóquio.

Colóquio Internacional de Arquitetura Popular

I Encontro de Urbanismo - Regenerar Reabilitar Requalificar: Percursos Pedonais e a Requalificação do Espaço Público

quinta-feira, 21 de Março de 2013 - quinta-feira, 21 de Março de 2013
 

Lisboa, Picoas Plaza, Auditório do CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, às 18 h.

Sessão moderada por Teresa Duarte, chefe de divisão de Reabilitação Urbana, da autarquia lisboeta, contará com a presença de Falcão de Campos, projetista do "Percurso Pedonal Assistido da Baixa ao Castelo de São Jorge", de Ana Cristina Leite, coordenadora do Museu da Cidade e de Manuela Leitão, arqueóloga, a exercer funções no mesmo museu. As intervenções serão seguidas de um de debate aberto aos participantes. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do I Encontro de Urbanismo promovido pelo CIUL, a decorrer desde o passado dia 22 de novembro até ao dia 18 de julho, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês.

Clique aqui para mais informações.

I Encontro de Urbanismo - Regenerar Reabilitar Requalificar: Percursos Pedonais e a Requalificação do Espaço Público

II Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono

quarta-feira, 13 de Março de 2013 - sexta-feira, 15 de Março de 2013
 

Lisboa, LNEC.

O desenvolvimento do território, da cidade e da promoção habitacional, no âmbito da lusofonia, são os grandes temas a discutir neste encontro, que compreende a realização de um workshop (12 e 13 de março). Enriquecendo-se o leque temático e a dinâmica organizativa deste evento, a ele se associou o I Congresso CRSEEL — Construção e Reabilitação Sustentável de Edifícios no Espaço Lusófono, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Clique aqui para mais informações

II Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono

Lançamento do livro: Pardal Monteiro 1919-2012

quarta-feira, 6 de Março de 2013 - quarta-feira, 6 de Março de 2013
 

Lisboa, Anfiteatro da Biblioteca Nacional, pelas 17:30 horas

Monografia editada com a chancela Caleidoscópio, inventaria o trabalho produzido pelo Atelier Pardal Monteiro no intervalo de tempo compreendido entre em 1919 e 2011. O livro referencia, numa primeira fase, cerca de 140 projetos elaborados pelo arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, entre 1919-1957, grande parte dos quais inéditos, e, numa segunda fase, cerca de 120 projetos, datados de 1957-2011, da autoria do arquiteto António Pardal Monteiro, sobrinho de Porfírio Pardal Monteiro, que deu continuidade à sua obra, e dos filhos deste último, os arquitetos João e Manuel Pardal Monteiro, a terceira geração ao estirador do ateliê familiar.

Clique aqui para mais informações.

Lançamento do livro: Pardal Monteiro 1919-2012

Conferência: Património em Foco

sexta-feira, 1 de Março de 2013 - sexta-feira, 1 de Março de 2013
 

Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sala TPI, das 14:00h. às 17:00h.

Clique aqui para mais informações sobre a conferência.

Conferência: Património em Foco

Exposição: Do Vasto e Belo Porto de Lisboa

quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013 - segunda-feira, 27 de Maio de 2013
 

Lisboa, Galeria Sul, Museu do Oriente

Mostra de fotográfica que retrata a vida portuária nos primeiros quartéis do século XX, é constituída por uma seleção de c. de 700 imagens a preto e banco impressas a partir dos seus negativos em vidro, selecionadas de entre as mais de 7000 que integram a coleção, recentemente restaurada, de fotografias antigas da Administração do Porto de Lisboa.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Exposição: Do Vasto e Belo Porto de Lisboa

III Ciclo de Conferências: Património de Influência Portuguesa

quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013 - quinta-feira, 7 de Março de 2013
 

Coimbra, Universidade de Coimbra

Organizado pelo Programa de Doutoramento “Patrimónios de Influência Portuguesa” e pelo Instituto de Investigação Internacional da Universidade de Coimbra, este ciclo decorre em dois dias, no primeiro são conferêncistas Francisco Bethencourt (King´s College, Londres) e Paulo Varela Gomes (Universidade de Coimbra); no segundo é apresentado o visionamento do filme São Tomé: os Últimos Contratados, de Leão Lopes, a que se seguirá um debate com a participação do realizador, de Mirian Tavares (Universidade do Algarve) e de Diana Andringa (CES, jornalista).

Clique aqui para mais informações sobre o evento

III Ciclo de Conferências: Património de Influência Portuguesa

Seminário: "Cuidar das Casas 2. A Conservação do Património do Século XX"

sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2013 - sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2013
 

Porto, FAUP, Auditório Fernando Távora

Propondo uma jornada de reflexão conjunta e multidisciplinar sobre o estado das nossas habitações, este evento, iniciativa da Comissão Nacional do Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios (ICOMOS Portugal) e das faculdades de Arquitetura e de Engenharia da Universidade do Porto, dirige-se a técnicos, estudantes e investigadores das áreas de arquitetura, de engenharia e de outras profissões relacionadas com a reabilitação urbana.

Clique aqui para aceder a mais informações sobre o seminário.

Seminário: "Cuidar das Casas 2. A Conservação do Património do Século XX"

Ciclo de Conferências: Marques da Silva: Imagens e Memórias

quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2013 - quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2013
 

Porto, Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, às 21:30h.

Para aprofundar algumas das perspetivas de leitura e de interpretação suscitadas pela exposição de pintura Marques da Silva: Imagens e Memórias, a Fundação Marques da Silva promove um ciclo de conferências dedicado ao mesmo tema que conta com as intervenções de Domingos Tavares, Leonor Soares e Artur Vasconcelos.

Clique aqui para aceder ao programa.

Ciclo de Conferências: Marques da Silva: Imagens e Memórias

Curso: O Exótico Nunca Está em Casa. A China no Azulejo e na Cerâmica Portugueses (Séculos XVI-XVIII)

terça-feira, 29 de Janeiro de 2013 - terça-feira, 9 de Abril de 2013
 

Lisboa, Museu Nacional do Azulejo, das 18.00h. às 19.30h.

Assinalam-se em 2013 os 500 anos dos contactos luso-chineses, que têm na figura de Jorge Álvares um protagonista pioneiro, ao desembarcar no sul da China em 1513 e aí criar uma base comercial permanente que ligava Malaca a Cantão, permitiu uma circulação de produtos nunca antes vista. Com este curso o MNAZ procura analisar as influências da porcelana e dos têxteis chineses no azulejo e na faiança produzida em Portugal nos séculos XVI-XVIII.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Curso: O Exótico Nunca Está em Casa. A China no Azulejo e na Cerâmica Portugueses (Séculos XVI-XVIII)

Call for papers: Encontro Internacional sobre Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII)

sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013 - quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2013
 

Lisboa, Museu Nacional de arte Antiga, 20 a 22 de junho de 2013.

O encontro, organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, visa reunir investigadores portugueses e estrangeiros com o objetivo de promover o debate em torno dos claustros edificados entre os séculos X e XVIII no espaço mediterrânico.

Clique aqui para aceder a mais informações sobre o evento.

Call for papers: Encontro Internacional sobre Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII)

Conferência: O Património do Instituto de Investigação Científica Tropical - Palácio Burnay, Palácio da Ega e Palácio da Calheta: arquitetura e artes decorativas

quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013 - quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013
 

Lisboa, Palácio da Calheta às 17:30h.

Inserida no VIII Ciclo de Conferências: Ciência nos Trópicos, promovido pelo Instituto de Investigação Científica Tropical, a palestra estará a cargo de Augusto José Moutinho Borges, versará sobre o património imóvel dos três palácios que hoje albergam o instituto, e será comentada por Paula Figueiredo (historiadora da arte do SIPA).

Clique aqui para aceder a mais informações sobre o evento

Conferência: O Património do Instituto de Investigação Científica Tropical - Palácio Burnay, Palácio da Ega e Palácio da Calheta: arquitetura e artes decorativas

Colóquio: As Cumplicidades do Bairro

terça-feira, 22 de Janeiro de 2013 - terça-feira, 22 de Janeiro de 2013
 

Lisboa, DA/UAL, Boqueirão dos Ferreiros, n.º 11.

Clique aqui para mais informações sobre o evento

Colóquio: As Cumplicidades do Bairro

Call for papers: PNUM2013 Conferência Anual da Rede Portuguesa de Morfologia Urbana. "Forma Urbana nos Territórios de Influência Portuguesa: Análise, Desenho, Quantificação"

sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013 - domingo, 10 de Fevereiro de 2013
 

Coimbra, Universidade de Coimbra, 27 a 28 de junho de 2013.

Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e com a participação da ACIV — Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil, o PNUM 2013 tem como finalidade reunir os diversos especialistas nacionais e estrangeiros que investigam a forma urbana, em geral, e, em particular, a vasta e rica herança urbanística que a expansão portuguesa deixou em todos os continentes durante mais de cinco séculos.

Clique aqui para aceder a mais informações sobre o evento.

Call for papers: PNUM2013 Conferência Anual da Rede Portuguesa de Morfologia Urbana. "Forma Urbana nos Territórios de Influência Portuguesa: Análise, Desenho, Quantificação"

Workshop: "Estudar os Azulejos Flamengos de D. Teodósio"

sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013 - sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013
 

Lisboa, Museu Nacional do Azulejo, às 14:30h.

Realizado no âmbito da exposição “Da Flandres. Os Azulejos Encomendados por D. Teodósio I, 5.º Duque de Bragança (c. 1510-1563)”, este evento resulta de uma parceria entre o Museu Nacional do Azulejo, a Fundação da Casa de Bragança e o Centro de História de Além-Mar/FCSH/UNL, contando com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Clique aqui para aceder ao Programa do worhshop.

Workshop: "Estudar os Azulejos Flamengos de D. Teodósio"

Seminário: "Património da Igreja: Critérios e Práticas de Conservação"

segunda-feira, 14 de Janeiro de 2013 - terça-feira, 15 de Janeiro de 2013
 

Casa de Nossa Senhora do Carmo, Fátima

Organizada pela Associação dos Reitores de Santuários de Portugal, em parceria com o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, e realizada no âmbito do VII Encontro dos Reitores de Santuários, esta iniciativa é aberta a todos os responsáveis com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, respectivos técnicos e colaboradores, assim como a todos quantos asseguram a manutenção do património das igrejas. A formação conta com a presença do SIPA.

Clique aqui para aceder ao programa do evento.

Seminário: "Património da Igreja: Critérios e Práticas de Conservação"

Exposição: Interiores. 100 anos de arquitetura de interiores em Portugal

sexta-feira, 21 de Dezembro de 2012 - domingo, 28 de Abril de 2013
 

Lisboa, MUDE Museu do Design e da Moda, inauguração 20 de dezembro de 2012, às 19 horas, estará patente ao público de 21 de dezembro de 2012 a 28 de abril de 2013

Comissariada por Pedro Gadanho e Rui Afonso Santos, esta mostra apresenta uma perspetiva histórica do design e da arquitetura dos interiores contemporâneos em Portugal, fornecendo, igualmente, uma visão abrangente da própria evolução industrial, convocando, para além do mobiliário, o vidro, a cerâmica, a porcelana, o design gráfico e de comunicação, os têxteis e a moda, bem como a própria Arquitetura e as Artes Visuais.

Clique aqui para mais informação sobre o evento

Exposição: Interiores. 100 anos de arquitetura de interiores em Portugal

Lançamento do livro: "Diário de 'bordo'", de Fernando Távora.

sábado, 15 de Dezembro de 2012 - sábado, 15 de Dezembro de 2012
 

Guimarães, Casa da Memória, 15 de dezembro de 2012 às 18.00h.

No âmbito da exposição Fernando Távora Modernidade Permanente, é agora publicada a edição facsimilada da sua obra de 1960, “Diário de ‘bordo’”, onde, a partir de um conjunto de textos, desenhos e outros materiais, o autor nos dá conta das impressões diárias recolhidas durante a viagem que efetuou entre fevereiro e junho de 1960 pelo Ocidente.

A obra é apresentada pelo Arquiteto Álvaro Siza e pela Professora Rita Marnoto, respetivamente, o coordenador e a editora deste projeto.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Lançamento do livro: "Diário de 'bordo'", de Fernando Távora.

Exposição: Nacional e Ultramarino. BNU: a Arquitetura como Imagem do Poder

sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012 - domingo, 28 de Abril de 2013
 

Lisboa, MUDE Museu do Design e da Moda, 14 de dezembro 2012 a 28 de abril 2013

Comissariada por Bárbara Coutinho (MUDE) e Conceição Amaral (Museu das Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva), esta mostra é resultado de uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos.

Exposição: Nacional e Ultramarino. BNU: a Arquitetura como Imagem do Poder

Inauguração do Corredor Verde de Monsanto

sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012 - sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012
 

Palácio da Justiça, 14 de dezembro de 2012, às 11.00 horas.

Idealizado pelo arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles na década 1970, o Corredor Verde de Monsanto compreende a área entre os Restauradores e o Parque Florestal de Monsanto, agora possível de percorrer a pé.

A cerimónia, presidida pelo Dr. António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, contará com a presença do mentor do projeto, Arq. Gonçalo Ribeiro Telles. Durante a inauguração será efetuado o percurso pedestre.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Inauguração do Corredor Verde de Monsanto

Conferência-debate sobre o MRAR — Movimento de Renovação da Arte Religiosa (1953-1969)

terça-feira, 11 de Dezembro de 2012 - terça-feira, 11 de Dezembro de 2012
 

Lisboa, Casa-Museu Medeiros e Almeida, 11 de dezembro de 2012, às 18h.

Realizada no âmbito da exposição temporária João de Almeida — Arquitetura / Design / Pintura, a conferência será conduzida pelo arquiteto João Alves da Cunha e contará com a presença de alguns membros fundadores do MRAR, como os arquitetos João de Almeida, Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas, Diogo Lino Pimentel, António Freitas Leal e Luiz Cunha. Participarão ainda o jornalista Avelino e o artista plástico Eduardo Nery.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

Conferência-debate sobre o MRAR — Movimento de Renovação da Arte Religiosa (1953-1969)

Exposição "O ser urbano: nos caminhos de Nuno Portas", comissariada por Nuno Grande

sexta-feira, 7 de Dezembro de 2012 - sábado, 23 de Fevereiro de 2013
 

Lisboa. Centro Cultural de Belém. Garagem Sul - Exposições Arquitetura

A Exposição inscreve-se no ciclo "Escalas e territórios", do Programa Arte e Arquitetura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura e conta com diversos apoios institucionais, dentre os quais o do IHRU, IP, através do Sistema de Informação para o Património Arquitetónico.

Clique aqui para aceder a mais informação sobre o evento e iniciativas paralelas.

Exposição "O ser urbano: nos caminhos de Nuno Portas", comissariada por Nuno Grande

Conferência Internacional EWV_Visões Cruzadas dos Mundos

sexta-feira, 7 de Dezembro de 2012 - sábado, 8 de Dezembro de 2012
 

Guimarães, Auditório da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, 7 a 8 de Dezembro

Conferência Internacional no âmbito do Projeto FCT "Arquitetura moderna na África Lusófona (1943-1974) vista através da experiência brasileira iniciada a partir dos anos 30" liderado por Ana Tostões.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

Conferência Internacional EWV_Visões Cruzadas dos Mundos

V Seminário Anual SOS AZULEJO

quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012 - quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012
 

Azulejos na Arquitetura Contemporânea Portuguesa: tensão, vazio, ou promessa de futuro?

Póvoa de Santa Iria, Quinta da Piedade, 6 de dezembro de 2012.

Seminário anual e mesa-redonda do projecto “SOS Azulejo”, uma iniciativa do Museu da Polícia Judiciária, contando com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

V Seminário Anual SOS AZULEJO

Lançamento do livro "A Nova Ordem Industrial no Estado Novo: da fábrica ao território de Lisboa (1933-1968)", por Deolinda Folgado

terça-feira, 4 de Dezembro de 2012 - terça-feira, 4 de Dezembro de 2012
 

Lisboa, Museu da Eletricidade, Sala dos Geradores, 4 de dezembro de 2012, pelas 18.30h.

A obra será apresentada pela Professora Arquiteta Ana Tostões e pela Professora Doutora Maria João Neto.

Lançamento do livro "A Nova Ordem Industrial no Estado Novo: da fábrica ao território de Lisboa (1933-1968)", por Deolinda Folgado

Call for sessions: 12th International Conference on Urban History: Cities in Europe, Cities in the World

sábado, 1 de Dezembro de 2012 - sexta-feira, 1 de Março de 2013
 

Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 3 a 6 de Setembro de 2014.

As Conferências Internacionais de História Urbana, organizadas pela European Association for Urban History, constituem um importante fórum de debate interdisciplinar entre profissionais das mais variadas áreas de formação com atividades ligadas à história da cidade. A décima segunda edição terá lugar em Lisboa, em setembro de 2014, encontrando-se abertas as inscrições para a apresentação de comunicações.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.

Call for sessions: 12th International Conference on Urban History: Cities in Europe, Cities in the World

Portugal-Brasil-África: Urbanismo e Arquitetura do Ecletismo ao Modernismo (Séc. XIX-XX)

quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 - sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
 

Lisboa, Universidade Autónoma de Lisboa, Auditório 2, 29 e 30 de novembro de 2012.

Colóquio internacional organizado pela UAL e com a colaboração, no Brasil, da Universidade de São Paulo-USP, no âmbito de 2012 Ano Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

Portugal-Brasil-África: Urbanismo e Arquitetura do Ecletismo ao Modernismo (Séc. XIX-XX)

Conferência sobre Reabilitação Urbana

sexta-feira, 23 de Novembro de 2012 - sexta-feira, 23 de Novembro de 2012
 

Ciclo de Conferências Áreas Urbanas 2014-2020.

Lisboa, Auditório do LNEC, 23 de novembro de 2012

Conferência organizada pelo Instituto do Território — Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território no âmbito do Ciclo de Conferências Áreas Urbanas 2014-2020, com vista a receber contributos que apoiem as negociações entre Portugal e a União Europeia para o próximo Quadro Comunitário de Apoio.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

Conferência sobre Reabilitação Urbana

IV Congresso de História da Arte Portuguesa

quarta-feira, 21 de Novembro de 2012 - sábado, 24 de Novembro de 2012
 

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 21 a 24 de novembro de 2012.

Congresso internacional, promovido pela Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA), em homenagem ao professor José-Augusto França, figura maior da Historiografia da Arte em Portugal, nascido em novembro de 1922.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

IV Congresso de História da Arte Portuguesa

Exposição: "Marques da Silva: Imagens e Memórias"

terça-feira, 20 de Novembro de 2012 - sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013
 

Porto, Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, de 20 de novembro de 2012 a 22 de fevereiro de 2013, horário: de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00, entrada livre.

Exposição co-produzida pela Universidade do Porto e pela Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva, comissariada por Maria Clara Paulino e Artur Vasconcelos, insere-se na programação da Trienal Desenha 2012.

Exposição: "Marques da Silva: Imagens e Memórias"

Lançamento do livro “Guiné-Bissau, 2011” por Ana Vaz Milheiro

sábado, 17 de Novembro de 2012 - sábado, 17 de Novembro de 2012
 

Lisboa, Clube Português de Artes e Ideias, 17 de novembro, 19 horas

Obra escrita na sequência da viagem que Ana Vaz Milheiro fez em 2011 à Guiné-Bissau, acompanhada por Eduardo Costa Dias e Paulo Tormenta Pinto, no âmbito do projeto “Os Gabinetes Coloniais de Urbanização – Cultura e Prática Arquitectónica”

Lançamento do livro “Guiné-Bissau, 2011” por Ana Vaz Milheiro

Exposição e Conferências "Fernando Távora: Modernidade Permanente"

sábado, 17 de Novembro de 2012 - sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013
 

Guimarães, Campus de Azurém. Exposição: Escola de Arquitetura da UM, 17 de Novembro de 2012 a 15 de Fevereiro de 2013. Conferências: Auditório Nobre da UM, 22 de Novembro de 2012.

Projeto coordenado por Álvaro Siza e apresentado pela Fundação Cidade de Guimarães, a Família Fernando Távora, a Associação Casa da Arquitectura e a Fundação Instituto Marques da Silva no âmbito da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Clique aqui para aceder ao Programa do evento.

Exposição e Conferências "Fernando Távora: Modernidade Permanente"

Seminário Internacional “Documentação e Conservação do Património Arquitetónico e Urbano” (DO_CO 2012)

quinta-feira, 25 de Outubro de 2012 - sábado, 27 de Outubro de 2012
 

Convento de Cristo, em Tomar, de 25 a 27 de Outubro

Seminário Internacional “Documentação e Conservação do Património Arquitetónico e Urbano” (DO_CO 2012)

Curso de Inventário do Património Arquitetónico

quarta-feira, 24 de Outubro de 2012 - sexta-feira, 26 de Outubro de 2012
 

24 a 26 de Outubro de 2012. Forte de Sacavém.

Curso de Inventário do Património Arquitetónico

Seminário "Acervos de Arquitetura: Administração, Conservação, Difusão"

segunda-feira, 15 de Outubro de 2012 - quarta-feira, 17 de Outubro de 2012
 

15 a 17 de outubro. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil.

Seminário "Acervos de Arquitetura: Administração, Conservação, Difusão"

Apresentação da revista MONUMENTOS número 32

sábado, 6 de Outubro de 2012
 

Bragança, Domus Municipalis, 6 de Outubro de 2012, 12:30 horas

Apresentação da revista MONUMENTOS número 32

Jornadas SIPA 2012

sexta-feira, 28 de Setembro de 2012
 

Auditório do Centro de Exposições de Odivelas, em Odivelas, pelas 11:00 horas.

Jornadas SIPA 2012

Exposição "Jorge Viana, Arquitecturas - Natureza, Máquina, Sentimento", comissariada por José Manuel Fernandes

sexta-feira, 8 de Junho de 2012
 

Centro Cultural do Palácio do Egito, Oeiras

Exposição "Jorge Viana, Arquitecturas - Natureza, Máquina, Sentimento", comissariada por José Manuel Fernandes

Parcerias no âmbito do SIPA entre o IHRU e a Igreja Católica Portuguesa

segunda-feira, 7 de Maio de 2012
 

Forte de Sacavém, pelas 15:00 horas.

Clique aqui para saber mais.

Parcerias no âmbito do SIPA entre o IHRU e a Igreja Católica Portuguesa

Conferência "Modus aedificandi nos cenóbios femininos - os Mosteiros das Clarissas Xabreganas", por Paula Figueiredo (IHRU/SIPA)

quarta-feira, 18 de Abril de 2012
 

18h00 - 19h30

Museu Nacional do Azulejo

Conferência seguida de visita orientada ao Convento da Madre de Deus.

Conferência "Modus aedificandi nos cenóbios femininos - os Mosteiros das Clarissas Xabreganas", por Paula Figueiredo (IHRU/SIPA)

Seminário "Os Gabinetes Coloniais de Urbanização – Cultura e Prática Arquitetónica"

quarta-feira, 21 de Março de 2012 - quinta-feira, 22 de Março de 2012
 

ISCTE_IUL - Edifício 2 Sala: B104 e Galeria de exposições, Av. das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa

Sessão pública de apresentação de resultados intercalares do projecto de investigação científica Os Gabinetes Coloniais de Urbanização – Cultura e Prática Arquitetónica (Referência FCT: PTDC/AURAQI/104964/2008), dirigido por Ana Vaz Milheiro,

Entrada livre.

Seminário "Os Gabinetes Coloniais de Urbanização – Cultura e Prática Arquitetónica"