Igreja Paroquial de Tamengos / Igreja de São Pedro

IPA.00000231
Portugal, Aveiro, Anadia, União das freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro
 
Igreja paroquial setecentista, de planta retangular, com nave, capela-mor e torre quadrangular com cobertura em coruchéu piramidal. Arco triunfal e arcos colaterais com pilastras dóricas tendo as faces e a volta em almofada corrida. Tectos em caixotões simples de madeira.
Número IPA Antigo: PT020103110030
 
Registo visualizado 584 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular, composta por nave, capela-mor e longo anexo rectangular adossado ao lado N., volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas (nave e capela-mor) e de 1 água (anexo), aos quais se une, a O., na frontaria à esquerda, torre sineira quadrangular com cobertura em coruchéu piramidal. Fachada principal flanqueada por pilastras com portal único de vão rectangular, verga direita e cornija, sobreposto por janela do coro rectangular; cimalha da empena de cantaria com ângulo superior cortado horizontalmente onde assenta pedestal com cruz. Torre com cantarias nos cunhais, reforçados na base, 2 registos sendo o 2º de menor volume e exibindo uma ventana em cada face, de pilastras e arco redondo, cimalha de cantaria, com gárgulas cilíndricas e estriadas nos ângulos sobrepostos por pináculos; sobre a cimalha, a meio do lado N., relógio com mostrador circular. Fachadas laterais simples com janelas rectangulares e porta travessa do lado esquerdo, de friso e cornija protegida por pequeno alpendre sustentado por duas colunas coríntias caneladas. INTERIOR com coro-alto de madeira, lambril de azulejos de tapete, púlpito do lado do Evangelho com bacia de pedra e grade de madeira; arco triunfal e arcos colaterais mostram pilastras dóricas com as faces e volta em almofada corrida. No lado do Evangelho, pequena capela, cuja profundidade não excede a espessura do muro, pilastras dóricas, com caneluras e pendurados, na face, quatro querubins e a meio um escudo dos Chagas; as faces internas estão decoradas com tarjas formando rectângulos e ovais; a abóbada mostra símbolos da Paixão nos Claros. No altar, uma árvore de Jessé em madeira onde se dispõe doze figuras e que remata na Senhora da Conceição. Retábulos de talha dourada. Tectos em caixotões simples de madeira. Existência de presépio em terracota.

Acessos

Rua do Freixial

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, rodeado nos lados O. e N. por amplo terreiro murado e asfaltado estando adossado do lado S., o cemitério paroquial, definido por espaço próprio murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1064 - referência, numa relação de bens do mosteiro da Vacariça, à igreja de São Pedro de Tamengos, a qual fora do abade Gáudio; 1140 - D. Afonso Henriques couta à Sé de Coimbra a vila de Horta com Mata, Tamengos e a vila de Aguim; séc. 16 - retábulo cujas colunas foram reaproveitadas no pequeno alpendre da porta travessa; séc. 17 - capela existente do lado do Evangelho; séc. 18 - feitura do presépio; 1716 - data existente na inscrição da porta principal: TU ES P[ET]RUS, ET SUP[ER] HANC P[E]TRÇ AEDIFICABO / ECCL[ES]IA[M] MEÇ / ANNO D[OMI]NI 1716; 1721 - data existente em inscrição distribuida pelas faces da cospide da torre: O ANNO D 1721.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito (cantarias), calcário (cantarias) cobertura em telha de aba e canudo, azulejos, madeira (tecto).

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, p. 93 - 94; PAIS, Alexandre Manuel Nobre da Silva, Presépios Portugueses Monumentais do século XVIII em Terracota [ dissertação de Mestrado na Universidade Nova de Lisboa ], Lisboa, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login