Igreja Paroquial de Vila Nova de Paiva / Igreja de São Sebastião

IPA.00003727
Portugal, Viseu, Vila Nova de Paiva, União das freguesias de Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas
 
Igreja paroquial românica e barroca, de planta retnagular composta por nave com coro-alto e capela-mor mais estreita e baixa.
Número IPA Antigo: PT021822070007
 
Registo visualizado 737 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retnagular irregular composta, de volumes articulados e disposição horizontalista das massas, com coberturas diferenciadas a uma e duas águas. Fachada principal voltada a SO., a que se tem acesso por escadaria de pedra, embasamento pouco pronunciado. Corpo central em plano mais avançado e elevado, composto por torre com duas sineiras e com arco a pleno centro, formando galilé, sobrepujado por óculo, remate em empena com pináculos. Alçado NO. marcado por contraforte, tendo corpo lateral com porta de acesso e três fenestrações gradeadas em dois dos panos. No corpo da capela-mor, fenestração rectangular e remate em cornija com pináculos. Alçado NE. cego rematado em empena com cruz no vértice, cornija e pináculos laterais. Alçado SE. com pequena fenestração rectangular, três contrafortes, portal lateral de acesso, entre os dois últimos, de arco a pleno centro encimado por bloco com cruz da Ordem de Cristo e existência de fenestração rectangular. Contraforte de perfil diferente dos restantes marca a junção da nave com a capela-mor. Duas fenestrações rectangulares e remate em cornija e pináculos. INTERIOR de nave única com três tramos, marcados por arcos abatidos, assentes em impostas, coro-alto com fenestração incaracterística, sem correspondência com o exterior. Tecto de madeira em caixotões policromados e pinturas. Do lado do Evangelho, pia baptismal sob arco a pleno centro, confessionário inserido no pano murário, púlpito com guarda em madeira policroma e altar lateral. Do lado da Epístola, confessionário inserido no muro, portal lateral de acesso, altar lateral e escadaria de acesso ao coro-alto, de feição moderna. Arco triunfal, a que se tem acesso por dois degraus, a pleno centro, ladeado por dois altares de talha. Capela-mor azulejada modernamente, iluminada por fenestrações rectangulares. Retábulo de talha e tecto de madeira policromo.

Acessos

EN 329, ao Km 88,4, junto ao Largo da Feira, no Campo da Restauração

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, em plataforma artificial, destacado e harmonizado; separado por adro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 11 / 12 (conjectural) / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 11 - 12 - construção do imóvel primitivo; 1700 - 1710 - reconstrução do mesmo e decoração do interior; 2000 - obras de restauro e beneficiação; 2011, 30 setrembro - proposta de abertura de classificação por parte da DRCCentro; 04 outubro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo sirector do IGESPAR; 03 novembro - publicação do anúncio de abertura do processo de classificação, em Anúncio nº 15987/2011, DR, 2.ª série, n.º 211.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito, madeira.

Bibliografia

GAMA, Cónego Fonseca da, Terras do Alto Paiva, 1940; ALMEIDA, José António Ferreira de, Dir. Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; Guia de Portugal [Dir. Raúl Proença], vol. III, Beira II, Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1985.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

1994 - limpeza de parte do tecto e altares laterais; 2000 - obras de restauro e beneficiação.

Observações

Lápide epigráfica na fachada principal, entre as ventanas e óculo, com a inscrição:"Reformada à Custa das Confrarias do ano de 1700 até 1710 Sendo Parocho Joam Machado".

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login