Abrigo do Lagar Velho / Vale do Lapedo

IPA.00027105
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista
 
Sítio arqueológico. Abrigo rupestre com habitat pré-histórico do Paleolítico Superior.
Número IPA Antigo: PT021009230134
 
Registo visualizado 328 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

Categoria

Sítio

Descrição

O Vale do Lapedo é uma região arqueológica que se situa na Freguesia de Santa Eufémia, a 13 quilômetros da cidade de Leiria. Tornou-se notável após o achado do fóssil de uma criança que ficou conhecida como o Menino do Lapedo.

Acessos

Santa Eufémia / Caranguejeira

Protecção

MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 17/2013, DR, 1.ª série, n.º 119 de 24 junho 2013 / ZEP, Portaria n.º 630/2013, DR, 2.ª série, n.º 182 de 20 setembro 2013

Grau

5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.

Enquadramento

Situado nas freguesias de Caranguejeira e Santa Eufémia, o Vale do Lapedo deve a sua formação à passagem das águas da ribeira de Caranguejeira. Trata-se de um local com uma grande diversidade de fauna e flora. Ali é possível encontrar desde gralhas pretas a águias de asa redonda ou mesmo ratos do campo. Amieiros, salgueiros, freixos, choupos e vides brancas são outros dos atractivos. (http://www.santa-eufemia.com/menino-lapedo.html)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Paleolítico Superior

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 15 - a zona encontra-se protegida, sendo interdita as atividades de caça e corte de madeira; 1925 - Manuel Gomes Azóia, chegado do Brasil, compra o vale, construindo vários moinhos; 1998 - foi descoberto no Vale do Lapedo um esqueleto com cerca de 25 mil anos; 1999, 20 maio - proposta de classificação pelo IPA; 04 junho - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2003, 07 maio - parecer do Conselho Consultivo do IPPAr a propor a classificação como Monumento Nacional; 29 maio - Despacho de homologação da classificação como Monumento Nacional pelo Ministro da Cultura; 2005 - exposição de arqueologia com os achados encontrados no local; 2007, 12 dezembro - parecer do Conselho Consultivo do IGESPAR de fixação da Zona Especial de Proteção; 2012, 20 novembro - publicação do projeto de decisão relativo à alteração da área de delimitação do edifício como Monumento Nacional e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em Anúncio n.º 13722/2012, DR, 2.ª série, n.º 224; 2013, 21 janeiro - declaração de retificação relativa à alteração da área de delimitação da classificação do edifício e fixação da repsetiva Zona Especial de Proteção, em Declaração de retificação n.º 79/2013, DR, s.ª série, n.º 14.

Características Particulares

É a única sepultura do Paleolítico Superior até agora descoberta na Península Ibérica. A relevância deste achado arqueológico, com cerca de 24.500 anos, se dá pelo fato do fóssil ter pertencido a uma criança que teria nascido do cruzamento de um Homo neanderthalensis com um Homo sapiens, o que revelaria que espécies diferentes de humanóides poderiam cruzar entre si e gerar descendentes. No Vale do Lapedo foi criado o Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho, agregando toda a informação que diz respeito à descoberta. Um dos atractivos do centro de interpretação, inaugurado no início de 2008, é a possibilidade de ver o menino, cujo rosto foi reconstruído pelo antropólogo norte-americano, Brian Pierson. Pode ser apreciada também uma réplica das ossadas ali encontradas. O original encontra-se no Museu Nacional de Arqueologia *.

Dados Técnicos

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Lapedo (consulta em 13 de Janeiro 2009); http://www.santa-eufemia.com/menino-lapedo.html (13 de Janeiro 2009)

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. * - Está prevista a construção de um museu de arqueologia no Convento de Santo Agostinho, na cidade de Leiria, que albergará o esqueleto original. Todas as informações foram retiradas dos sites referidos na bibliografia.

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login