Igreja Paroquial de Pinheiro da Bemposta / Igreja de São Paio

IPA.00000256
Portugal, Aveiro, Oliveira de Azeméis, União das freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz
 
Arquitectura religiosa, tardo - maneirista. Igreja paroquial de planta longitudinal, do período tardo - maneirista, de feição classicizante e de raiz popular. Encontra modelos tipológicos parentes na região, tais como a igreja paroquial do Bunheiro (Murtosa) e os modelos, embora já proto-barrocos, das igrejas paroquiais de Arrifana (Feira) e de São Martinho de Gândara (Oliveira de Azeméis).
Número IPA Antigo: PT010113130014
 
Registo visualizado 1189 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por duplo rectângulo, nave única e capela-mor exígua, ao qual se une, à direita, na frontaria campanário paralelepipédico e sacristia traseira. Volumes articulados e cobertura em telhado de duas águas. Fachada com portal único adintelado de pilastras toscanas, com remates superiores piramidais laterais e edícula concheada central, com estatuária, e coroamento triangular interrompido; ladeia-o duas anelas, de cimalhas com molduras e frontão superior triangular. A empena corrida divide o corpo do frontão triangular que remata a frontaria, com pináculos laterais e cruz cimeira, incluindo no enfiamento do portal emblemática heráldica. À direita crava-se torre sineira monolítica com corpo superior rasgando duplas ventanas em cada face e rematada por cúpula hemisférica. Fachadas laterais simples com dois janelões e um portal rectangulares. Interior de nave única com coro-alto assente em colunas toscanas sobre pedestais, duplas capelas colaterais com retábulos e duplo púlpito. Arco triunfal enquadrado por estrutura de cantaria com frontão interrompido, a qual se repete nas capelas laterais, com retábulos de talha, formando abertura de tripla arcaria. Capela-mor profunda, tendo na parede fundeira retábulo articulado sobre embasamento, em três panos e dois registos. Entablamentos corridos suportam as coberturas em caixotões de cinco fiadas na nave e de três fiadas na capela-mor.

Acessos

No Lugar da Bemposta, Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Implanta-se em local elevado e harmonioso, rodeada por adro, pequeno jardim e leve casario.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - execução de uma estrutura retabular em Coimbra; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; 1698, 18 julho - visitador manda a reedificação da igreja e não apenas a capela-mor e a sacristia; 1701 - edificação no período de transição entre os finais do séc. 17 e os inícios do séc. 18, construída de raiz e sem revelar fases construtivas; apeamento do primitivo retábulo, sendo mantido o sacrário; 1705, 23 setembro - visitação constata que as obras se acham quase concluídas; 1706, 25 março - bênção da igreja, sendo o retábulo-mor concluído pouco antes.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, granito (cantarias), tijolo (cobertura exterior), madeira (talha e abobadamentos interiores).

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, Porto, Diocese do Porto, 1984 - 1985, vols. I e II; COUTINHO, Bernardo Xavier, Apontamentos para a história de Pinheiro da Bemposta. I A freguesia nas dioceses de Aveiro e Porto, Arquivo Distrital de Aveiro, Vol. XXXII, 1966, pp. 81 - 89; GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, X, Lisboa, 1981, pp. 155 - 157; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login