Solar em Castelo de Ferreira de Aves

IPA.00011266
Portugal, Viseu, Sátão, Ferreira de Aves
 
Arquitectura residencial, barroca. Construção de dois pisos, sendo o superior mais nobre, marcado pela maior riqueza decorativa das fenestrações e por ser a residência dos proprietários propriamente dita. Piso inferior para arrumos, dispensas, adegas e divisões relacionadas com a actividade agrícola e habitação de serviçais. Mansarda sobre o telhado. Janelas de avental e frontão curvo na zona nobre do imóvel. Constraste decorativo do exterior para o interior. Capela privativa no mesmo enfiamento da fachada principal.
Número IPA Antigo: PT021817040018
 
Registo visualizado 462 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, composta e irregular, com coincidência entre o exterior e o interior. De volumes articulados e disposição horizontalista das massas. Coberturas de telhados diferenciados de duas, três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas a amarelo, com um dos volumes a rosa. Fachada principal voltada a SE., com portal principal emoldurado de arco rebaixado e ladeado por dois óculos e mais afastadas, duas fenestrações quadrangulares emolduradas e de remates semelhantes ao do portal principal. No piso superior três janelas rectangulares de guilhotina, emolduradas, com avental e encimadas por frontão triangular curvo. Para o lado direito e no mesmo plano, separado por pilastra, a capela, com portal semelhante ao principal e encimado por janela igual às anteriores. Ainda para o mesmo lado, um outro corpo de menor altura, adossa-se à capela. É composto de duas portas emolduradas de arco rebaixado e, entre elas, um óculo quadrilobado. No piso superior duas janelas emolduradas de perfil semelhante ao das portas. Segue-se uma outra construção incaracterística, que no raio da curva da estrada, é marcada com um brasão heráldico. No extremo oposto do alçado e inserido em muro, o portão para o interior da propriedade agrícola e para o alçados lateral e posterior. Remate em cornija. Alçado SO. cego. Em plano superior, uma passagem coberta e fenestrada de acesso à zona agrícola. Alçado tardoz de três pisos, pelo aproveitamento das antigas águas furtadas, é constituído por portas e fenestrações de guilhotina incaracterísticas, e pelo corpo saliente, mais moderno das instalações sanitárias. Alçado NE. com construções incaracterísticas. No INTERIOR, o pátio comunica para divisões de habitação. Escadaria de 2 lanços, com balaustrada e pilares, formando patamar intermédio, conduz ao piso superior, que, à semelhança do piso térreo, se encontra em ruínas. Capela arruinada com retábulo dourado e policromado, com nicho central, ladeado por pilastras e colunas de fuste liso, decorada com concheados. Remate em frontão interrompido, com anjos e espaldar com resplendor.

Acessos

Na EN 229 (Sátão-Aguiar da Beira), no Tojal, para EM 581, direcção Ferreira de Aves (placas indicadoras); a 13 Km, no Lugar do Castelo, depois do cemitério

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, a meia encosta, isolado e destacado, separado, no enfiamento da fachada principal, por muro junto à estrada, e, nos alçados posteriores, por zona agrícola.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção do imóvel.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, rebocos e madeiras.

Bibliografia

SIMÕES, José Eduardo e Associados, História e Património Construído (Relatório 10), Plano Director Municipal, Sátão, s.d.; SOUSA, Albano Martins de, Terras do Concelho de Sátão, Sátão, 1991.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - popularmente associa-se este Solar aos Marqueses de Ferreira e Duques do Cadaval, enquanto alguns autores apontam para a residência desta família, a denominada Quinta do Paço, em Lamas, pelo que se deve consultar o imóvel Castelo de Ferreira de Aves (v. PT021817040010).

Autor e Data

João Carvalho 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login