Igreja de Nossa Senhora do Carmo / Junta da Freguesia do Torrão

IPA.00004626
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, Torrão
 
Arquitectura religiosa e civil, chã. Igreja típica alentejana, simples, de pequenas dimensões decorada com faixas azuis; prospecto arquitectónico singelo de raiz vernácula com tendência para a austeridade do alçado, clareza de linhas, proporção e simplicidade, vão rectangular, despojamento decorativo, nave única e rectangular. Edifício civil do limiar do barroco pela grande simplicidade de linhas compositivas e pelo emprego de estruturas simbólicas, com equilíbrio de distribuição de volumes, despojamento decorativo.
Número IPA Antigo: PT041501040028
 
Registo visualizado 553 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade    

Descrição

IGREJA: planta longitudinal, simples, regular, coincidência exterior - interior, volume do corpo da igreja em articulação com o da capela-mor, disposição horizontal. Cobertura exterior em telhados de 2 águas sanqueados. Fachada principal orientada a O., com embasamento, de 1 pano definido entre moldura vertical colorida; de um registo com portal de lintel, ombreiras e soleira em cantaria, de verga recta rematada em cornija recta; óculo colocado superiormente; remate em empena angular, com cornija de coroamento; sobre o extremo esquerdo do telhado, torre sineira de arco pleno, rematada com pequeno frontão e pináculos com decorações fitomórficas nos topos. As restantes fachadas, em parte adossadas a outros edifícios, rematam em empena lisa e beiral. Interior desvirtuado. CÂMARA: planta composta por 2 volumes regulares, articulados, com intercepção ortogonal, formando um L, com torre sineira na intercepção, coincidência exterior - interior, disposição das massas na vertical. Cobertura em telhados de 2 águas e em terraço com coruchéu, rematado por cata-vento. Fachada principal orientada a O., com embasamento. TORRE: fachadas delimitadas lateralmente por faixas coloridas; os 4 registos superiores com vãos vazados do arco sineiro, de arco pleno, desornamentado; pináculos nos topos dos pés direitos dos cunhais; portas molduradas com faixas coloridas. Fachada principal de 1 pano; 3 registos divididos por 2 cornijas: registo inferior cego com banco corrido; registo do meio com janela moldurada com frontão de segmento circular e mostrador de relógio supra. Fachada N. de 1 pano de 3 registos com cornija que divide o superior: porta com degrau exterior e janela de iluminação supra. Articulação exterior - interior desnivelado, lance de escadas de acesso aos andares superiores e acesso ao último piso por escada de encosto; iluminação através dos vãos descritos; coberturas em tectos rebocados, lisos, pavimentos de assoalho; a cobertura do coruchéu em tijolo burro, com linhas de asna de madeira de suporte; maquinismo de relógio e sino com martelo.

Acessos

Praça Bernardim Ribeiro, n.ºs 1 e 2; Rua do Relógio, nº 83 - 87

Protecção

Enquadramento

Urbano, no centro da vila, na praça principal, em planalto, com a fachada S. da igreja adossada a edifício mais baixo; edifício da Câmara, formando a esquina de intercepção de ruas, fachada principal frente a largo com jardim público ao centro, separado da via pública por passeio estreito, com traseiras adossadas a construções mais baixas.

Descrição Complementar

EDIFÍCIO DA CÂMARA: fachada principal de 1 pano, e 2 pisos divididos por moldura horizontal: piso térreo com 1 porta e 1 janela molduradas simplesmente com faixa colorida; piso superior, janela com frontão de segmento circular e janela de sacada, resguardada com grade de ferro, rematada por cornija angular com segmentos laterais curvos; remate em cornija de coroamento e beiral; fachada N. de 1 pano e 2 pisos: no piso térreo 2 portas simples, sobrepostas por 2 janelas simples no piso superior; remate em cornija de coroamento e beiral; 3 gárgulas na moldura superior; fachada E. pano cego rematado em beiral e empena angular lisa, superiormente. Interior de espaço diferenciado, diversas salas, acesso ao piso superior por lance de escadas de mármore com lambril de azulejos; iluminação dada pelos vãos descritos; cobertura em tecto lisos rebocados, pavimentos de assoalho, cerâmico e mármore. A articulação entre os corpos não sublinhada.

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Comercial: loja / Política e administrativa: junta de freguesia / Comunicações: torre do relógio

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 / 18 - edificação da igreja e do edifício da Câmara.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada, cantaria, madeira, mármore, tijoleira cerâmica, azulejos, ferro, telha

Bibliografia

SILVA, Padre Henrique da, Freguesias, Capelas, Curadas da Arquidiocese de Évora, séculos XII ao Século XX, Évora, 1974.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Junta de Freguesia do Torrão

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia do Torrão: 1997 - limpeza geral, substituição do pavimento, compartimentação interior do edifício da Câmara

Observações

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login