Igreja Paroquial de Bobadela / Igreja de Nossa Senhora da Graça e Cruzeiro

IPA.00033500
Portugal, Coimbra, Oliveira do Hospital, Bobadela
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta nave e capela-mor, interiormente com tetos de madeira e iluminadas lateralmente, com sacristia e torre sineira adossadas do lado direito. Fachada principal em empena, enquadrada por pilastras toscanas de cantaria, coroadas por pináculos, rasgada por porta e janela ligadas por composição de granito, composta por pilastras que sustentam entablamento e cornija, sobreposta por moldura recortada, pontuada por enrolamentos. Torre coberta por cúpula bolbosa, e rasgada nas quatro faces por sineiras em arco de volta perfeita, sobre impostas
Número IPA Antigo: PT020611040083
 
Registo visualizado 535 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Acessos

Rua Manuel Anjos Mendes, Rua João dos Santos Pestana Coelho

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, no centro da freguesia, no principal largo da freguesia, desenvolvendo-se em frente vários vestígios da ocupação romana Ruínas romanas de Bobadela (v. PT020611040001) e o Cruzeiro Bobadela (v. PT020611040084).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção do primitivo templo, que era composto por três naves; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; 1746 - reforma profunda, conservando do templo primitivo, apenas um altar e alguns elementos decorativos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria rebocada e caiada; molduras dos vãos, pilastras, frisos e cornijas, bacia do púlpito, arcos, pias de água-benta, pia batismal, e outros elementos em cantaria de granito; tetos de madeira; portas e caixilharias em madeira; janelas gradeadas e envidraçadas; cobertura de telha.

Bibliografia

CORREIA, Vergílio, GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Coimbra, Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1953; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971; http://www.cm-oliveiradohospital.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=123&showall=1, 12 de Abril de 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Ana Filipe 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login