Edifício no Largo do Carmo, n.º 11 a 15

IPA.00026903
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial oitocentista que segue a simplicidade dos modelos pombalinos de que se encontra rodeado, com alguns elementos neoclássicos, evoluindo em quatro pisos, com mansarda no superior, rematando em frontão triangular. A fachada é flanqueada por pilastras colossais toscanas e possui uma alternância no perfil dos vãos, os dos extremos em arco abatido e fecho saliente, sendo os demais rectilíneos, constituindo janelas de sacada.
Número IPA Antigo: PT031106271414
 
Registo visualizado 517 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta rectangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, interrompidos por duas trapeiras, em madeira pintada de verde, com janelas rectilíneas e cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal, virada a E., rebocada e pintada de bege, percorrida por embasamento de cantaria de granito, flanqueada por cunhais apilastrados da ordem colossal toscana, rematados por plinto e urna do tipo Médicis; a fachada remata em friso, cornija e platibanda balaustrada, interrompida ao centro, por um piso marcado por sacada corrida, assente na cornija, com guarda em ferro forjado, decorada com elementos geométricos e vegetais, para onde abrem três portas-janelas rectilíneas, com moldura simples de cantaria, por seu turno rematado por frontão triangular, com o tímpano decorado por rosetão e acantos em estuque. Evolui em quatro pisos, o inferior rasgado por duas portas nos extremos, ambas em arco de volta perfeita, com fecho saliente, a da esquerda de acesso à loja e a direita de acesso às escadas do edifício, protegida por porta de duas folhas de madeira, com almofadados e postigos com grades. O piso imediato possui cinco janelas de sacada, com bacia de cantaria e guardas semelhantes à do remate, com vãos rectilíneos e molduras recortadas. Cada um dos pisos superiores possui cinco janelas de peitoril em arco abatido, com fechos salientes, todas com molduras de cantaria. Os vãos possuem caixilharias de madeira, pintadas de castanho e branco, com bandeiras, surgindo portadas interiores de madeira.

Acessos

Largo do Carmo, n.º 11 a 15

Protecção

Incluído na classificação da Lisboa Pombalina (v. IPA.00005966) / Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811) / Parcialmente incluído na Zona de Proteção da Igreja do Convento do Carmo (v. IPA.00006521)

Enquadramento

Urbano, na periferia da zona do Bairro Alto (v. PT031106150275), adossado a edifícios de habitação e comerciais, abertos para um amplo largo, rodeado por vias públicas e tendo, ao centro, uma plataforma de dimensões razoáveis, onde surge o Chafariz do Carmo (v. PT031106270020) e várias esplanadas, ensombradas por árvores de médio a grande porte. Fronteiros, a Igreja do Carmo, o Convento do Carmo (v. PT031106270328) e o Palácio Valadares (v. PT031106270598). No mesma banda de edifícios, situa-se outro com interesse patrimonial, do n.º 16 a 22 (v. PT031106271413), surgindo um oitocentista no lado esquerdo, ocupando toda a frente do largo (v. PT031106271415).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa individual

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e calcário, rebocado e pintado; embasamento, pilastras, cornijas, platibanda, plintos, urnas, sacadas, modinaturas em cantaria de calcário; portas e caixilharias, trapeiras e portadas de madeira, com vidro simples; guardas e grades dos postigos em ferro forjado; rosetão e elementos vegetalistas em estuque; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login