Casa de Chá da Boa Nova

IPA.00020302
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira
 
Arquitetura turística e comercial contemporânea. Edifício de planta retangular, irregular, assente sobre plataforma de betão armado, com fachadas pouco destacadas, parcialmente encobertas pelo rochedo que as rodeia.
Número IPA Antigo: PT011308050052
 
Registo visualizado 287 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Monumento

Descrição

Edifício de planta retangular, irregular, assente sobre plataforma de betão armado, volume recortado, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas. Paredes pouco destacadas, integradas no rochedo, sendo até disfarçadas com este. Faces O. e S. voltadas ao mar, rasgadas por grandes aberturas envidraçadas, inseridas em molduras de madeira; face N. e E, parcialmente enterradas, sendo rebocadas e pintadas de branco, destacando-se a E. um corpo de maior volumetria que integra a entrada principal. São as fachadas rematadas por cornijas de madeira, sobrepostas por beiral simples. Sobre a cobertura apresenta duas chaminés, rebocadas e pintadas de branco. INTERIOR com pequeno bar localizado à entrada e salão de chá com acesso através de escadas de madeira, tendo os pavimentos e tetos também em madeira.

Acessos

Rua Coronel Helder Ribeiro

Protecção

MN - Monumento Nacional, Decreto nº 16/2011, DR, 1ª série, nº 101, de 25 maio 2011 / ZEP*1, Portaria nº 608/2012, DR, 2ª série, nº 206, de 24 outubro 2012

Grau

3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.

Enquadramento

Marítimo, isolado, a cerca de dois metros do mar, ergue-se sobre as rochas, perfeitamente harmonizada com a paisagem. Nas proximidades encontra-se a Capela da Boa Nova / Capela de São Clemente das Penha (v. PT011308050075) e o Farol de Leça (v. PT011308050044).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: casa de chá

Utilização Actual

Devoluta

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Álvaro Siza Vieira.

Cronologia

1956 - A Câmara Municipal de Matosinhos abre concurso público para construção de uma casa de chá; foi vencedor do concurso o arquiteto Fernando Távora que entregou o projeto a um dos seus colaboradores, Álvaro Siza Vieira, então numa fase inicial da sua carreira; 1960 / 1963 - Construção; 2004, 5 fevereiro - despacho de abertura do processo instrução relativo à classificação do imóvel.

Características Particulares

Trata-se de uma das primeiras e mais emblemáticas criações do arquiteto Siza Vieira, com projeção e reconhecimento internacional. Destaca-se pela forma suave e natural que as rochas acolhem o edifício, criando uma simbiose perfeita entre o construído e o meio ambiente. As rochas e a paisagem surgem como parte integrante do projeto e do efeito cénico.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de betão, rebocada e pintada de branco e à vista; caixilharias de madeira com vidro simples; cobertura em telha.

Bibliografia

Porto 1901-2001, Guia de Arquitectura Moderna, Porto, 2001; ALVES, Virgínia - "IPPAR rende-se às obras de Siza" in Jornal de Noticias, Porto, 9 fevereiro 2004, p. 23; http://www.casadechaboanova.com/site/php/qsomos.php, 26 de Maio de 2011.

Documentação Gráfica

CMM

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

CMM

Intervenção Realizada

Observações

*1 - ZEP conjunta deste imóvel e das Piscinas de Leça.

Autor e Data

Sofia Diniz 2003 / Ana Filipe 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login