Edifício Art Déco no gaveto entre o Largo General Humberto Delgado, n.º 24 a 30

IPA.00025281
Portugal, Viseu, Viseu, União das freguesias de Viseu
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial do séc. 20.
Número IPA Antigo: PT021823240331
 
Registo visualizado 331 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta em L, de volume e massa simples. Fachadas rebocadas e pintadas de amarelo e em cantaria aparente, de três pisos e nove panos, separados por pilastras colossais de fuste canelado e capitel estilizado suportando cornija, seguida por platibanda plena, interrompida pelos panos em cantaria aparente, alteados, e rasgadas por janelas rectilíneas. Fachada principal, de gaveto, em cantaria aparente, rasgada, no primeiro piso, por porta de verga recta, encimada por janela de sacada, com guarda vasada em ferro, enquadrada por elementos de cantaria, encimada por painel de cantaria, decorado com elementos geométricos, em relevo, painel que surge igualmente sobre a janela de peitoril, do terceiro piso. A fachada lateral esquerda é rasgada, no primeiro piso, em cantaria aparente, por porta de verga recta, ladeada por duas vitrinas rectangulares. Nos pisos superiores, o pano, em cantaria aparente, é rasgado por janelas de modinatura idêntica à da fachada principal, e é ladeado por janelas de peitoril saliente, rasgando-se uma, à esquerda, e duas à direita, interligadas por pano de peito, em cantaria decorado por painel com almofada em losango e tendo as janelas do terceiro piso encimadas por painel em cantaria liso. A fachada lateral direita apresenta primeiro piso, em cantaria aparente, rasgado por três portas, de verga recta, e duas vitrinas rectangulares. Os pisos superiores são divididos em cinco panos, dos quais o segundo, em cantaria de silharia fendida, é rasgado por duas janelas de sacada, sobrepostas, com guarda com guarda vasada em ferro, ritmada por elementos de cantaria, interligadas por friso de cantaria e a última encimada por painel com motivos geométricos, relevados; no pano da esquerda rasgam-se duas janelas de peitoril com o mesmo esquema dos da fachada lateral esquerda. À direita, surge um pano, mais estreito, rasgado por duas janelas de peitoril saliente, interligadas por pano de peito, em cantaria, decorado, com motivos geométricos relevados, ladeado por dois outros panos, rasgados por dois módulos de janelas de peitoril geminadas, por piso, com o mesmo esquema decorativo.

Acessos

Largo General Humberto Delgado, n.º 24 a 30; Rua Gaspar Barreiros, n.º 2

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, implantado de gaveto, em declive suave, no centro da cidade. As fachadas são viradas a ruas com circulação automóvel, tendo a fachada posterior adossada a outras construções. Na proximidade ergue-se outro edifício com interesse arquitectónico (v. PT021823240332).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - construção.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em tijolo rebocado e pintado conjugando elementos de cantaria de granito; grades de ferro; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Marta Ferreira 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login