Ponte de Tourim

IPA.00003558
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Amonde
 
Ponte medieval, de arco de tabuleiro em cavalete assente sobre um arco de volta perfeita. Muro de protecção dos pegões; tabuleiro de parapeito saliente; cruzeiro no vértice do tabuleiro, encaixado entre as guardas. Possui vários tipos de aparelho, revelando várias reconstruções.
Número IPA Antigo: PT011609030051
 
Registo visualizado 1091 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro em cavalete com uma largura máxima de c. de 4 m. e 21 m. de comprimento, assente num único arco de volta perfeita, em cantaria. Apresenta pegões cegos, estando o arranque destes protegido por um muro de silhares graníticos, a montante e jusante em ambas as margens, que entestam no respectivo pegão. O tabuleiro, de parapeito saliente, apresenta um pavimento lajeado, registando-se ainda guardas em cantaria. O aparelho dos paramentos revela os sucessivos arranjos, particularmente nas extremidades da caixa do tabuleiro, onde se regista um aparelho irregular que incorpora blocos de xisto com silhares graníticos bem aparelhados, enquanto a zona envolvente do arco se conserva em aparelho regular de silhares graníticos, com algumas fiadas pseudo-isódomas. No vértice do tabuleiro, encontra-se, encaixado entre as guardas, do lado montante, um cruzeiro, com plinto de formato rectangular e ligeiramente saliente em altura.

Acessos

Lugar de Tourim, ao km 8 da EN 305, junto à nova ponte sobre o Rio Âncora. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,795895; long.: -8,767550

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, na periferia de Amonde, sobre o Rio Âncora, integrada no caminho velho que se dirige para Lanheses, paralelo à ponte da EN 305. Junto à ponte, existem vestígios de uma via antiga.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - construção da ponte; Época moderna - obras de reforma da ponte.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em silhares graníticos e blocos de xisto; pavimento em lajes graníticas; cruzeiro em granito.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais de Entre Douro e Minho, dissert. de licenciatura, polic., vol. 1, Porto, 1968, p. 202 e 208; Pontes Romanas de Portugal, [dir. Paulo Mendes Pinto], Lisboa, 1998.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A ponte encontra-se na divisória dos concelhos de Viana do Castelo e de Caminha (freguesia Orbacém); na casa que se localiza junto à ponte, na margem esquerda, encontram-se umas alminhas na base das escadas, voltadas para a entrada da ponte.

Autor e Data

Paulo Dordio e Paulo Amaral 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login