Igreja Paroquial de São Martinho de Bougado / Igreja de São Martinho / Igreja Nova

IPA.00033476
Portugal, Porto, Trofa, União das freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago)
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20. Igreja paroquial de planta poligonal, composta por vários corpos, onde funcionam as atividades paroquiais, com as paredes em cantaria e vidro. Tem três acessos, nas fachada principal e laterais, todos protegidos por alpendre abertos, sustentados por colunas cilíndricas, com amplos vãos retilíneos. Tem torre sineira com seis sineiras retangulares.
Número IPA Antigo: PT011318030035
 
Registo visualizado 188 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal regular, composta por vários corpos adossados às fachadas laterais e posterior, de volumes articulados e coberturas planas diferenciadas. Na fachada posterior, ergue-se a torre sineira. Fachadas em alvenaria e estrutura de betão, revestidas a placas de cantaria, seccionadas por vários panos, tendo, entre eles, dispostos em ressalto, amplas janelas retilíneas. Fachada principal virada a N. com pano central facetado, revestido a vidro e protegido por alpendre de betão, também trifacetado, sustentado por colunas cilíndricas e com acesso por vários degraus em cantaria. Portal principal retilíneo, protegido por quatro folhas metálicas. De cada lado, dois panos, superiormente revestidos a cantaria, o do lado direito marcado por cruz latina. As fachadas laterais são semelhantes, com a zona da nave marcada por cinco panos de muro, dispostos em oblíquo, permitindo o aparecimento de janelas viradas a S., tendo, a SE. e a SO., corpos adossados com portas laterais, protegidos por ampla pala, formando alpendre sustentado por colunas cilíndricas; as portas são semelhantes às do portal axial, com iluminação nas ilhargas laterais. Fachada posterior com três panos, levemente curvilíneos, rasgados por portas de verga reta e pequenas janelas quadrangulares, sendo marcado pela sineira, de face lisa, com vãos nas fachadas laterais e com seis sineiras retangulares. INTERIOR composto por ampla cripta, ocupando toda a área do edifício, tendo um espaço destinado a reuniões, salas de catequese e zona destinada a festas. Tem duas casas mortuárias.

Acessos

Rua João Paulo II. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,339285; long.: -8,546342

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, implantado em zona elevada, em cota superior à via pública, sobre plataforma artificial que forma adro pavimentado a alcatrão, pontuado por canteiros relvados com árvores de médio porte. Em cota inferior, a S. e a E,, zonas de estacionamento. Fronteira, ampla alameda de acesso, que liga a Rua João Paulo II à fachada principal. Nas imediações, situa-se a Estação Nova de Trofa e, a S., o Lar Padre Joaquim Ribeiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1982, 20 junho - lançamento da primeira pedra da igreja, cerimónia presidida por D. Armindo Lopes Coelho, bispo auxiliar do Porto; 1993, 14 novembro - consagração da igreja pelo bispo do Porto, D. Júlio Tavares Rebimbas; arranjo da zona envolvente pela Câmara Municipal de Trofa.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura em alvenaria e betão, revestida exteriormente a cantaria; janelas com caixilharias metálicas e vidro; portas metálicas.

Bibliografia

, 26 junho 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Nada a assinalar.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login