Igreja de Nossa Senhora da Graça

IPA.00004618
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja barroca, preservação de obra de planta rectangular, feita de raiz no século 17, com altar-mor com ligação umbilical entre a igreja e a sacristia. Exterior do templo de grande simplicidade de linhas compositivas, bem como de estruturas simbólicas e decorativas; ênfase e impulsão vertical expressos na fachada principal; entablamento com sacadas de voamento. Interior do templo com profusa riqueza expressiva, com articulação de artes, como o caso da talha. Ornamentos sinuosos em baixo-relevo na fachada principal.
Número IPA Antigo: PT041501010021
 
Registo visualizado 502 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, composta de templo e sacristia, coincidência exterior - interior. Massa simples, cobertura com vestígios de telhado de 2 águas, com sanca. Fachada principal orientada a O. com embasamento com alguma proeminência, de 1 pano descrito entre cunhais de pilastras toscanas, rematados por pináculos de bolbo; dois registos definidos por portal com sobreposição de janelão e pequena janela moldurada a cantaria, entaipada; portal sobre soleira um pouco elevada, onde assentam as ombreiras de cantaria, suporte de verga recta com frontão barroco muito decorado; janelão gradeado emoldurado por decoração exuberante, encimado por frontão com óculo inserido nos ornatos, baixo relevo de águia bicéfala, símbolo de igrejas Agustinianas; remate do frontão de curva e contracurva em cornija de coroamento e beiral, com cruz no cimo. Fachada N. com embasamento, descrita entre cunhais de pilastra, cega, com arco sineiro no remate do cunhal esquerdo, com pequeno frontão entre 2 pináculos; remate em beiral: Fachada posterior em empena angular, com pequeno óculo, remate em beiral, e cruz no cimo. INTERIOR: espaço diferenciado em templo e sacristia, de nave única. Entrada com coro-alto de balaustrada de madeira, assente em vigas de madeira. Nave com púlpito à esquerda, de caixa de madeira de talha dourada e pintada, com escada de madeira ; capela lateral à esquerda com altar de talha pintada. Capela-mor com porta à direita de acesso à sacristia.

Acessos

Rua 5 de Outubro

Protecção

Enquadramento

Urbano, fachadas na sequência de ruas em urbanização, em planície, fachada S. adossada a prédio de dois andares e fachada E a prédio de um piso, separado da rodovia por passeio em ambas as fachadas livres.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - edificação; 1758 - O pároco de Santiago incluiu na área da sua freguesia a igreja de Nossa Senhora da Graça, anotando que se desconhecia o ano da sua edificação e o nome dos devotos fundadores; 1998, Novembro - a Santa Casa da Misericórdia retirou o sino da sineira.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, cantaria, madeira, ferro, vidro, telhas de meia cana

Bibliografia

CORREIA, Virgílio, Obras, vol. 4, Estudos Arqueológicos, Coimbra, 1972; SANTA MARIA, Frei Agostinho de, História Tripartida, Lisboa, 1724.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A Santa Casa de Misericórdia de Alcácer do Sal, está em vias de tomar posse do imóvel, para desenvolver a sua obra social; 2* - A misericórdia reivindica a posse da igreja que pertenceu à família de João Núncio, que a terá doado à Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, de cuja transacção se desconhece o paradeiro do registo e da caderneta; a Câmara Municipal está a desenvolver esforços para encontrar um consenso.

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login