Fonte Santa

IPA.00025975
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela
 
Arquitectura infraestrutural, vernácula. Chafariz muito simples, de planta recta e espaldar rectilíneo, rematado por cornija e espaldar, sobrepujado por cruz. No lado direito, um tanque rectangular em cantaria, para onde verte uma bica boleada, setecentista, com uma segunda bica mais recente no lado esquerdo, que vertia para plataforma encimada por um degrau de apoio ao vasilhame.
Número IPA Antigo: PT031106261293
 
Registo visualizado 665 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte em alvenaria de calcário, rebocada e pintada de rosa, de planta recta e espaldar simples, também rectilíneo, rematado por cornija e por espaldar em canopo. No lado direito do espaldar, surge a bica, em cantaria e boleada, encimada pela caravela, as armas da cidade de Lisboa; a bica verte para tanque rectangular em cantaria, profundo e de bordos simples. No interior do tanque, surge um bloco de cantaria para apoio do vasilhame.

Acessos

Rua Possidónio da Silva; Rua Coronel Ribeiro Viana

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Palácio das Necessidades (v. IPA.00006541)

Enquadramento

Urbano, isolado, integrando a malha urbana, localizado junto a duas vias públicas, uma delas em cota mais elevada e outra em cota mais baixa, sendo o desnível vencido por dois lanços de escadas, um deles no lado esquerdo e o segundo frontal à mesma e dividido em dois sentidos por rodapé metálico pintado de verde; as escadas encontram-se pavimentadas a calçada. Nas imediações, surgem prédios de rendimento de sete pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1598 - a fonte, situada dentro da Quinta dos Prazeres, abasteceu as necessidades dos pestíferos, que foram recolhidos na Quinta, ganhando a fama da sua água possuir virtudes medicinais; 1735 - provável reconstrução da fonte, conforme data incisa numa cruz que rematava o espaldar da fonte, ainda existente em 1991; séc. 20, início - fotos deste período, mostram, no lado esquerdo do espaldar, uma alta plataforma, onde as aguadeiras aguardavam a sua vez e onde surgia uma segunda bica, de forma esférica; 1993 - pedido da Junta de Freguesia dos Prazeres para reparar os chafarizes situados no seu perímetro, entre os quais o Chafariz das Terras.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; tanque, cornija, bica e escudo em cantaria de calcário.

Bibliografia

CAETANO, Joaquim de Oliveira, SILVA, Jorge Cruz, Chafarizes de Lisboa, Sacavém, Distri-Editora, 1991.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH-010/125-0091/02

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, 2.ª metade - reboco do espaldar da fonte e reforma da cornija; arranjo do tanque e reforço do mesmo com argamassa de cimento; feitura das escadas que vencem o desnível do terreno.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login