Edifício do Banco de Portugal em Faro

IPA.00004501
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura revivalista neo-manuelina. Palacete neo-manuelino, de planta longitudinal, com sugestões islamizantes na porta principal. As molduras em cantaria e as ameias chanfradas adoptam modelos neo-manuelinos enquanto que alguns arcos em ferradura e a ornamentação azulejar seguem os padrões neo-árabes.
Número IPA Antigo: PT050805050056
 
Registo visualizado 1030 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Serviços  Banco    

Descrição

Planta longitudinal composta, volumes articulados em altura, cobertura diferenciada com telhados de três e quatro águas e de açoteia. Frontispício voltado a O. com três corpos, sendo os laterais recuados e mais baixos, portal monumental em cantaria com arco em ferradura e gradeamento de ferro com acesso a um átrio, fenestração lateral e no 2º piso, separado por friso, três janelas com arco apontado; revestimento azulejar no enquadramento dos arcos em ferradura e tijoleira vermelha sobre as janelas do 2º piso; corpos laterais com janelas emolduradas nos dois pisos, no 1º com arcos em ferradura e no 2º recortadas; fachada S. três corpos, sendo os laterais recuados e o do lado E. só com um piso, a fenestração é idêntica à dos corpos laterais do frontispício; fachada E. sóbria, três corpos, sendo os laterais recuados de um piso, o central de dois pisos; fachada N. idêntica à do lado S. mas mais sóbria, com um portal com alpendre e pequena escada.

Acessos

Sé, Praça D. Francisco Gomes, nº 12 e Rua João Dias, nº 1

Protecção

Enquadramento

Urbano, no Centro Histórico, no gaveto de um quarteirão, sendo vedado por muro com gradeamento a NE. e SO., duas fachadas dando para a via pública e outras duas para logradouro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Serviços: banco

Utilização Actual

Serviços: banco

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Adães Bermudes

Cronologia

1885, 10 de agosto - abertura da Agência do Banco de Portugal em Faro, a cargo da Firma Correia, Almeida e Filho; 1887, 09 de abril - funcionava com dois agentes; 1920, inícios - 1926 - a agência está instalada na Rua de Santo António, n.º 35 -1.º; 1924 - 1926, finais - construção do actual imóvel sob projecto do Arq. Adães Bermudes; 1926, 12 de novembro - inauguração do Banco; 1927, 10 janeiro de - declaração do advogado João Gago Nobre referindo que durante as obras de reconstrução do interior do imóvel onde funcionou, a partir de 1920, a instalação da Agencia bancária, é descoberto, disfarçado numa parede, um armário, que se encontrava vazio, e dataria do tempo da construção do edifício; o armário foi então entaipado e novamente descoberto; 1991, 13 de outubro - redescoberta do referido armário pela neta do Dr. João Gago Nobre.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Cantaria, alvenaria, ferragens, azulejos e cobertura com telhas de canudo.

Bibliografia

História da Arte em Portugal, vol. 11, Lisboa, 1986; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993.

Documentação Gráfica

CMFaro; Arquivo da Agência do Banco de Portugal em Faro

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID; Arquivo da Agência do Banco de Portugal em Faro

Documentação Administrativa

Arquivo da Agência do Banco de Portugal em Faro

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996 / Rosário Gordalina 2015

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login