Império do Espírito Santo de Santa Bárbara / Treatro do Espírito Santo de Santa Bárbara

IPA.00033886
Portugal, Ilha de Santa Maria (Açores), Vila do Porto, Santa Bárbara
 
Império construído no séc. 20, em arquitetura popular, fugindo à tipologia dos impérios da ilha de Santa Maria, uma vez que tem as paredes fechadas. Tem planta quadrangular, interiormente de espaço único, construído junto à igreja e sobre soco, mas este só é visível a nível das fachadas laterais e da posterior, tendo nas imediações a copeira. Apresenta as fachadas com cunhais de cantaria e remate em beirada dupla, rasgadas por vão em arco em asa de cesto, correspondo na principal a porta e nas laterais a janela de peitoril. Interior com pequeno nicho frontal, albergando a coroa do Espírito Santo. A copeira deve ser de construção posterior a 1900 e possui planta retangular seguindo o esquema da casa mariense, de corpo térreo e comprido, rasgado na fachada principal por esquema regular de portas e janelas de peitoril alternadas, tendo nas traseiras a lareira sem forno acoplado. As molduras dos vãos sublinhados a policromia azul, de sabor popular.
Número IPA Antigo: PT072107020019
 
Registo visualizado 578 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

IMPÉRIO de planta quadrangular simples, de cobertura homogénea em telhados de quatro águas. Fachadas desenvolvidas sobre soco, visível apenas nas fachadas laterais e posterior, rebocadas e pintadas de branco, com embasamento e cunhais de cantaria, com as juntas tomadas e pintadas de branco, e terminadas em beirada dupla. Fachada principal virada a O., rasgada por vão em asa de cesto, sobre pilastras toscanas, com as juntas tomadas e pintadas de branco, com porta de três folhas envidraçadas e com bandeira em quadradinhos envidraçados. Sobre o portal surge cartela retangular de cantaria inscrita. Fachadas laterais rasgadas por janela de peitoril, de arco em asa de cesto sobre pilastras, com caixilharia de duas folhas e bandeira. A fachada posterior é cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento cerâmico e cobertura de estuque. Na parede testeira abre-se nicho em arco, sublinhado por flores artificiais, interiormente com fundo acolchoado, de tecido vermelho, albergando pequeno trono, de quatro degraus paralelepipédicos, sobre o qual assenta a coroa do Espírito Santo. No peitoril das janelas dispõem-se pequenas pombas, de asas abertas. COPEIRA de planta retangular, composta por corpo corrido frontal, tendo posteriormente a cozinha e dois anexos, mais estreitos. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas no corpo frontal e de duas nos posteriores, rematadas em beirada simples ou dupla no corpo principal. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa e molduras dos vãos sublinhados a azul. Fachada principal virada a SE., rasgada por cinco vãos retilíneos, correspondendo a três portas intercaladas por duas janelas de peitoril, todas com bandeiras. Sobre a porta central existe registo de azulejos policromo. Fachada lateral esquerda de quatro panos; o da direita é rasgado por porta descentrada e duas janelas de peitoril desiguais; o segundo pano, estreito, corresponde à ampla chaminé; os dois últimos terminam em empena, sendo o terceiro rasgado por ampla porta, com portão metálico de correr, e janela de peitoril, e o quarto por porta estreita, sem moldura, protegida por alpendre, entre duas janelas, mais pequenas. INTERIOR com corpo principal amplo, de pavimento cerâmico e cobertura de masseira, em madeira, sobre travejamento; na parede frontal, abre-se ao centro vão, em arco de volta perfeita, de ligação à cozinha, seccionada, tendo à esquerda ampla lareira assente em pilar com chanfro.

Acessos

Santa Bárbara; Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, na plataforma sobrelevada que forma o adro da Igreja Paroquial de Santa Bárbara (v. PT072107020011), disposto no ângulo NE. da mesma, com pavimento de cimento, que em frente do império forma curva e é precedida por escada corrida de vários degraus. O império adapta-se ao declive do terreno, possuindo posteriormente terreno de cultivo, vedado por muro. A copeira ergue-se em frente da igreja, ao nível da estrada e sem elemento separador, adossada a outras construções. Nas imediações, ergue-se a escola primária da povoação.

Descrição Complementar

A cartela sobre o portal do império tem a inscrita a data de "1900". Sobre a porta central da copeira, o painel de azulejos tem a representação da pomba do Espírito Santo com a inscrição inferior: "IRMANDADE DO ESPÍRITO SANTO".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1900 - data inscrita no império, assinalando a sua construção; posteriormente deve-se ter procedido à construção da copeira; mais tarde, procedeu-se à sua ampliação, com a construção dos dois corpos posteriores.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada; embasamento, cunhais e molduras dos vãos do império em cantaria aparente; molduras dos vãos da copeira sublinhadas a policromia; pavimento cerâmico; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; teto de estuque e de madeira; painel de azulejos; cobertura e beiral em telha.

Bibliografia

AAVV, Arquitectura Popular dos Açores, Lisboa, Ordem dos Arquitectos, 2000; CAMPOS, joão dos Santos de Sousa, Para uma explicação da arquitetura dos impérios do Espírito Santo (Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais), Porto, Universidade Aberta, 2002; (http://www.inventario.iacultura.pt/smaria/vilaporto_fichas/11_59_58.html), [consultado em 12-09-2012].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login