Passos da Via Sacra de Miragaia

IPA.00001098
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa, barroca. Passos de antiga Via Sacra de planta quadrada simples, cobertos por lajes de granito formando duas águas, com interior em abóbada de berço, falsa e em estuque na Capela do Senhor dos Passos. Fachada principal com pilastras nos cunhais, suportando entablamento dórico e frontão interrompido por vieira, sendo rasgada por portal em arco de volta perfeita. No interior, a Capela do Senhor dos Passos possui imagem do Senhor dos Passos e a Capela de São Nicolau grupo escultórico alusivo ao quinto passo - Simão Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz -, inserido num retábulo de talha barroca. Do conjunto de passos da Via Sacra que se erguiam nas ruas da cidade, por onde passava a procissão do Senhor dos Passos, organizada pelos frades do Convento de São Lourenço, subsistem apenas estes dois passos, de estrutura semelhante. Revelam alguma preocupação decorativa na fachada principal, nomeadamente na marcação das pilastras, arco do portal e friso do entablamento. A Capela do Senhor dos Passos foi interiormente rebocada e possui silhar de azulejos com padrão alusivo ao orago. A Capela de São Nicolau ainda conserva o retábulo, de planta recta e um eixo, tardo-barroco, albergando imagens com grande qualidade plástica, de rostos expressivos, sendo a figura de Cristo vestida com túnica de pano bordado. O retábulo é, no entanto, pequeno para a dimensão e número de figuras, algumas das quais ficam escondidas pela estrutura retabular ou por outras imagens, levando a pensar que algumas poderiam ter vindo de outros passos, confirmável pela falta de correlação iconográfica entre as figuras.
Número IPA Antigo: PT011312080049
 
Registo visualizado 2246 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Religioso  Via Sacra    

Descrição

Grupo de dois Passos da Via Sacra, com estrutura e decoração idênticos, em cantaria de granito. Possuem planta quadrangular, de massa simples e cobertura de duas águas em lajes de granito. A fachada principal, na Capela do Senhor dos Passos virada a N. e na Capela de São Nicolau virada a S., apresenta pilastras nos cunhais, de fuste parcialmente côncavo e superiormente marcado por elemento curvo, de capitéis toscanos, suportando arquitrave, com friso ornado de métopas, sobre o qual assenta frontão curvo interrompido por silhar inscrito com IHS (Iesus Hominum Salvator - Jesus Salvador dos Homens) encimado por cornija e vieira. Ao centro, abre-se portal em arco de volta perfeita, de aduelas marcadas, assentes em pilastras, com porta de ferro envidraçada, pintada de verde escuro, ornada com motivos geométricos e com dois pequenos orifícios para colocação de esmolas (no portal do Passo de São Nicolau, existe um só orifício com a inscrição ESMOLAS), e cruz grega e IHS na bandeira; o portal é enquadrado por seguintes em ponta de diamante. A Capela do Senhor dos Passos apresenta fachadas laterais rebocadas e pintadas, terminadas em friso e cornija, bastante avançada. O INTERIOR DA CAPELA DO SENHOR DOS PASSOS é rebocado e pintado de branco, com silhar de cantaria e um outro de azulejos de padrão monócromo azul sobre fundo branco, com símbolos da Paixão (coroa de espinhos e três cravos). Pavimento em lajes de cantaria e cobertura em falsa abóbada de berço. Encostada à parede testeira, existe um altar de betão com imagem do Senhor dos Passos, em madeira, prostrado no chão, segurando a cruz com a mão direita e apoiando-se com a esquerda. INTERIOR DA CAPELA DE SÃO NICOLAU em cantaria aparente com juntas cimentadas, pavimento em lajeado e cobertura em abóbada de berço. Na parede testeira, retábulo em talha policromada a branco com elementos dourados, de planta recta e um eixo definido por duas colunas torsas com espira fitomórfica e capitéis coríntios, assentes em plintos paralelepipédicos com faces ornadas de acantos, e encimados por urnas. Ático em cornija contracurvada coroada por enrolamentos vegetalistas vazados e cartela com cruz e inscrição IHS, encimado por vieira. Sob o ático, placa suspensa por cordão, com a inscrição S.P.Q.R. (Senatus Populusque Romanus - O Senado e Povo Romano). O interior do nicho, pintado com o firmamento, alberga doze imagens, em madeira policroma, representando o momento em que Simão Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz. Entre as figuras, contam-se as Santas Mulheres, uma delas de roca, outra assenta numa tábua de madeira e outra ainda tem criança ao colo; as restantes são masculinas, uma figura de roca, três oficiais do exército romano assentes em tábua de madeira, um tocador de flauta, um outro com braço mutilado e um jovem.

Acessos

Miragaia, Rua da Pena Ventosa, Rua São Sebastião (Capela do Senhor dos Passos); Rua do Infante D. Henrique (Capela de São Nicolau)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1ª série, n.º 210, de 12 setembro 1978 (Capela do Senhor dos Passos) / Incluído no Centro Histórico (v. PT011312140163), na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086) e na Zona Especial de Proteção da Igreja de São Francisco (v. PT011312130005) (Capela de São Nicolau)

Enquadramento

Urbano. Integração harmónica em pleno centro histórico e em pontos de elevado valor patrimonial. A Capela do Senhor dos Passos está adossada ao muro de suporte das escadas de acesso à Casa da Câmara (v. PT011312140228), e junto às Escadas da Sé, que conduzem ao Terreiro de D. Afonso Henriques, onde se localiza a Sé do Porto (v. PT011312140001), o Pelourinho (v. PT011312140018) e o Paço Episcopal (v. PT011312140007). Na plataforma superior, orientada a SO., ergue-se a Estátua de Vímara Peres e o Chafariz de São Miguel (v. PT011312140014). A Capela de São Nicolau, com grande proximidade ao Rio Douro, integra-se no muro de suporte onde se erguem a Igreja de São Francisco (v. PT011312130005), a Igreja dos Terceiros de São Francisco (v. PT011312130251), a Casa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco (v. PT011312130040) e o Palácio da Bolsa (v. PT011312130051). A S., do outro lado da rua, localiza-se a Igreja Paroquial de São Nicolau (v. PT011312130266).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: Via Sacra

Utilização Actual

Religiosa: Via Sacra

Propriedade

Pública: estatal (Capela do Senhor dos Passos) / Privada: Igreja Católica (Passo de São Nicolau)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1745 - Data da construção das capelas da Via Sacra, pela Ordem dos Agostinhos Descalços, sediados no Convento de São Lourenço ou dos Grilos (v. PT011312130050); 1834 - depois da extinção das Ordens Religiosas, deixou de se realizar a procissão do Senhor dos Passos; séc. 19, final / séc. 20, início - colocação do silhar de azulejos na Capela do Senhor dos Passos; 1983 - a mesma capela ainda possuía pavimento em ardósia e altar de madeira pintado; 1975 - correspondência trocada entre a Direcção-Geral dos Assuntos Culturais e a DGEMN, relativamente à necessidade de obras de conservação na Capela do Senhor dos Passos; 1983 - ofícios da Fábrica da Igreja da Paróquia da Sé do Porto, da Direcção dos Serviços Centrais e Culturais da Câmara Municipal do Porto, e do Museu Nacional Soares dos Reis solicitando obras de recuperação na Capela do Senhor dos Passos *3; 1984 - ainda se realiza, na zona envolvente à Capela do Senhor dos Passos, o mercado de peixe com as vendedeiras da R. Escura; 1986 - conclusão do Mercado de Levante de São Sebastião e transferência das vendedeiras para esse local; 1992, 01 junho - a Capela do Senhor dos Passos é afeta ao Instituto Português do Património Arquitetónico, pelo Decreto-lei 106F/92, DR, 1.ª série A, n.º 126.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura, cobertura e pavimento em granito; paredes e tecto da Capela do Senhor dos Passos rebocado, estucado e pintado; silhar de azulejos estampados; caixilharias e porta em ferro pintado de verde escuro; vidros simples; imagens de madeira policroma.

Bibliografia

GRAÇA, Marina, PIMENTEL, Helena, Seis Percursos pelo Porto Património Mundial, 2002; QUARESMA, Maria Clementina, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Vol. XIII, Lisboa, 1995; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Distrito do Porto, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMN (Capela do Senhor dos Passos)

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMN (Capela do Senhor dos Passos)

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DREMN (Capela do Senhor dos Passos)

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A Capela do Senhor dos Passos insere-se na freguesia de Miragaia e a de São Nicolau na freguesia de São Nicolau. *2 - A Igreja Paroquial de São Nicolau pediu à Igreja de São João Novo para cuidar do Passo. *3 - Segundo a DREMN, era essencial a realização dos seguintes trabalhos: reconstrução total da cobertura; execução de um dreno de condução das águas pluviais nas fachadas lateral e posterior, bem como a construção de caleira em cantaria no coroamento das mesmas fachadas; execução de rufos em zinco no tardoz do frontal; refechamento das juntas exteriores das pilastras de cantaria e reconstrução dos rebocos dos restantes paramentos, incluindo a impermeabilização; desmonte, restauro e reposição do altar em madeira pintada; levantamento e novo assentamento dos azulejos interiores; picagem dos paramentos das paredes e do tecto em abóbada incluindo o refechamento das juntas; levantamento do pavimento de ardósia e novo assentamento sobre caixa de betonilha impermeabilizado.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Sónia Basto 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login