Casa na Praça Duque de Saldanha, n. 12

IPA.00003018
Portugal, Lisboa, Lisboa, Arroios
 
Arquitectura residencial, ecléctica.
Número IPA Antigo: PT031106440097
 
Registo visualizado 186 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício        

Descrição

Planta aproximadamente rectangular com o vértice SE. em 1/4 de círculo. Volumes articulados, cave e 3 pisos no lado N., 2 pisos no lado S. e cobertura em terraço. Fachada E. ao nível da cave, soco de lambril em cantaria rasgado por 2 pequenas janelas. 1º piso - 3 janelas geminadas suportadas por pequenas mísulas e inscritas em arco abatido, de vão rectangular, com guardas de ferro. Das impostas deste arco arrancam mísulas que suportam a varanda do 2º piso, a que dá acesso 3 janelas geminadas, rectas e emolduradas com alfiz em cantaria flanqueadas por pares de colunas geminadas. Enquadram o 3º piso um arco bastante robusto e alteado, com 3 aduelas salientes decorado com volutas, assente em pilares almofadados que enquadram 3 janelas geminadas inscritas em arcos plenos. A SE., 2 arcos abatidos, geminados, com aduelas salientes. Portão em ferro, dá acesso a uma escada. 2 portas e 1 janela inscritas em arco pleno. 2º piso janelas polilobadas com guardas de ferro, assentes em pequenas mísulas. A S., soco idêntico ao da fachada E. 1º piso - janelas de verga recta emoldurada, guardas de ferro e pedras de peito. No lado direito, janelas, de verga curva emoldurada, tendo a central aduela no fecho, mainéis decorados e pedra de peito comum sobre mísulas e com guarda de ferro. Sobre os pés-direitos da janela central arrancam mísulas que suportam uma varanda do 2º piso com gradeamento em ferro abaulado e porta inscrita em arco pleno ressaltado. 2 pilastras recebem 4 pequenas mísulas que suportam um arco pleno, robusto que coroa a porta da varanda. O tímpano é preenchido por um óculo cego, rematado por um festão de folhas. 2 varandas, com guarda de ferro, sobre mísulas, com 2 portas de verga curva emoldurada. A O., 1º piso - do lado esquerdo, uma estrutura em ferro ressaltada com motivos ondulantes revestida a vidro, que no 2º piso abre-se em varanda. 1º piso - janelas de vão rectangular. 2º piso portas e janelas de verga curva. As fachadas SE., S e O., são rematadas por cornija coroada por gradeamento de ferro.

Acessos

Praça Duque de Saldanha, n.º 12; Avenida Praia da Vitória, n.º 40. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,734041, long.: -9,144042

Protecção

IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Grau

2 - imóvel ou conjunto com valor tipológico, estilístico ou histórico ou que se singulariza na massa edificada, cujos elementos estruturais e características de qualidade arquitectónica ou significado histórico deverão ser preservadas. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Imóvel de Interesse Público.

Enquadramento

Urbano. Edifício de gaveto, no lado E. da praça, isolado, de implantação harmónica.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Manuel Joaquim Norte Junior (1912). CONSTRUTOR: António Pedrosa (1912).

Cronologia

1912 - construção, sendo proprietário Nuno Pereira de Oliveira, conforme projecto de Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962); foi construído por António Pedrosa; recebe uma Menção Honrosa do Prémio Valmor, sendo o juri: José Casimiro da Silva CML), Leonel Gaia (SPA) e João A. Piloto (CAA).

Dados Técnicos

Sistemas estruturais - paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, cantaria, ferro.

Bibliografia

COLARES, Nunes (dir.), Architectura Portuguesa, Anno VI, nº 1, Lisboa, 1931. A Construção Moderna e as Artes do Metal, Ano XIII, nº 395, Junho, 1913; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Palacete+Nuno+de+Oliveira, 19 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Observações

Na fachada SE., a entrada principal, os portões bem como o gradeamento da escada é em ferro forjado com motivos ondulantes. Ainda nesta, 2 arcos abatidos, em que a coluna central tem o capitel decorado com folhas de acanto, um rosto de criança e grinaldas. A pintura a fosco é da autoria de Gabriel Constante; a modelação foi entregue a Perez Mora. Os trabalhos de Serralharia foram feitos nas oficinas de Jacob Lopes da Silva e Vicente Joaquim Esteves.

Autor e Data

João Silva 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login