Capela de Santo Antão / Capela de São Sebastião

IPA.00012492
Portugal, Guarda, Guarda, Valhelhas
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Capela quinhentista de planta longitudinal simples, com alpendre e nave. Fachada principal em cantaria, com remate em empena, rasgada por portal de arco de volta perfeita, sendo todas as fachadas rematadas por cornija e as laterais com janelas. Retábulo-mor de estrutura maneirista no interior, com cobertura de madeira em masseira. Segue tipologia semelhante à Capela de Santa Bárbara (v. PT020902290114).
Número IPA Antigo: PT020907470133
 
Registo visualizado 465 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal simples, com alpendre e nave, de massa simples e de expressão horizontalizante, com coberturas diferenciadas em telhado de três águas no alpendre, e duas águas, assentes sobre cornija, na nave. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais perpianhos e percorridos por embasamento pintado de cinzento. Alpendre, de planta quadrada, definido por três guardas em cantaria aparente, com aberturas ao centro, a frontal com degraus de acesso, duas das quais prolongam as fachadas laterais da capela. Sobre as guardas, dois pilares e seis colunas toscanas suportando a cobertura de madeira a três águas, com tirantes metálicos, pintados de azul, sobre traves, também de madeira, pintadas de castanho. Interiormente, apresenta pavimento em calhau rolado, formando padrão geométrico, através de losangos. Abaixo das guardas, estão colocados bailéus de cantaria, e junto à fachada, no lado E., púlpito circular, sobre fragmento de coluna toscana, e acesso através de degrau, com guarda plena, composta por dois painéis decorados com florões enquadrados por motivos geométricos e inscrito "ERA 1674". Fachada principal, voltada a S., em cantaria aparente com as juntas cimentadas, onde se abre, ao centro, portal de arco de volta perfeita, moldurado pelas aduelas do arco, e que apresenta inscrito nas pedras de contrafecho "93". Sobre o portal, placa com inscrição "OS FILHOS DE / VALHÊLHAS / RESIDENTES EM / LISBOA / SAUDAM O SANTO / ANTÃO 14-4-1958", e no lado esquerdo, sobre o púlpito a inscrição epigrafada "IHS / ANTONIO MIZ / O FEZ". Remate em empena. Nas fachadas laterais abrem-se dois vãos rectilíneos, moldurados e de pequenas dimensões, e a fachada posterior é cega, em empena. A articulação entre o alpendre e o INTERIOR da capela é desnivelado, acedendo-se através de dois degraus. De uma só nave com pavimento cerâmico, cobertura em tecto de masseira pintado de azul e nas paredes azulejos de padrão formando silhar. Vão do portal axial forma arco ultrapassado. No lado do Evangelho, pia de água benta sobre fragmento de coluna e cruz, e no lado da Epístola nicho rectangular para guarda de alfaias. Na parede testeira, retábulo de planta recta, imitando marmoreado com pormenores pintados a verde e ornatos sublinhados a dourado, com estrutura de três eixos verticais, circunscritos por pilastras e divididos por colunas, rematado por frontão interrompido. Ao centro nicho com a imagem do orago, ladeado por dois painéis, representando Santa Águeda e Santa Luzia. Altar paralelepipédico, à frente do qual surge uma ara de madeira, assente em dois pilares. A ladear o retábulo, mísulas com imaginária.

Acessos

Largo de Santo Antão

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, na margem direita da Ribeira de Famalicão, que se encontra a 150 m., localiza-se no largo de Santo Antão, confinando, a nascente, com estrada romana. Na proximidade, encontra-se fonte do séc. 15 / 16, que se pode inserir na tipologia fonte de mergulho com o vão de volta perfeita parcialmente entaipado e com porta metálica; cobertura de betão, a duas águas e remate em cornija. Sobre esta, lápide com a inscrição "LARGO / DE / S. ANTÃO".

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1577 - construção *1; 1674 - data inscrita no púlpito; 1857 - beneficiação da capela; 1906 - criação de uma comissão para a compra de uma imagem do orago, encabeçada por José Bico de Sena, Luís de Almeida e Silva e José da Rocha; 1907 - aquisição da imagem de Santo Antão que se encontra colocada no nicho do retábulo; 1962 - no local, efectuava-se o mercado de animais; obras profundas de remodelação e abertura das janelas nas fachadas laterais; execução do retábulo-mor.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Cantaria e alvenaria de granito rebocada, caiada e pintada (paredes exteriores e interiores da capela); Cantaria de granito aparente (alpendre, fachada principal da capela, púlpito, cunhais, moldura de vãos); telha de canudo (cobertura); calhau rolado (pavimento do alpendre); azulejo industrial (silhar); madeira (cobertura interior do alpendre e capela, retábulo, imaginária).

Bibliografia

ROCHA, Alípio da, Monografia de Valhelhas, Coimbra, 1962; CD Portugal Século XXI - Guarda, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1957 - Sofre obras de reparação; 1997 - ampliação em altura da capela, abertura de vão na fachada lateral, colocação de silhar de azulejo e do pavimento cerâmico, alteração do retábulo.

Observações

*1 - a edificação desta capela consagrada a Santo Antão pode relacionar-se com o culto crescente a este Santo, divulgado em Belmonte pelo convento dos Cónegos Regrantes de Santo Antão, com sede em Benespera, existindo em Belmonte várias ermidas e imagens com a sua evocação.

Autor e Data

Patrícia Costa 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login