Ponte Velha de Vizela

IPA.00000205
Portugal, Braga, Vizela, União das freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João)
 
Ponte de origem romana, com reconstrução medieval, de arco, com tabuleiro quase horizontal com duas rampas de acesso, assente sobre três arcos plenos desiguais. Apresenta um perfil muito irregular e os três arcos totalmente diferentes entre si. Conserva elementos da construção inicial romana, que servia uma importante via de ligação de Bracara Augusta a Mérida.
Número IPA Antigo: PT010314020001
 
Registo visualizado 3685 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro quase horizontal de duas rampas de acesso, assente sobre três arcos plenos assimétricos. As aduelas são estreitas e compridas com extradorso irregular. Apresenta contrafortes nos dois pilares entre os arcos. Os talhamares são triangulares e os talhantes rectangulares. Num dos pilares, acima dos contrafortes encontra-se olhal em arco pleno. Guardas plenas em cantaria de granito e pavimento com grandes lajes de granito.

Acessos

São João de Caldas de Vizela, Lugar da Ponte Velha, Rua Pereira Reis e Rua Ana de Sá

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto 16-06-1910, DG n.º 136, de 23 junho 1910

Enquadramento

Urbano, isolada, a jusante das termas, na povoação de Caldas de Vizela, sobre o Rio Vizela, que conserva ainda algumas características rurais mas já se encontra predominantemente urbanizada com casas, arruamentos e fábricas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época romana - provável construção da ponte; Época medieval - reconstrução da ponte, conferindo-lhe o aspecto que hoje ostenta.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito.

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. II, Distrito de Braga, p. 61; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais. I Entre Douro e Minho, Porto, 1968, p. 189 - 190; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70480 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1936 / 1937 - Reparação e consolidação das guardas, refechamento das juntas e limpeza da vegetação; 1961 - refechamento de juntas, reparação do pavimento e das guardas, limpeza da vegetação.

Observações

Recentes escavações arqueológicas efectuadas no início de 1997 pela Câmara Municipal de Guimarães, na actual Praça da República, no centro de Vizela, revelaram importantes vestígios do período romano.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

Maria Guimarães 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login