Casa de Garcia de Resende

IPA.00001207
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
 
Arquitectura residencial, manuelina. Pertence ao ciclo mudéjar do primeiro quartel de Quinhentos a que se associa, habitualmente, o nome dos irmãos Arruda, especialmente Diogo. Tem grandes afinidades com outros exemplares como a Janela Manuelina da R. da Moeda nºs 31 e 33 (v. PT040705050046), as janelas dos Paços de Évora (v. PT040705100022) e da Casa da Sempre Noiva (v. PT040705030024). O interesse arquitectónico do edifício reside na soberba janela mainelada manuelina. A tradição concede-lhe o privilégio de ter albergado o cronista e poeta eborense Garcia de Resende.
Número IPA Antigo: PT040705210025
 
Registo visualizado 1023 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Modesta edificação de piso térreo e sobrado, intricada no aperto urbano, de planta irregular, sensivelmente trapezoidal. A janela rasgada na face central da exígua empena da frontaria, faz 4 faces para acompanhar a curvatura do entroncamento da R. Diogo Cão com a Freiria de Baixo, mesmo em frente da abertura da Cerca Velha. Lavrada em cantaria de granito, em duplo arco de volta perfeita com duas arquivoltas em meia-cana, uma na face interior, outra na exterior, entre as quais desponta um delicado rendilhado polilobado, com os lóbulos rematados de pequenas pinhas; no soco um florão de talhe simétrico; por mainel, fina coluna marmórea de base sextavada e capitel de ornamentação vegetalista, com ábaco quadrangular. A guardá-la, dois aparatosos pináculos de finos colunelos de bases sextavadas sobre mísulas, rematados em exuberante florão, interrompidos ao meio por bocel floral; vem-se-lhes unir uma elegante verga em toro requebrada, de três vértices rematados por florões pinaculares; a fazer a união da verga com os pináculos, sólido nó de encordoado. Grade em ferro forjado, de balaústres sextavados e anelados. Como a janela quase se junta aos cunhais da face central da empena, porventura para enquadrá-la, foi guarnecida por dois colunelos canelados de bases circulares carregadas em mísulas cónicas e rematados por capitéis de acanto, tudo em alvenaria.

Acessos

Portas de Moura; Rua da Freiria de Baixo; Rua de São Manços

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Enquadramento

Urbano, em encosta de acentuado pendente da colina de Évora, a S. da Catedral de Santa Maria, fazendo gaveto de quarteirão, integrada no casario e com ele harmonizada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Diogo de Arruda (atr.)

Cronologia

Séc. 16, 1º quartel - construção; séc. 19 - prováveis acrescentos como os colunelos canelados que enquadram a janela; 1975, Janeiro - propriedade de Efigénia Olívia Monteiro de Bragança Gil.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Cantaria de granito, mármore branco de Estremoz nos três elementos do mainel

Bibliografia

PEREIRA, Gabriel, Estudos Diversos, Évora, 1945; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal-Distrito de Évora, VII, Lisboa, 1966.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Manuel Branco 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login