Império do Espírito Santo da Ponta Nova do Parada

IPA.00033781
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Feteira
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20 e arquitetura infraestrutural, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco. Apresenta a fachada principal rematada em frontão polilobado e sem retorno, sobreposto por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, as janelas com guarda de peito em ferro e tendo inferiormente pano de peito almofadado, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia rosa, azul, vermelho, verde e amarelo, de sabor popular. As fachadas laterais terminam em platibanda plena e são cegas. Fonte de espaldar de planta retangular e corpo moldurado e com cartela contendo a data da construção, assente em base e cornijas e terminado em cornija, sobreposta por pináculo piramidal.
Número IPA Antigo: PT071901030078
 
Registo visualizado 540 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

IMPÉRIO de planta retangular simples e cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco a preto e cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintados de rosa, azul, verde e vermelho. As fachadas desenvolvem-se sobre soco muito alto, criando piso inferior, de cunhais apilastrados e frontalmente rasgado por dois portais, de verga reta e moldura recortada, e decorado por falsas almofadas retangulares, pintadas de dois tons de azul, verde e vermelho, separadas por sulcos pintados de branco. Sobre o soco possui na fachada principal, virada a E., pilastras almofadas nos cunhais, pintadas de rosa e branco, assentes em plintos paralelepipédicos, sustentando frontão polilobado e sem retorno, com cornija pintada de azul, amarelo e vermelho, rematado por coroa do Espírito Santo sobre acantos vazados; no alinhamento das pilastras dispõem-se urnas e o tímpano é decorado por cartela oval inscrita, envolvida por acantos e elementos volutados relevados, pintados de azul. É rasgada por três vãos em arco trilobado apontado, com molduras percorridas por frisos, pintados a azul, amarelo e verde, assentes em colunas caneladas, pintadas nas mesmas cores, de terço inferior marcado e pintado de rosa, assentes em bases; correspondem a porta entre duas janelas de peitoril, com bandeiras formando flor estilizada, as janelas com guarda de peito em ferro, ornada de motivos vegetalistas, anjos e aves, pintada de cinzento, e panos de peito com almofadas retangulares côncavas, contendo elementos recortados relevados pintados de verde. Fachadas laterais e posterior cegas e terminadas em platibanda plena, coroada por urnas, a lateral direita definida por cornijas pintadas de amarelo, azul e vermelho. FONTE de espaldar retangular, assente em base e cornijas, delimitado por molduras salientes lisas e rematado por cornija bastante avançada, levemente piramidal superiormente e rematada em pináculo piramidal. No espaldar existe cartela oval inscrita. Os vários elementos da fonte são pintados de cinzento. A sua face posterior encontra-se pouco afeiçoada.

Acessos

Feteira, Canada do Parada (EM 1015)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, adaptado ao declive suave do terreno. Ergue-se num quarteirão em meia lua, circundado por vias, tendo frontalmente praça retangular estabelecendo ligação entre as vias, pavimentada a paralelos e delimitada por muros, circundada por bancos e com vários canteiros; os muros são caiados de branco e pintados com elementos alusivos às festas do Espírito Santo. O acesso ao império é feito por escada de madeira amovível. Em frente do império, sobre o muro, dispõe-se pequeno nicho, terminado em empena e pintado de rosa; frontalmente tem vão em empena, fechado por porta envidraçada e albergando imagem de nossa Senhora de Fátima. No ângulo esquerdo, também sobre o muro e com alas laterais que delimitam o largo, dispõe-se a fonte de espaldar.

Descrição Complementar

Na fachada principal do império existe sobre almofada central do soco registo de azulejos policromos com representação do império e na cartela do frontão a data de "1928" inscrita. A fonte tem no espaldar cartela com a inscrição "O. P. / 1878".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1878 - data inscrita no espaldar da fonte, assinalando a sua construção; 1926, 30 maio - data dos estatutos do Império da Ponta Nova; 1928 - data inscrita no tímpano assinalando a construção do império, substituindo um outro mais antigo e mais pequeno, pertencente à mesma Irmandade.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; registos de azulejos; guardas em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo - Terceira A Ilha dos Impérios. Praia da Vitória: Blue, 2008; LOPES, Tenente-coronel Frederico - Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores. Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Tipografia Andrade, s.d.; MERELIM, Pedro de - As 18 Paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login