Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) / Instituto de Ciências Sociais (ICS)

IPA.00030918
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alvalade
 
Arquitectura educativa, do séc. 20. Edifício da década de 70 do séc. 20, de planta rectangular simples, desenvolvida em torno de pátio interno. Edifício mais recente, de grandes dimensões, executado em betão armado e com um ritmo dinâmico de volumes e de fenestração, integrável na linguagem moderna. Interior com amplos vestíbulos, o do ISCTE com vários acessos possíveis, nomeadamente através do pátio S., desenvolvidos verticalmente e que permitem o acesso aos pisos superiores.
Número IPA Antigo: PT031106091714
 
Registo visualizado 2649 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Instituto superior    

Descrição

EDIFÍCIO I de planta rectangular simples, desenvolvido em torno de um pátio interno, com cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal voltada a SO.. EDIFÍCIO II do ISCTE e EDIFÍCIO DO ICS de planta rectangular irregular, com o corpo do ICS autónomo, mas integrado no conjunto, implantado no extremo NE.. Tem de 6 a 7 pisos, adaptando-se ao declive do terreno, com coberturas diferenciadas em terraços. Fachadas e interiores com betão branco aparente, parcialmente revestido a calcário liós, dinamizadas por vários ritmos de vãos, todos eles rectilíneos, e com um claro domínio de janelas amplas e jacentes. INTERIOR do ISCTE com amplo vestíbulo, desenvolvendo-se na vertical, com vários acessos possíveis e permitindo aceder às várias dependências, onde se distinguem o auditório, o anfiteatro, a biblioteca central do ISCTE, salas de aulas, gabinetes, laboratórios, zonas de estudo e de convívio, bar e espaços multimédia. O ICS tem acesso através de um vestíbulo que acede aos pisos superiores, onde surge a biblioteca e gabinetes destinados à investigação e sala de aula. Possui um amplo auditório, um bar e salas de convívio.

Acessos

Avenida Professor Aníbal Bettencourt

Protecção

Parcialmente incluído na Zona de Proteção da Biblioteca Nacional de Portugal (v. 00007085)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado numa zona de declive pouco acentuado, numa zona entre a Biblioteca Nacional de portugal (v. PT031106090386) e a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (v. PT031106091716). Possui acesso por amplo portão situado a S., junto à Cantina da Universidade de Lisboa 7 Cantina Nova (v. PT031106091712).

Descrição Complementar

A biblioteca do ICS possui 40 000 volumes e 313 assinaturas de periódicos, além do Arquivo de História Social.

Utilização Inicial

Educativa: faculdade / instituto superior

Utilização Actual

Educativa: faculdade / instituto superior

Propriedade

Pública: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Raúl Hestnes Ferreira (1972, 1993).

Cronologia

1962 - criação do Gabinete de Investigações Sociais (GIS), por Adérito Sedas Nunes; 1972 - fundação do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa); 1975 - construção do Edifício I, conforme projecto de Raúl Hestenes Ferreira (n. 1931); 1982 - o Gabinete de Investigações Sociais passa a instituto autónomo, dependente da Universidade de Lisboa; 1993 - projecto e início da construção de um novo edifício (Edificio II/ICS), da autoria de Raúl Hestenes Ferreira; 1998-2002 - construção do novo edifício, que alberga também, num dos extremos o ICS (Instituto de Ciências Sociais); 2002 - o edifício é distinguido com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura; o ICS adquire o estatuto de Laboratório Associado; 2009 - o ISCTE passa a regime de fundação, passando a designar-se ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa).

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura em betão; revestimentos a calcário liós.

Bibliografia

“ISCTE II - ICS, 1998-2002”, Arquitectura Ibérica, nº 6, Janeiro-Fevereiro 2005, pp. 158-185. MIRANDA, Bernardo Pizarro et al, Raul Hestnes Ferreira. Arquitectura e Universidade - ISCTE. Lisboa 1972-2005, Lisboa, ISCTE, 2006; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário de arquitectos activos em Portugal do Séc. I à actualidade, Porto, Edições Afrontamento, 1994.

Documentação Gráfica

ISCTE - IUL; Universidade Lisboa: ICS

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Universidade Lisboa: ICS

Documentação Administrativa

Universidade Lisboa: ICS

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Ana Pascoal, Catarina Teixeira (Universidade de Lisboa - UL) e Paula Figueiredo (IHRU) 2011 (no âmbito da parceria IHRU / UL)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login