Convento de São Francisco / Convento de Nossa Senhora do Rosário

IPA.00025459
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Vila Franca do Campo, Vila Franca do Campo (São Pedro)
 
Arquitectura religiosa.
Número IPA Antigo: PT072106040009
 
Registo visualizado 1010 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos (Província dos Algarves)

Descrição

Planta rectangular composta por igreja de nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral esquerda a torre sineira e o antigo edifício conventual. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento em cantaria, cunhais apilastrados e terminadas em friso e cornija em cantaria da região. Fachada principal com igreja terminada em friso e espaldar recortado, coroado por cruz latina sobre acrotério e pequnas urnas sobre plintos paralelepipédicos nos cunhais; é rasgada por portal de verga recta, encimado por friso e cornija e ladeado por elementos volutados, e três janelas rectilíneas, as laterais de molduras simples, e, a central, mais alta, encimada por friso e cornija e pequeno elemento decorativo em cantaria. Torre sineira de dois registos, o primeiro rasgado por portal de verga recta encimado por friso e cornija, sobreposto por janela rectilínea, com a mesma modinatura, mas integrando pano de peito e encimada por elemento decorativo em cantaria; no segundo registo, rasgam-se duas sineiras, em arco de volta perfeita sobre pilastras, fechadas, e termina em cornija e balaustrada com acrotérios nos cunhais. O edifício conventual é rasgado no primeiro piso por portas de verga recta e moldura simples e, no segundo, por janelas rectilíneas iguais às da torre. INTERIOR: claustro com dois pisos, o primeiro com arcadas de arcos de volta perfeita sobre pilares de cantaria, e o segundo rasgado por janelas de varandim retilíneas, e rematado em cornija e platibanda plena, capeada a cantaria, e ritmada por gárgulas. No centro da quadra existe fonte com tanque facetado. As alas do claustro têm pavimento em lajes de cantaria e cobertura em falsa abóbada de aresta, para onde abrem dependências com vãos de verga reta ou em arco, de volta perfeita, sobre pilastras. Tem 10 quartos amplos, que correspondem às antigas celas, a que se acrescentou lareira e quartos de banho; pavimento em soalho de madeira e as salas comuns a lajes de cantaria.

Acessos

Vila Franca do Campo (São Pedro), Jardim António Silva Cabral

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 221/1996, JORAA, 1.ª série, n.º 39 de 26 setembro 1996

Enquadramento

Urbano, isolado, à entrada da vila, adaptado ao declive do terreno. Do terraço da fachada lateral tem vista sobre o mar e sobre o ilhéu de Vila Franca do Campo, formado pela cratera de um vulcão extinto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Comercial e turística: hotel

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Teresa Nunes (1991).

Cronologia

Séc. 15, finais - construção do convento; 1522 - forte sismo destrói Vila Franca do Campo e afeta seriamente o convento, procedendo-se, posteriormente, à sua reconstrução, tendo D. João III contribuído com verbas para as obras; séc. 18 - construção da atual igreja, sendo o espaço da anterior transformado em casa do capítulo e refeitório; 1832, maio - extinção das Ordens Religiosas; o convento é vendido ao Visconde da Praia; mais tarde é vendido à família Gago da Camara, que o utiliza como residência de férias; 1980 - no final da década é novamente vendido; 1991 - início das obras de adaptação a turismo de habitação; durante a década de 90 sofre incêndio que destrói o pavimento e tetos do segundo piso, tendo o fogo consumido parte da zona já restaurada; o incêndio põe a descoberto um arco numa das paredes de dependência atualmente utilizada como sala de estar e que tem ligação ao terraço virado ao mar; 1995 - inauguração do convento como turismo de habitação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

LOPES, Humberto - "Convento de S. Francisco. Renovar ambientes únicos". In Casas de Portugal. 2006, n.º 65, pp. 46-49; Sábado, Suplemento da Revista Visão, Lisboa, 12 Abril 2006.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1991 / 1992 / 1993 / 1994 / 1995 - obras de adaptação a turismo de habitação, com projeto da arquiteta Teresa Nunes e com apoio de verbas do programa SIFIT - Sistema de Incentivos Financeiros ao Investimento Turístico.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login