|
Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Igreja protestante
|
Descrição
|
Planta quadrada, centralizada, coberta por telhado de 4 águas de telha de canudo e zimbório, ligeiramente avançado para O., assente em tambor, rasgado por 8 janelas em meia laranja, com grade envidraçada em forma de leque e cobertura em "folha de flandres", de domo bastante abatido. Fachadas rebocadas percorridas por embasamento pintado a vermelho e rematadas por friso denteado, cornija pintada de vermelho, interrompida regularmente por gárgulas em carrancas, e platibanda, de friso superior também pintado a vermelho. Fachada principal virada a O. de 3 corpos, com os laterais ligeiramente avançados, com janela alta de guilhotina, moldura de cantaria do Porto Santo com filete exterior ressalvado, parapeito e cornija, encimada por rectângulo rebaixado na alvenaria, indicativo de andar superior; corpo central em galilé acedida por 3 degraus de cantaria cinzenta, suportada por pilastras laterais e duplas colunas jónicas e com arquitrave também em cantaria do Porto Santo. Fachada lateral N. dentro do mesmo esquema, de 2 pisos, tendo nos corpos laterais nichos em alvenaria semicilíndricos assentes em parapeito em cantaria cinzenta e encimados por janelas com molduras na mesma cantaria com filete relevado exterior; corpo central com 2 janelas altas com idênticas molduras, com parapeito e encimadas por janelas idênticas às dos corpos laterais. Fachada S., idêntica, mas com as janelas do piso térreo só com os parapeitos em cantaria, sem marcação das molduras e as do piso superior com marcação por pintura a cinza claro na alvenaria. Fachada posterior, virada a E., idêntica à virada a N., com os nichos substituídos por portas de acesso aos serviços da igreja com cornija. Acesso ao interior pela galilé, com chão de quadrados de mármore branco e cinzento e 3 portas: portal central de verga em cantaria cinzenta sobre duplas pilastras, estriadas, e assentes em bases ressalvadas; cornija em cantaria vermelha do Cabo Girão; portas colaterais mais simples. INTERIOR percorrido por galeria que transforma o espaço quadrangular em circular; no 1º registo assenta em 16 pilastras, embebidas na parede, e colunas, jónicas, pintadas a marmoreado muito suave e com capitéis a preto; no 2º apresenta vãos rectos ou de arco pleno, intercalados por pilares, com parapeitos decorados com motivos geométricos. Cobertura em cúpula apoiada sobre trompas de ângulo; tambor com trabalhos de estuque, pintura a marmoreado e moldura dos vãos em denteados; cúpula pintada em "tromp l'oeil", com flores inseridas em molduras geométricas e, ao centro, símbolo da Santíssima Trindade. No lado do Evangelho órgão de 3 castelos, o central proeminente, e no lado da Epístola capela lateral. A capela-mor, ladeada por púlpito em madeira e atril de águia, inscreve-se em duplo arco de volta perfeita, o exterior envolvido por palmeiras pintadas sobre fundo dourado, e precedida por teia em madeira; as paredes são revestidas a madeira e a cobertura em meia cúpula, pintada a azul e decorada com estrelas. |
Acessos
|
Rua do Quebra Costas, n.º 18 |
Protecção
|
Inexistente |
Enquadramento
|
Urbano, isolado em jardim empedrado a calhau rolado miúdo, com bancos, placas evocativas, pequeno lago e busto de D. Filipa de Lencastre, murado e com portão gradeado apoiado em pilastras de cantaria cinzenta para a R. do Quebra Costas. Junto à igreja, ergue-se a casa do presbítero, com placa de cobre gravada: "The Parsonage", protegida por idêntica grade, mas cega por chapa de ferro interior, tudo pintado a verde escuro, definindo um corredor de acesso ao jardim que rodeia o templo. |
Descrição Complementar
|
A igreja encontra-se decorada dentro da austeridade anglicana, preenchida por bancos corridos com pequeno apontamento de talha para o corredor central e dotada de uma importante colecção de pequenas almofadas de ajoelhar bordadas. As paredes apresentam-se preenchidas com várias lápides e placas evocativas da passagem pelo templo de vários dignatários anglicanos. Também na entrada existe uma listagem dos presbíteros anglicanos que passaram pela Madeira desde a ocupação inglesa dos inícios do Séc. 19, em 2 quadros negros colocados sobre as portas laterais da galilé. A cúpula apresenta pintura de enorme riqueza decorativa, de modo a conferir-lhe grande profundidade. A capela-mor ostenta superiormente uma bonita pintura com elementos vegetais sobre fundo ouro, ao gosto da escola pré-rafaelista inglesa dos finais do Séc. 19 e duas importantes peças entalhadas em madeira aparente: um púlpito e um facistol em forma de águia, assim como 3 belas cadeiras ao gosto "Queen Anne", com espaldar de couro lavrado com as armas da família Ornelas. Paralelamente à parede onde se inscreve a capela-mor e o altar lateral corre o corpo de serviços da igreja, com acesso exterior pela fachada virada a E. |
Utilização Inicial
|
Religiosa: igreja protestante |
Utilização Actual
|
Religiosa: igreja protestante |
Propriedade
|
Privada: Igreja Anglicana |
Afectação
|
Sem afectação |
Época Construção
|
Séc. 19 / 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
Projecto do cônsul britânico Guilherme Veitch; escultor Anjos Teixeira. |
Cronologia
|
1804 - presença na Madeira de Henrique Veitch como empregado da firma Pringle e do consulado britânico; 1807 - início de funções de Henrique Veitch como cônsul britânico; 1810 - aquisição do terreno às freiras de Santa Clara pela Feitoria Inglesa para a igreja do Funchal; 1815, 23 Ago. - passagem na Madeira do deposto imperador Napoleão Bonaparte, tendo o cônsul britânico Henrique Veitch ido visitá-lo a bordo da nau "Northumberland" e oferecido uma pipa de vinho da Madeira; 1820 - início da construção da igreja anglicana, tendo contribuído para a construção o rei Jorge III, duque de Wellington, lord Nelson, duque de Bedford e depois o rei Leopoldo I da Bélgica; 1822, Mar. - data da primeira missa celebrada no templo; 1830 - construção da grande residência do cônsul Veitch sobre a ribeira de Santa Luzia, hoje Instituto do Vinho da Madeira; 1844 - data da primeira representação iconográfica da igreja; 1857, 7 Ago. - falecimento do antigo cônsul britânico Henrique Veitch; Séc. 19, finais - pintura sobre o altar-mor; 1893, Mai. - data do 1º inventário de alfaias; Séc. 20, inícios - execução ou reformulação da casa do presbítero; 1939, 8 Nov. - George Walter oferta à igreja órgão executado em Borwicks, Londres, em 1889, pelo seu pai Michael Grabham ( 1866, 16 Nov.; 1938, 13 Abr. ); 1973 - inauguração do busto da rainha D. Filipa de Lencastre ( 1359; 1415 ) em comemoração do sexto centenário da Aliança Luso-Britânica ( 1373; 1973 ); 1974 - oferta à igreja do piano de Gwendoline Rae Short, organista do templo, falecida a 17 Nov. 1974, pelo marido e pelo irmão; 1997, 6 Jul. - falecimento do jardineiro João de Almada, M.B.E., responsável pelo cemitério e igreja, "to the glory of God", desde 1949, segundo lápide evocativa colocada à entrada no jardim. |
Dados Técnicos
|
Estrutura mista e paredes autoportantes. |
Materiais
|
Cantaria mole e rígida regional aparente, alvenaria de cantaria regional rebocada, madeira ( vinhático, carvalho e outras ), pilares e amarrações mistas de tirantes de ferro, talha em madeira aparente, pintura sobre estuque, ourivesaria, vidro, "folha de flandres" pintada e telha de meio canudo. |
Bibliografia
|
CANNE, Ellen e Florence du, The Flowers and Gardens of Madeira, Londres, 1904 e 1909; NEWELL, lieut.-coronel H. A., The English Church in Madeira now The Churck of The Holy and Undivided Trinity, Oxford, University Press, 1931; NASCIMENTO, João Cabral do, Estampas antigas da Madeira: paisagem, costumes, traje, edifícios, marinhas, Club Rotário do Funchal, 1935; SILVA, Padre Fernando Augusto da, Elucidário Madeirense, 3 vols., Funchal, 1945; VIEIRA, Rui e PESSOA, Fernando, Inquérito aos espaços verdes e exemplares botânicos notáveis do Funchal, Nov. 1966 e 1984 ( nº 92 ); VERÍSSIMO, Nelson e TRUEVA, José Manuel de Sainz, Inventário das Esculturas da Região Autónoma da Madeira, Funchal, 1996, p. 28; CARITA, Rui e TRUEVA-SAINZ, José Manuel de, Roteiro Histórico e Cultural da Cidade, Funchal, 1997. |
Documentação Gráfica
|
Gravura de 1844; planta dos irmãos Trigo |
Documentação Fotográfica
|
Museu Vicentes Photographos; DRAC ; Consulado Britânico, Funchal |
Documentação Administrativa
|
Consulado Britânico, Funchal |
Intervenção Realizada
|
Comunidade anglicana: 2000 - restauro e reabilitação do órgão inglês. |
Observações
|
Segundo escreveu o cônsul Veitch, o aspecto exterior do templo, mais parecendo uma biblioteca ou uma câmara, foi devido ao conselho de um dos advogados do Funchal, no sentido de não ferir susceptibilidades à população católica. Também segundo o mesmo o desenho da igreja foi feito pelo próprio cônsul, inspirando-se no templo do Santo Sepulcro de Jerusalém. |
Autor e Data
|
Rui Carita 2000 / Paula Noé 2004 |
Actualização
|
|
|
|
|
|
| |