Santuário de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00004343
Portugal, Beja, Odemira, São Salvador e Santa Maria
 
Arquitectura religiosa, ecléctica, popular, vernácula. O edifício combina elementos da tradição neobarroca popularizada (composição dos alçados, planimetria), neorococó (retábulos, púlpito) com a prática construtiva de finais de Oitocentos (balaustrada, grade do coro).
Número IPA Antigo: PT040211080018
 
Registo visualizado 483 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de peregrinação  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta por nave e capela-mor, mais estreita, a que se adossam, do lado esquerdo a sacristia e a casa dos milagres, com corredor de acesso ao púlpito e ao coro alto, do lado direito a casa do ermitão e anexos, e na cabeceira outros anexos; torre sineira, de plana quadrangular, no ângulo SE. Cobertura diferenciada para a nave, garagem e instalações sanitárias, em telhado de duas águas, e para a capela-mor, sacristia, casa dos milagres, casa do ermitão e anexos, corredor de acesso ao coro alto e púlpito e em parte da casa do ermitão, em telhado de uma água. Fachada principal orientada a E., de um pano definido por pilastras, soco pintado, três degraus de acesso ao portal, de verga curva, com moldura em cantaria, encimado por dois janelões de verga curva e moldura em cantaria, engradados, sobrepujados por óculo oval, cego; remate em balaustrada dividida em três segmentos, sendo o central ocupado por pequena empena curva com platibanda e encimado por quatro urnas e cruz central. Torre sineira de um pano definido por pilastras e soco pintado, encimado por cornija; copo superior mais estreito, com olhal em arco de volta perfeita assente em pilastras, e cobertura em cúpula bolbosa. Alçado S. com o volume da nave de um pano, cego, rematado por cornija e beirado, a que se adossa o volume do corredor lateral, rematado por beirado, com dois vãos engradados; volume saliente da sacristia, de um pano definido por pilastras, com janela com moldura de cantaria e porta no prospecto E. Alçado O. de um pano, cego, com empena triangular com construções adossadas. Alçado N. com o volume da nave de um pano, rematado por cornija e beirado, com porta lateral de verga curva com moldura de cantaria, antecedida por três degraus, a que se adossa o volume da casa do ermitão, com janela, e porta no prospecto E., antecedida por três degraus; na continuação da capela-mor adossam-se volume mais lato de anexos com porta e janela. Interior de uma nave com coro alto; cobertura em tecto estucado, de três planos. À direita de quem entra uma pia de água benta, em cantaria. Na parede do lado da Epístola rasga-se porta lateral e na parede do lado do Evangelho o púlpito, com bacia, grade e baldaquino de talha dourada e policromada. De cada um dos lados rasgam-se arcos de volta perfeita, assentes em pilastras, que constituem capelas laterais faciais, com altares e retábulos de talha dourada e policromada. Acesso à capela-mor por arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras. Cobertura em abóbada de berço abatida arrancando de cornija, revestida por estuques. Altar-mor e retábulo de talha dourada e policromada, com camarim. De cada um dos lados rasga-se uma porta de acesso a sacristia e aos anexos e, superiormente, uma janela entaipada.

Acessos

Recinto de Nossa Senhora da Piedade, entrada pela EN 120, ao Km 106

Protecção

Incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Enquadramento

Peri-urbano, destaque, isolado, num adro murado e com coreto, em pequena elevação na margem esquerda do rio Mira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de peregrinação

Utilização Actual

Religiosa: igreja de peregrinação

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, finais - construção, substituindo a igreja primitiva, fundada no séc. 13 na várzea junto ao rio Mira.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portais e elementos secundários em cantaria, pavimento de tijoleira, retábulo de talha dourada e policromada.

Bibliografia

QUARESMA, António Martins, Odemira. Subsídios para uma Monografia, vol.1, Odemira, 1989.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - diversas obras de recuperação, incluindo ampliação dos anexos.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login