Fonte de São João

IPA.00002179
Portugal, Viana do Castelo, Ponte da Barca, União das freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães
 
Arquitectura infraestrutural, maneirista. Fonte de espaldar de planta rectangular e corpo de cantaria, frontalmente definido por pilastras toscanas, terminado em cornija encimado por frontão recortado, com plintos laterais e cruz central, possuindo bica carranca e nicho em arco de volta perfeita e concheado.
Número IPA Antigo: PT011606160029
 
Registo visualizado 388 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

A fonte ergue-se no extremo O. de um espaço de planta rectangular, lajeado a um nível inferior ao piso de circulação, acedido a N. por dois degraus, por três a S. e seis a E.. A fonte tem espaldar de planta rectangular e corpo em cantaria de granito, com as juntas consolidadas a cimento, tendo a face principal definida por pilastras toscanas e rematada em cornija encimada por falso frontão recortado integrando, nos dois plintos paralelepipédicos dos ângulos, coroados por bolas sobre acrotérios, volutas relevadas; ao centro ergue-se cruz latina sobre peanha. A meia altura das pilastras, surge a inscrição: "ANNO" (pilastra S.) "1S01" (pilastra N.). Ao centro do espaldar, abre-se nicho em arco de volta perfeita, interiormente concheado e albergando imagem em louça de São João com o cordeiro e jarra com flores, protegidos por pequena porta em vidro com moldura metálica pintada a verde. Num plano inferior, próximo da base, tem bica carranca, ornamentada com volutas, jorrando água para pequena taça integrada no pavimento.

Acessos

EN 203, junto ao cruzamento com a EN 101, Largo de São João

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado junto à estrada, a uma cota inferior à via. Situa-se num pequeno largo empedrado onde conflui a rua que parte do Largo do Curro em direcção S.. A fonte ergue-se próximo do eixo central do largo e é ladeada por duas rampas também empedradas que sobem até à estrada. A S. é flanqueada por muro de suporte. Para E. divisa-se harmonioso conjunto de casario.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1501 - data inscrita na pilastra do espaldar assinalando a sua construção; séc. 19 - construção da estrada nacional para Ponte de Lima; séc. 20 - colocação da actual imagem.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito, vidro, ferro, cimento.

Bibliografia

ARANTES, José Amaro, Ponte da Barca. Breve Inventário Artístico, Ponte da Barca, 1985.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - Reparos na fonte.

Observações

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login