Núcleo urbano da vila da Calheta de São Jorge

IPA.00027991
Portugal, Ilha de São Jorge (Açores), Calheta de São Jorge, Calheta
 
Núcleo urbano sede municipal (região autónoma). Vila situada em costa marítima. Vila moderna de jurisdição régia (capitania-donataria).
Número IPA Antigo: PT071902010002
 
Registo visualizado 390 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila moderna  Vila moderna  Régia (D. João III)

Descrição

Acessos

Ilha de São Jorge. ER1-2A, EM1-2A

Protecção

Inclui Casa dos Tiagos e Ermida anexa

Enquadramento

Implantado em costa marítima, na unidade de paisagem de Calheta. A vila da Calheta de São Jorge situa-se sensivelmente a meio da costa sudoeste da ilha de São Jorge, pertencente ao grupo central do arquipélago dos Açores. O núcleo urbano inicial implantou-se junto à enseada, onde foi construído um porto de abrigo, crescendo linearmente para O. ao longo da arriba (200 m de altitude). A paisagem envolvente é marcada por uma mancha florestal paralela à linha de costa e ao aglomerado urbano e por parcelas agrícolas junto à vila e aos eixos viários. O concelho da Calheta de São Jorge é composto por cinco freguesias: Calheta, Norte Pequeno, Ribeira Seca, Santo Antão, Topo, sendo limitado a O. pelo concelho de Velas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 15 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1439, 2 Julho - carta régia do infante D. Pedro, regente de D. Afonso V, referindo que o infante D. Henrique já mandara "lançar ovelhas" nas 7 ilhas dos Açores (o Corvo e as Flores foram reconhecidas só em 1452); 1483, Maio - doação da capitania da ilha a João Vaz Corte-Real; fundação da povoação da Calheta; 1534, 3 Junho - desanexação do concelho de Velas e elevação a vila por carta régia de D. João III; 1718, 12 Maio - autorização por alvará real para fundar do convento da vila da Calheta; 1732 - reedificação da Igreja de Santa Catarina (matriz); 1757, 9 Julho - destruição da vila por um terramoto.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

AA.VV., Livro das paisagens dos Açores, Contributos para a identificação e caracterização das paisagens dos Açores, Ponta Delgada, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, 2005; FERNANDES, José Manuel, Cidades e Casas da Macaronésia, FAUP, Porto, 1996; IDEM, História ilustrada da arquitectura dos Açores, Instituto Açoriano de Cultura, Angra do Heroísmo, 2008; FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1977-1987.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREL

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login