Menires de Lavajo / Conjunto megalítico de Lavajo

IPA.00032266
Portugal, Faro, Alcoutim, União das freguesias de Alcoutim e Pereiro
 
Arquitectura religiosa, megalítica. Provável alinhamento de menires, composto por 3 menires, talhados em grauvaque, o de maior dimensão, decorado com fossetes e círculos, e os outros, um com fossetes e outro com um círculo picotado.
Número IPA Antigo: PT050802010019
 
Registo visualizado 720 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Religioso  Menir    

Descrição

Conjunto de três menires, decorados por fossetes (covinhas); o menir maior (Lavajo I), com 3,14m de altura, de forma fálica, de cor cinzenta escura e superficie patinada de castanho, conjuga a decoração de fossetes, dispostas ao longo de um sulco longitudinal, com círculos e outros elementos; os outros dois menires (Lavajo II) apresentam um, os mesmos fossetes e, outro, um círculo picotado.

Acessos

IC27. A c. de 1200Km a N. da povoação de Afonso Vicente. Perto do limite admnistrativo do concelho,a NE. e da fronteira com Espanha delimitada pelo Rio Guadiana.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, no alto de pequeno outeiro, a 155m de altitude, entre o vale do Lavajo e o barranco do Lavajo. A área encontra-se cercada por rede.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: menir

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

3.500 a.c. - data provável de construção; 1998 - escavações revelam a existência, para além do menir maior, de fragmentos de outros dois, igualmente decorados colocando-se a hipótese de se tratar de um alinhamento de menires.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

CARDOSO, João Luís et. alt., Menires do Alto Algarve Oriental: Lavajo I e Lavajo II (Alcoutim), Revista Portuguesa de Arqueologia, , Vol. 5, nº 2, 2002, pp.99 - 133; GOMES, M. V., CARDOSO, J. L. e JOAQUIM, A. N.,Testemunhos megalíticos de Afonso Vicente (Alcoutim). Notícia preliminar. Revista Almadan, Almada, Série II, 1, 1992, pp. 92-133 (não consultado).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login