Edifício no Largo do Carmo, n.º 16 a 22

IPA.00026904
Portugal, Lisboa, Lisboa, Santa Maria Maior
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial oitocentista que segue a simplicidade dos modelos pombalinos de que se encontra rodeado, com alguns elementos neoclássicos, evoluindo em quatro pisos, com mansarda no superior. A fachada é flanqueada por pilastras colossais toscanas, rematando em friso, cornija e platibanda vazada, em ferro forjado e acrotérios de cantaria, e possui uma alternância no perfil dos vãos, os dos pisos extremos em arco abatido e fecho saliente, sendo os demais rectilíneos, constituindo janelas de sacada.
Número IPA Antigo: PT031106271413
 
Registo visualizado 549 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Planta rectangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachada principal, virada a E., rebocada e pintada de rosa, percorrida por embasamento de cantaria de granito, flanqueada por cunhais apilastrados da ordem colossal toscana, rematados por plinto e urna do tipo Médicis; a fachada remata em friso, cornija e platibanda em ferro forjado com acrotérios de cantaria, entrecalando com sete trapeiras, em madeira pintada de verde, com janelas rectilíneas e cobertura em canhão, constituindo o remate. Evolui em quatro pisos, o inferior rasgado por seis portas em arco abatido, com fecho saliente, as dos extremos de acesso às lojas e a central de acesso às escadas do edifício, protegida por porta de duas folhas de madeira pintada de verde, com almofadados e bandeira com grades; ao centro, janela de peitoril com o mesmo perfil. O segundo piso possui sete janelas de sacada, com bacia de cantaria e guardas de ferro forjado, decoradas por elementos vegetalistas, com vãos rectilíneos e molduras recortadas. No piso imediato, constituindo a zona nobre do edifício, surge, ao centro, sacada corrida, com bacia de cantaria assente em seis modilhões e guarda semelhante às anteriores, para onde abrem três portas-janelas em arco de volta perfeita e rematadas por cornija contracurva, elementos vegetalistas interrompidos por volutas e conchas; é flanqueada, de cada lado, por duas janelas de peitoril em arco abatido com fecho saliente e molduras de cantaria, que se prolongam inferiormente formando falsos brincos. No piso superior, sete janelas semelhantes a estas. Fachada lateral esquerda adossada e fachada lateral direita, virada a N., adaptando-se ao forte declive do terreno, rematando em friso, cornija e platibanda vazada, em ferro forjado, ostentando acrotérios de cantaria, com o piso inferior rasgado por quatro janelas rectilíneas, com molduras simples, separado dos superiores por friso de cantaria; nestes surgem seis janelas no segundo piso, rectilíneas, com molduras recortadas, prolongando-se inferiormente, formando falsos brincos, e uma porta com o mesmo perfil; nos imediatos, sete janelas em arco abatido com fecho saliente e molduras semelhantes às anteriores.

Acessos

Largo do Carmo, n.º 16 a 22

Protecção

Incluído na classificação da Lisboa Pombalina (v. IPA.00005966) / Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811) / Parcialmente incluído na Zona de Proteção da Igreja do Convento do Carmo (v. IPA.00006521) e na Zona de Proteção da Casa do Ferreira das Tabuletas (v. IPA.00003190)

Enquadramento

Urbano, na periferia da zona do Bairro Alto (v. PT031106150275), adossado a edifícios de habitação e comerciais, abertos para um amplo largo, rodeado por vias públicas e tendo, ao centro, uma plataforma de dimensões razoáveis, onde surge o Chafariz do Carmo (v. PT031106270020) e várias esplanadas, ensombradas por árvores de médio a grande porte. Fronteiros, a Igreja do Carmo, o Convento do Carmo (v. PT031106270328) e o Palácio Valadares (v. PT031106270598). No mesma banda de edifícios, situa-se outro com interesse patrimonial, do n.º 11 a 15 (v. PT031106271414), surgindo um oitocentista no lado esquerdo, ocupando toda a frente do largo (v. PT031106271415).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo e calcário, rebocado e pintado; embasamento, pilastras, cornijas, acrotérios, plintos, urnas, sacadas, modinaturas em cantaria de calcário; portas e caixilharias, trapeiras e portadas de madeira, com vidro simples; guardas e grades da platibanda em ferro forjado; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA, DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login