Solar da Família dos Almeida e Eça / Casa de Esgueira / Jardim de Infância da Santa da Misericórdia de Aveiro

IPA.00010864
Portugal, Aveiro, Aveiro, Esgueira
 
Arquitectura residencial, maneirista. Palácio urbano com planta rectangular. Fachadas de 2 pisos com pilastras nos ângulos e cimalhas de friso e cornija e vãos simétricos de cantaria de calcário sendo os do segundo piso de friso e cornija. Fachada principal longitudinal, de vãos alinhados, sendo os do2º piso todos de sacada com bacias sobre cachorros e grades de ferro.
Número IPA Antigo: PT020105050062
 
Registo visualizado 1158 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular, sensivelmente irregular nas fachadas laterais e posterior, composta por volume único com cobertura em telhado de 4 águas. Fachada principal com embasamento, flanqueada por pilastras, 2 pisos com friso na separação e cimalha com friso e cornija desenvolvida. No primeiro piso, porta rectangular moldurada, descentrada para a direita, e ladeada por dois óculos circulares e sete janelas de peito molduradas, sendo duas à direita e cinco à esquerda. No segundo piso, dez vãos de sacada, em alinhamento com os vãos do primeiro piso, com friso e cornija tendo as bacias ligeiramente salientes sobre cachorros com guardas de ferro. No prolongamento da fachada para a direita e para a esquerda, muro rebocado, no qual se abrem dois portões simétricos, em grade de ferro com lanças, entre pilares encimados por pináculos piramidais. Fachada lateral direita com dois pisos e mansarda e vãos moldurados e alinhados: no 1º piso 3 janelas e uma porta sobre a linha média, ladeada por 2 óculos, e no 2º piso, 4 janelas de friso e cornija e 2 óculos. Fachada lateral esquerda com avançado, dois pisos com vãos moldurados sendo quatro janelas de peito e duas frestas rectangulares deitadas no primeiro e cinco janelas de friso e cornija no segundo. Fachada posterior com terraço envidraçado, suportado por arcaria e com acesso por rampa de disposição longitudinal; do lado esquerdo, em plano avançado, três vãos em cada piso sendo janelas de peito molduradas encimadas por janelas de friso e cornija. O INTERIOR, integralmente transformado pela adaptação aos novos usos, conserva do primitivo a escadaria com pilar e corrimão decorado com volutas em cantaria de calcário.

Acessos

R. Bento Moura, nº 14

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, tem a fachada principal virada à rua a N. sendo as restantes envolvidas por pequeno terreiro murado com pavimento de cimento; na vizinhança imediata tem construções recentes de andares.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Educativa: jardim de infância

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, início - pedra de armas que existia no portão do lado esquerdo mas que actualmente já não se conserva; séc. 17 - construção da casa; séc. 19 - grades de ferro das sacadas; 1982 - passou para a posse da Santa Casa da Misericórdia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Calcário, cantarias; cerâmica, telhas; madeira, portas e janelas; ferro, gradeamentos.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, p. 169; NEVES, Amaro, Aveiro História e Arte, Aveiro, ADERAV, 1944, pp. 188-189; VENÂNCIO, J. G. Esgueira, aldeia medieva: suas origens, Esgueira, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; SCMA

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; SCMA

Documentação Administrativa

SCMA

Intervenção Realizada

SCMA: 1982 / 1983 - encontrando-se o edifício dividido por dois proprietários e em estado de grande degradação passou para a posse da Santa Casa da Misericórdia que realizou obras de recuperação para adaptação a Centro de Dia obrigando à completa reformulação do interior em paralelo à regularização das fachadas; 1999 - adaptação a Creche e Jardim Infantil.

Observações

No portão do lado esquerdo tinha uma pedra de armas gótica, rectangular, envolvida de cordão de folhas e com o escudo da cruz doble, bordadura e os seis besantes dos Almeidas, mas sem timbre.

Autor e Data

Paulo Dordio 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login