Capela de Nossa Senhora dos Verdes

IPA.00011779
Portugal, Guarda, Manteigas, Manteigas (São Pedro)
 
Arquitectura religiosa, novecentista. Capela de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor mais estreita e baixa, a que se adossa a sacristia e campanário. Fachada principal, modernista, sem remate, com portal ao centro, ladeado por par de janelas, e encimado por tímpano, em arco apontado, onde se rasgam quatro frestas. Fachadas laterais rasgada por frestas e janela e fachada lateral esquerda com escadaria e portas de acesso ao interior. No interior, coro-alto e cobertura de betão, em masseira. Existem duas capelas idênticas a esta, uma no Peso (Covilhã) e outra na Póvoa de Santa Iria (Lisboa).
Número IPA Antigo: PT020908030021
 
Registo visualizado 276 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa, a que se adossa na face direita a sacristia, de planta rectangular, formando um volume horizontalizante de massas articuladas que apresentam coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e de três águas na capela-mor e sacristia, assentes em cornija, unidade quebrada pela volumetria verticalizante do campanário, que surge inscrito no lado esquerdo da fachada principal. Esta em cantaria, com tímpano revestido a pastilha de vidro verde e restantes fachada rebocadas e pintadas de branco com embasamento proeminente em cantaria. Fachada principal, recta, com portal de verga recta ao centro, ladeado superiormente por par de janelas jacentes gradeadas, e encimado por tímpano, em arco apontado, que se prolonga acima da fachada e do lado direito até ao chão. Ao centro rasgam-se quatro frestas. A laje horizontal do tímpano estabelece a ligação com o campanário, cuja fachada lateral esquerda é inclinada, de um só registo com sineira de verga recta e remate em chanfra. No lado direito da fachada cruz latina de ferro. Fachadas laterais rasgada por três frestas a nível da nave. Na fachada lateral esquerda, junto à torre sineira, escadaria com guarda de ferro de acesso ao coro-alto, e no lado oposto, no volume correspondente à sacristia, porta precedida por três degraus e janela na fachada lateral. Fachada posterior, rematada em empena com capela-mor semi-hexagonal, ao centro, com duas frestas rasgadas nas faces laterais, e pequena fresta no volume da sacristia. INTERIOR com cobertura em tecto de betão em masseira, assente sobre cornija e pavimento cerâmico, na nave; paredes rebocadas e pintadas de branco com lambril de pastilha de vidro verde. Coro-alto de betão com guarda de madeira, suportado por dois pilares revestidos a pastilha de vidro verde e acesso pelo exterior através de porta no lado do Evangelho. No sub-coro, a ladear o portal, janelas em capialço interior, placa de mármore com inscrição a letras douradas no lado do Evangelho e confessionário de madeira em arco apontado, no lado da Epístola. Paredes laterais com janelas em capialço interior. Dois patamares em laje de mármore, marcam o presbitério, com altar-mor de mármore ao centro. Capela-mor ladeada por porta de acesso à sacristia no lado do Evangelho, e a imagem da Padroeira sobre plinto de mármore no lado da Epístola, tendo, na parede testeira, estrutura de mármore em arco apontado com sacrário embutido, com o cálice e a hóstia raiados a dourado, junto ao vértice, encimada pelo Crucificado.

Acessos

Na Estrada Florestal que liga à Torre, junto às bombas de gasolina Lubridão

Protecção

Incluido na Zona de Protecção da carvalha *1

Enquadramento

Urbano, no centro da vila de Manteigas no caminho para as Caldas de Manteigas, confinando com estradas, no local da primitiva Capela de Nossa Senhora dos Verdes *2. Em frente à capela encontra-se uma imponente Carvalha secular.

Descrição Complementar

INCRICÕES: Na parede do lado do Evangelho, " ESTA CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS VERDES / FOI RECONSTRUIDA A EXPENSAS DO EX.MO SENHOR FRANCISCO / ESTEVES GASPAR DE CARVALHO E SUA ESPOSA D. TERESA DE / JESUS BOTELHO ESTEVES DE CARVALHO, COMO PREITO DE / SAUDADE A SUA FILHA D. MARIA DE FÁTIMA FALECIDA EM 7 - 3 - 1959. / FOI BENZIDA E AUTORIZADA A CONSERVAÇÃO DO / SS.NO EM 30 - 4 - 1961 POR D. POLICARPO DA COSTA VAZ - VENERANDO / BISPO DA GUARDA / O PÁROCO - P. ANTÓNIO TARRINHA"

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1724, 13 Junho - Data do voto feito pelos fregueses de São Pedro de irem todos os anos à Capela de Nossa Senhora da Cedarça, em Folgosinho (Gouveia), com uma procissão de ladainhas, *3; 1747, 30 Junho - início do Sinodo da cidade da Guarda, onde foi resolvida a edificação de uma capela dedicada a Nossa Senhora na freguesia de São Pedro, para que aí se fize-se cumprir o voto feito a Nossa Senhora da Cedarça; 1756 - conclusão da construção da capela, *4; 1758, 29 Setembro - sagração da capela e benção da Imagem da Padroeira; 1929, 6 Abril - a Comissão da Junta Fabriqueira de São Pedro de Manteigas tomou conta de todos os bens móveis e imóveis que estavam a cargo da Junta de Freguesia de São Pedro, 1941 - nomeada uma comissão para se tratar da compostura da primitiva capela e restauro da imagem de Nossa Senhora dos Verdes; 1942 - restauro da primitiva capela; 1961, 30 Abril - benzida e autorizada a conservação do Santíssimo Sacramento na nova Capela por D. Policarpo da Costa Vaz, Bispo da Guarda, sendo a festa realizada anualmente no último Domingo de Setembro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura de betão rebocado e pintado; cantaria de granito aparente (fachada principal, campanário, embasamento); Telha (cobertura); pastilha de vidro (tímpano, lambril, colunas de apoio do coro-alto); Ferro (gradeamentos das janelas, guarda da escadaria, cruz); mármore (estrutura do sacrário, alta-mor, plinto, pavimento da capela-mor, placa); pavimento cerâmico na nave; madeira (confessionário, portas, guarda do coro-alto).

Bibliografia

BIGOTTE, Padre José Quelhas, O Culto de Nossa Senhora na Diocese da Guarda, 1948; DIAS, Luiz Fernando de Carvalho, História dos Lanifícios ( 1750 - 1834 ) - documentos, vol. III, Lisboa, 1965; BATISTA, José David Lucas, Património Cultural e Património Natural do Concelho de Manteigas, Manteigas, 1984; PINHEIRO, Padre José Baylão, Nossa Senhora dos Verdes de Manteigas, Manteigas, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - classificada como imóvel de interesse público por Dec. n.º 28 468 de 15 Fevereiro 1929; *2 - A primitiva capela teria planta longitudinal, com cobertura em telhado de duas águas assente sobre cornija. Paredes rebocadas e pintadas de branco com marcação de elementos a granito. Fachada principal enquadrada por pilastras encimadas por urnas sobre plintos, e remate em empena com cruz latina sobre plinto no vértice. Fachada rasgada por portal de verga recta encimado por óculo e ladeado por duas pequenas janelas; *3 - O culto de Nossa Senhora dos Verdes nasceu na Capela de Nossa Senhora da Cedença, como termo do voto que o vigário da freguesia de São Pedro e seus fregueses fizeram de aí irem todos os anos, a 15 de Agosto, com uma procissão de ladainhas implorar o seu patrocínio para que livre a freguesia da parga da lagarta; *4 - foi a primeira capela erigida em honra de Nossa Senhora na freguesia de São Pedro.

Autor e Data

Patrícia Costa 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login