Capela do Calvário

IPA.00012169
Portugal, Guarda, Manteigas, Manteigas (Santa Maria)
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela novecentista de planta quadrada, de espaço interior único, com fachada principal enquadrada por pilastras encimadas por pináculos, com remate em empena recortada, rasgada por portal de verga recta. Interior com cobertura em tecto de madeira em masseira e simples ara de altar.
Número IPA Antigo: PT020908020010
 
Registo visualizado 249 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta quadrada, massa simples, com cobertura em telhado de duas águas com beiral. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com demarcação de embasamento a cinzento. Fachada principal, voltada a E, enquadrada por pilastras de granito, que se prolongam por plintos de face lisa sustentando pináculos, e rematada por empena recortada, formando falso frontão, com cornija rematada por cruz latina idêntica ao cruzeiro da fachada lateral S.. No frontão, surgem as quinas portuguesas e no friso inferior, cartela com a data de "1916". Fachada com portal de verga recta, com porta de ferro pintada de verde. Fachadas laterais cegas, onde se adossam cruzeiros com plintos encimados por cruz com inscrições epígrafadas. Fachada posterior cega, com remate em empena. INTERIOR de nave única, com cobertura de madeira em masseira, pintado a azul, assente em cornija pintada de castanho; pavimento cerâmico e zona do altar-mor com pavimento em lajeado. As paredes apresentam-se rebocadas e pintadas de branco com azulejo de padrão formando silhar. Paredes laterais com dois nichos justapostos com imaginária. No lado do Evangelho, vestigios da base do primitivo púlpito. Altar-mor, ligeiramente mais elevado, com ara de granito sobre dois pilares. Na parede testeira, ao centro, plinto de granito com imaginária ladeado por mísulas, e encimado pelo Crucificado.

Acessos

Largo Padre Joaquim Dias Parente

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, na face posterior da Igreja de Santa Maria (v. PT020908020009), com a qual forma vasto adro, com escadas de acesso nos lados da igreja, que vencendo o declive, são ascendentes no lado direito e descendentes no esquerdo. Adossa-se a um edifício moderno, em cota inferior, que se desenvolve na fachada posterior. Frente à capela encontra-se coreto. Nas imediações, a Fonte do Picão (v. PT020908020030).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Num dos cruzeiros, lê-se "ANNO SANTO / 1925 / 1926".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1916 - construção da capela; 1925 / 1926 - data do cruzeiro da fachada N.; 1926 - construção do coreto.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito rebocado e pintado (estrutura), cantaria de granito aparente (cruzeiros, moldura do portal e da empena, pilastras, base do púlpito, altar-mor, plinto e mísulas); madeira (tecto); azulejos industriais (silhar); laje de granito (pavimento); pavimento cerâmico; ferro (porta).

Bibliografia

CD Portugal Século XXI - Guarda, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - arranjo da cobertura exterior e reforma de rebocos e pinturas.

Observações

Autor e Data

Patrícia Costa 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login