Igreja de Lomba de São Pedro / Igreja de São Pedro

IPA.00032575
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ribeira Grande, Lomba de São Pedro
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Igreja de planta retangular composta por nave e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, com torre sineira à direita, construída no séc. 19 sobre uma ermida. Apresenta as fachadas com cunhais apilastrados e terminadas em cornija, a principal terminada em frontão contracurvo volutado, ladeado por pináculos, e rasgada por portal de verga reta e óculo. A torre tem dois registos, o superior rematado em balaustrada e o primeiro com óculo recortado. Na fachada lateral esquerda abre-se porta travessa e janelas retilíneas. O interior é amplamente iluminado por vãos abertos axial e lateralmente, tem coro-alto e dois retábulos laterais e o retábulo-mor em talha pintada revivalista.
Número IPA Antigo: PT072105130024
 
Registo visualizado 81 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia retangular e à direita torre sineira quadrangular e anexo retangular. Volumes articulados com coberturas em telhado de duas águas na igreja e na sacristia, estas dispostas perpendicularmente, e de uma no anexo, rematadas em beirada simples, e em terraço, na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco de cantaria, cunhais apilastrados, os da frontaria coroados por pináculos piramidais sobre altos plintos paralelepipédicos, e as da igreja terminadas em cornija. Fachada principal virada a NO., terminada em frontão contracurvo volutado, coroado por cruz latina de braços quadrangulares, tendo o tímpano decorado com cartela circular contendo atributos alusivos ao orago. É rasgada por portal de verga reta, com moldura encimada por cornija, e por óculo circular. À direita dispõe-se torre sineira de dois registos, o primeiro rasgado por óculo recortado, em coração invertido, e o segundo, em cada uma das faces, por sineira, em arco de volta perfeita, albergando sino; remata em friso e cornija sobreposta por balaustrada, coroada nos acrotérios por pináculos ovais. Fachada lateral esquerda rasgada na nave por porta travessa de verga reta e moldura simples e por três janelas retangulares. INTERIOR com coro-alto, acedido por escada de caracol, em ferro, tendo no sub-coro pia de água benta hemisférica e gomeada. Lateralmente tem retábulos laterais em talha pintada a azul, creme e dourado, seguidos das portas de acesso aos corpos adossados. Na capela-mor tem retábulo-mor de talha igualmente pintada.

Acessos

Lomba de Baixo; Rua de São Pedro

Protecção

Inexistente

Grau

5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.

Enquadramento

Urbano, isolado, em plataforma sobrelevada em relação à estrada, formando adro, arrelvado e bordejado de árvores, precedido frontalmente por escada. Junto à fachada lateral direita há um chafariz que parece aproveitar uma antiga pia de água benta como bacia. Nas imediações da fachada lateral esquerda possui campo de jogos.

Descrição Complementar

O frontão do remate é decorado por cartela com as armas nacionais, simplificadas, tendo apenas os cinco escudetes postos em cruz, e atributos alusivos ao orago: chaves, mitra e bastão espiscopal.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1554, 02 março - já existia uma ermida com invocação de São Pedro, mandada construir pelo Dr. José Maria; nesta data, João Álvares deixa em testamento pensões à ermida; 1830 - já não existe a ermida; 1830, depois - construção de um novo templo, sobre a ermida com o mesmo orago; 1980, 15 setembro - elevação de Lomba de São Pedro a freguesia, anteriormente pertencente a Fenais da Ajuda.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco; soco, cunhais, cornijas, molduras dos vãos, balaustrada e elementos decorativos em cantaria aparente; coberturas e beirada de telha de aba e canudo e em placa de betão armado nas instalações sanitárias.

Bibliografia

CANTO, E. - "Notícia sobre as igrejas, ermidas e altares da ilha de São Miguel". In Insulana. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Pontada Delgada, 2000, n.º LVI, p. 194; MELO, J. M. Ferreira de, SOUSA, J. C. Toledo de (Coord.) - Ribeira Grande. Ponta Delgada: Publiçor, 2ª Edição, 2004; Igreja de São Pedro, (http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande-fichas/22_398_217.html), [consultado em 26-03-2014].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

João Faria e Paula Noé 2014 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese de Angra)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login